6 vantagens de ter um ERP integrado à plataforma de e-commerce

Quem vende no e-commerce sabe que os caminhos de venda podem ser múltiplos: loja virtual, redes sociais, marketplaces.

Mas para que as vendas ocorram em todos os canais de forma simultânea, sem gerar complicações para o gestor, contar com um ERP integrado é um caminho inteligente e fundamental. 

Além de facilitar o trabalho do dia a dia, o sistema de gestão também melhora a experiência do cliente, já que a operação fica mais organizada. 

Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens em contar com um ERP integrado para vender no e-commerce. Confira!

O que um ERP faz pelo seu negócio?

Um sistema de gestão ERP online e com armazenamento em nuvem permite que empresários possam realizar a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. 

O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças, além de propostas comerciais. 

As principais funcionalidades do ERP são: 

  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Gestão de Vendas;
  • Integração com E-commerces;
  • Cadastro de Clientes e fornecedores;
  • Fiscal

Quais as principais vantagens para o seu e-commerce?

Como citamos, o ERP é um facilitador de processos internos, pois sincroniza informações, cadastros, vendas e entregas. 

A ferramenta também auxilia no crescimento do negócio e faz com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre o mercado, por meio da emissão de relatórios e acesso remoto ao sistema de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. 

Com os setores do negócio interligados, a gestão dos processos, das finanças e da entrega ao cliente melhoram e a reputação do e-commerce tem ganhos significativos. 

Outras vantagens importantes são: 

  1. Organização: a gestão interna é fundamental para que o negócio tenha capacidade de vender mais e continuar entregando bons produtos e atendimento ao consumidor. O ERP faz desde o cadastro de produtos até o controle de estoque conforme as vendas.
  1. Integração: fazer a integração de dados por meio de um sistema ERP torna a gestão mais eficiente, reduzindo o tempo de execução e a análise dos procedimentos. Com o ERP, o departamento de finanças pode alimentar o sistema com os dados lançados com as informações de pagamentos. Além da integração interna, outra parte importante é a integração aos marketplaces, facilitando vendas e ampliando o campo comercial. 
  1. Economia: unificar a gestão num único software significa uma economia em ferramentas, além de otimização de mão de obra e, principalmente, de tempo da equipe. 
  1. Logística: outra vantagem importante é a integração logística que o sistema permite. Com o fluxo de informações facilitado, é possível ter mais controle logístico, o que proporciona um planejamento eficiente, além de benefícios como a cotação de serviços da transportadora.
  1. Mobilidade: a empresa com um ERP online não fica dependente de sistemas fixos na empresa. Com a gestão remota, o negócio pode contar com equipe home office sem perder a qualidade do trabalho. E como as atualizações de cadastros, vendas e entregas são feitas em tempo real, o gestor passa a analisar informações sempre atualizadas sobre a empresa. 

Com uma plataforma cloud computing (sistema em nuvem), o trabalho se torna possível em qualquer lugar, permitindo trabalhar e atualizar caixa e estoque; emitir notas e boletos; e fazer os controles administrativos de onde quer que esteja.

  1. Segurança: com a criptografia dos dados do sistema os backups são feitos automaticamente, e a segurança das informações são mais garantidas do que a armazenagem física. 

Uma empresa que deseja crescer e vender em canais variados deve contar com ferramentas de tecnologia, como o ERP, que facilita o trabalho e faz o negócio crescer de forma fluída.

O escalonamento de negócio é possível quando um ERP é utilizado, pois permite fazer integrações entre lojas virtuais e grandes players do mercado, aumentando a visibilidade, as vendas e também tornando o mercado cada vez mais competitivo.

Trabalhar com vendas online requer organização, disciplina e boas estratégias de gestão e campanhas de venda interessantes. 

Quando a comunicação entre os diferentes setores também torna-se mais efetiva, fica mais fácil olhar para o negócio como um todo e resolver as questões de forma mais ágil, o que gera melhores experiências com os fornecedores, parceiros e principalmente ao cliente. 

Artigo produzido pelo parceiro Bling.

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