Remarketing como ferramenta para reverter o abandono de carrinho

abandono de carrinho

Compras feitas, mas não finalizadas, são um problema para qualquer e-commerce, afinal, não é fácil e nem barato atrair o cliente até a loja.

Por isso, reduzir as taxas de abandono de carrinho deve figurar entre as prioridades dos gestores, independentemente do porte do negócio.

O primeiro passo para ter uma estratégia bem-sucedida é entender o comportamento de compra do cliente, procurando identificar as razões que o levaram a desistir da compra. Será que teve dificuldades no momento do checkout? Não gostou das condições de entrega? Estava sem tempo para preencher todos os dados exigidos pela loja?

Enfim, a lista de motivos pode ser extensa, mas é possível fazer o mapeamento e, a partir daí, adotar as soluções adequadas.  O tempo e o esforço necessários para esse trabalho vão depender da sua plataforma de e-commerce, dos recursos que ela disponibiliza para a gestão desse tipo de operação.

Quer entender melhor como isso funciona na prática? Continue a leitura deste post, porque separamos informações importantes sobre como monitorar suas taxas de abandono de carrinho e de como é possível usar o remarketing para melhorar os resultados do seu e-commerce. Acompanhe!

Abandono de carrinho: como monitorar as taxas

Dependendo do tipo de plataforma de e-commerce que você adota, é bem simples mapear o comportamento de compra do seu cliente e, a partir daí, analisar o desempenho da sua loja.

No caso da JET NEO, os usuários contam com o JET Analytics que, num ambiente amigável, disponibiliza diversos tipos de relatórios para que os gestores possam analisar o comportamento e a jornada de compra de seus clientes.

Assim, com alguns cliques, é possível acessar informações sobre carrinhos abandonados, além de todas as outras estatísticas da operação, como número de visitantes, clientes cadastrados no e-commerce, e-mails e pedidos realizados.

O uso dessa funcionalidade é fundamental, por exemplo, para as estratégias de remarketing, que têm se mostrado bastante eficazes para aumentar as taxas de conversão do e-commerce, inclusive entre os clientes que, por alguma razão, desistiram da compra no momento do fechamento.

Principais causas para abandono do carrinho

Antes de abordarmos o uso das estratégias de remarketing, vamos entender melhor o que leva os clientes a desistirem da compra no momento do fechamento do negócio. Para começar, saiba que, no Brasil, as taxas continuam bem elevadas.

No primeiro semestre de 2018, 82,3% dos carrinhos gerados nos e-commerces nacionais foram abandonados. Os dados são da pesquisa E-commerce Radar, que também indica a existência de uma grande disparidade entre as diferentes categorias de produtos. A menor taxa é a do segmento de eletroeletrônicos, com 67%, e a maior, de farmácia, com 90%.

Como mostram diversas pesquisas realizadas nessa área, é importante registrar que boa parte das desistências tem a ver como a forma de navegação do consumidor, e não necessariamente com falhas das lojas.

Num estudo qualitativo sobre o assunto, a Baymard Institute detectou que a maioria dos clientes que abandonou o carrinho fez isso porque “não estava pronto para comprar, estava apenas navegando”.

Excluindo essa parcela, as razões indicadas para a desistência da compra são bem comuns e similares em todo o mundo:

– Custo do frete;

– Dificuldade para preencher o cadastro;

– Falta de informações sobre a entrega;

– Desconfiança em relação à loja.

Como evitar a desistência do cliente

Ao se analisar os motivos que levam o cliente a não concluir a compra mesmo depois de fazer a seleção dos produtos, é fácil concluir que os gestores têm como minimizar os problemas facilitando o checkout e trabalhando melhor no esclarecimento de suas políticas de entrega.

Mais uma vez, é importante avaliar as funcionalidades oferecidas pela sua plataforma de e-commerce. Os recursos disponibilizados podem fazer muita diferença.

Na JET NEO, os usuários dispõem do JET Checkout, que garante mais agilidade ao processo de fechamento da compra (ele é 70% mais rápido se comparado aos sistemas tradicionais).

