Skip to main content
Dicas para Vender Mais

Como divulgar minha loja virtual? (4 dicas da JET para seu e-commerce)

By 24/10/2023novembro 30th, 2023No Comments

A comunicação cumpre um papel essencial para o sucesso do e-commerce. Afinal, não adianta ter a melhor operação do mundo se as pessoas não a conhecem e nem ficam sabendo sobre suas iniciativas.

Por isso, uma das principais preocupações dos gestores é esta: como divulgar minha loja virtual?

Considerando que a empresa vende pela internet, o primeiro aspecto a ser observado é a necessidade de investir numa boa estratégia de marketing digital.

Ainda que se possa complementar as ações com atividades offline, no caso do e-commerce não faz sentido deixar de concentrar as verbas no ambiente digital.

Separamos para este artigo algumas dicas de como é possível tornar as ações de divulgação da sua loja mais eficientes. Confira!

Como divulgar minha loja virtual: comece pelo planejamento

Como o dia a dia de quem atua com e-commerce é muito corrido, é importante pensar, com antecedência, nas ações de divulgação da loja virtual.

Lembre-se de que é fundamental consolidar todas as informações num documento, assim fica mais fácil seguir o cronograma, cumprir o orçamento e, claro, acompanhar os resultados.

Essa parte do trabalho é essencial para fazer os ajustes necessários e, para isso, a recomendação é definir os indicadores que serão monitorados. (Se ainda tem dúvidas sobre quais são os mais importantes, confira este artigo Veja como empregar os KPIs de vendas no e-commerce de forma estratégica)

Esta é uma das vantagens do marketing digital: temos como conhecer o comportamento do nosso consumidor e monitorar suas reações às iniciativas, independentemente do canal escolhido.

O que não pode faltar na sua estratégia de divulgação

Ao elaborar o planejamento anual (com objetivos para curto, médio e longo prazos), considere que as chances de sucesso serão maiores se você cuidar bem desses aspectos:

Identidade visual

Não importa o tamanho do seu e-commerce. O cliente, ao encontrar sua marca na internet, precisa ser capaz de identificá-la, reconhecer os seus diferenciais.

Isso depende do posicionamento estratégico da loja que, na comunicação, será materializado a partir de um bom projeto de branding.

Entre os aspectos que precisam ser trabalhados, um dos principais é a identidade visual. Na área de marketing, vamos dizer que para ter mais autoridade a marca precisa ter uma “voz única”.

Na parte visual, isso começa logo na escolha da plataforma de e-commerce.

Opte por um modelo que possa ser customizado. É dessa forma que você vai conseguir inserir no layout características visuais e gráficas que representem os valores que estão por trás da sua marca.

Linguagem

Estabelecida a identidade visual, o próximo passo é organizar os demais elementos da sua presença digital, como o “tom” da conversa que será estabelecida com os seus públicos de interesse.

Parece complicado num primeiro momento, mas com um bom planejamento é possível direcionar suas ações de comunicação de forma a persuadir o cliente em cada uma das etapas da jornada de compra.

Para isso, a proposta é que você trabalhe a abordagem do cliente de acordo com o seu funil de vendas. Ou seja, o e-commerce deve ter ações de divulgação para visitantes, leads e clientes.

A abordagem muda em cada uma dessas situações, porém, é essencial que a marca conheça bem o seu cliente para personalizar as ações e garantir que a conversa ocorra no tom mais adequado para ele.

Vamos detalhar melhor isso no próximo tópico, quando abordarmos a questão dos canais que podem ser usados na divulgação do e-commerce.

Canais de comunicação

Ao analisar os melhores canais de comunicação para e-commerce, é difícil deixar de fora o site da loja, o e-mail marketing e as redes sociais.

Separamos algumas dicas sobre como trabalhar cada um deles:

Site de vendas

Fique atento: ter uma plataforma de e-commerce adequada ajuda muito na divulgação, uma vez que você terá à disposição diversos recursos para realizar suas promoções.

Além disso, tem como criar banners para cada situação e organizar melhor as ofertas que precisam ser destacadas.

Outro aspecto importante, ainda relacionado ao site de vendas, é a necessidade de contar com um sistema que adote as melhores práticas de SEO.

Elas são essenciais para que o cliente consiga encontrar a loja quando usar os serviços de busca.

E-mail marketing

O uso adequado do e-mail marketing faz muita diferença para qualquer negócio. Por meio desse canal, o e-commerce consegue contato direto com o seu cliente, o que é fundamental para a apresentação de ofertas específicas.

Nesse caso, estamos nos referindo tanto aos produtos em si, como à possibilidade de disponibilizar materiais educativos que ajudem o consumidor a tomar a sua decisão de compra.

As vendas hoje são baseadas em relacionamento, então, é fundamental ter estratégias específicas para promover a aproximação entre a marca e o cliente. As mensagens enviadas via e-mail ou WhatsApp cumprem, então, um papel fundamental na estratégia das lojas virtuais.

Redes sociais

Pela audiência e a importância conquistada por esses canais, é mandatório que as lojas criem seus perfis nas redes sociais.

A escolha das plataformas que serão usadas na divulgação depende do perfil do público, mas avalie com atenção as oportunidades no Facebook, no Instagram e no TikTok.

Elas têm se mostrado bem eficientes na geração de resultados para o e-commerce tanto para as ações de relacionamento, como para as vendas propriamente ditas.

As melhores ações de marketing para e-commerce

Uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce deve ser diversificada. Ou seja, precisa contemplar vários canais e envolver iniciativas diferentes em termos de apelos editoriais e publicitários.

Listamos abaixo ações que funcionam bem para divulgação:

Marketing de conteúdo

A proposta é produzir materiais que ajudem a conduzir o cliente pela jornada de compra.

A criação de um blog para a loja é importante, mas lembre-se de que a estratégia também fará uso das redes sociais, e-mail marketing e landing pages.

Promoções

Use e abuse dos recursos da sua plataforma de e-commerce para manter a sua carteira de clientes ativa.

Cupons de desconto, “compre x, leve y” e a formatação de combos de produtos têm efeitos positivos na conversão de vendas.

Para despertar o interesse do cliente, não perca boas oportunidades, como as datas comemorativas e grandes liquidações, como Black Friday. Essas ocasiões costumam movimentar o mercado de consumo, então, é importante se preparar com antecedência.

Remarketing

O remarketing é fundamental para e-commerce, uma vez que isso significa direcionar suas estratégias para clientes que já demonstraram interesse pelos produtos da loja.

A tecnologia é uma grande aliada nesse caso e pode ser bastante eficiente, por exemplo, para reverter abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão da sua loja.

Então, ao fazer o seu planejamento de marketing, destine uma parte da verba para trabalhar remarketing em links patrocinados, redes sociais e nas campanhas de e-mail marketing.

Como você viu neste artigo sobre como divulgar minha loja virtual, há diversos caminhos que podem ser explorados na comunicação do e-commerce, basta concentrar esforços nas áreas prioritárias para o seu negócio.

Inspirado para desenvolver o seu planejamento? Inscreva-se para receber a newsletter da JET e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre como melhorar o desempenho da sua loja!

Compartilhe