Esse resultado não é obtido por acaso, é garantido pelas seguintes funcionalidades:

– Guest checkout, permitindo que a compra seja realizada em 3 passos, mesmo para os clientes sem cadastro;

– Auxílio visual para preenchimento dos dados do cartão, com exibição dos campos em etapas;

– Identificação automática para recompra, o que facilita o processo de quem voltou para a loja;

– Carrinho não obstrutivo, o que garante que o consumidor tenha acesso ao carrinho em qualquer momento da jornada de compra.

Para se ter ideia da importância dessas funcionalidades, os clientes reduziram em 20% a taxa de abandono de carrinho e elevaram em 30% o número de transações efetivas.

Como o remarketing pode ajudar o e-commerce

Como vimos, a adoção das ferramentas corretas pode fazer muita diferença para o desempenho da sua loja. De qualquer forma, como é praticamente impossível zerar a taxa de abandono de carrinho, é importante pensar em iniciativas que consigam reverter a desistência do cliente.

Nesses casos, vale analisar com atenção o remarketing.  Podemos defini-lo como uma estratégia que visa atrair novamente para a loja pessoas que entraram no site, demonstraram interesse por determinado item, porém, não concluíram a compra.

Focando no e-commerce e partindo da premissa de que o objetivo é trabalhar especificamente com os clientes que abandonaram os carrinhos, a dica é concentrar esforços no uso do e-mail marketing.

De posse da lista desses clientes, obtida a partir dos registros na sua plataforma de e-commerce, a operação é simples. O mais importante, então, é desenvolver uma boa estratégia. Confira nossas dicas no próximo tópico.

Boas práticas de remarketing

1- Crie ofertas exclusivas

Ofertas e conteúdos personalizados tendem a melhorar os resultados de conversão. Compreensível, uma vez que o cliente sente-se valorizado. Além disso, se você analisou as suas informações, tem mais condições de oferecer algo que ele realmente está interessado.

2- Conquiste a confiança do cliente

Certifique-se de minimizar as inseguranças do consumidor, fornecendo mais informações sobre a sua loja. Nesse caso, lembre-se de que é fundamental esclarecer as condições de entrega, valor de frete etc., além destacar pontos positivos da sua loja, como os quesitos de segurança.

3- Promova os produtos

Outra boa estratégia de remarketing é aproveitar o contato para disponibilizar mais dados sobre o produto que havia sido incluído no carrinho de compras. É uma oportunidade de enfatizar os benefícios, as vantagens que serão obtidas pelo consumidor. Assim, se ele ainda tiver dúvidas, isso pode facilitar a sua decisão de compra.

4- Ofereça itens similares

Estudos realizados nessa área comprovam que estratégias de remarketing, quando bem-sucedidas, tendem a aumentar o ticket médio das compras. Uma das razões para que isso ocorra é que as lojas podem aproveitar o envio do e-mail para fazer ofertas diferenciadas de produtos complementares.

5- Aposte na agilidade

Funciona usar o remarketing para reverter as taxas de abandono de carrinho, mas atenção: é preciso agilidade. É que os resultados são melhores quando o cliente é abordado pouco tempo depois da sua visita ao site. Quanto maior o tempo, menor a taxa de retorno.

Como mostramos neste artigo, abandono de carrinho é assunto sério para o segmento de e-commerce. Trata-se de um ponto crítico para o sucesso da operação, mas também de uma oportunidade, principalmente para quem monitora o desempenho da loja e adota as medidas necessárias.

Hoje o mercado brasileiro dispõe de soluções tecnológicas adequadas para oferecer o suporte necessário, porém, o primeiro passo precisa ser dado pelos gestores, ao escolher adequadamente os seus parceiros de negócio nessa área.

Gostou do artigo? Interessado em usar as nossas dicas para aumentar o desempenho da sua loja? Temos outro conteúdo bastante interessante sobre o assunto: Entenda agora como aplicar Big Data no e-commerce.

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