Skip to main content
DESTAQUE

Qual a melhor opção: Abrir uma filial ou investir em e-commerce?

By 30/04/2019abril 5th, 2022No Comments

É difícil encontrar um empresário que não ambicione ver o seu negócio crescer. Faz parte da própria natureza dos empreendedores: depois de um tempo de consolidação, é preciso partir para um novo estágio, aumentar a escala da operação.

Há alguns caminhos para se fazer isso, como abrir uma filial da loja ou investir num e-commerce. A decisão depende de alguns fatores, entre as quais, a disponibilidade de aporte de capital.

Esse é um aspecto crucial, no qual o e-commerce leva vantagem, mas existem outros igualmente relevantes, como a rapidez no retorno do investimento. Além disso, considere que uma loja virtual impacta positivamente a percepção que o público tem sobre o seu negócio.

Confira as informações que separamos para o artigo de hoje. Ele foi planejado para ajudar quem tem uma loja física e pretende expandir sua operação. Na tomada de decisão, é imprescindível considerar a opção do comércio eletrônico, em razão da sua importância para ampliar a escala dos negócios. Entenda mais sobre o assunto!

Filial versus e-commerce: como ficam os investimentos?

O montante exigido para iniciar suas vendas via internet, com a contratação de uma plataforma de e-commerce, é menor do que o valor necessário para abrir uma segunda loja.

Isso acontece, principalmente, em função dos custos relacionados à montagem da estrutura física, como licenças dos órgãos públicos, aluguel/compra do espaço e aquisição de mobiliário, para ficar apenas nos principais.

Para o dia a dia, temos que levar outras despesas em conta, como a contratação de vendedores. Um quadro mínimo de funcionários precisa ser fixo na filial, ainda que a operação não tenha tanto movimento no início.

É possível compartilhar com a matriz estruturas relacionadas à administração do negócio, porém, na maioria das vezes, há necessidade de ampliar o time responsável pelas tarefas. Com isso, evita-se a sobrecarga de trabalho, que pode aumentar os riscos de erros.

Se as duas operações ficarem muito distantes, considere também os gastos necessários para o deslocamento dos funcionários e mesmo transporte de mercadorias entre a matriz e a filial.

Para que tudo funcione, é imprescindível também considerar o investimento em comunicação e tecnologia. É um erro acreditar que seja possível apenas replicar os projetos realizados na sede. Ao abrir uma filial, é importante ponderar sobre as suas especificidades.

Por que o custo do e-commerce é mais vantajoso?

Sob o ponto de vista financeiro, optar pela montagem de uma loja virtual para expansão do seu negócio é mais vantajoso.

Logo na saída, o aporte de capital não é substancial, principalmente se escolher uma plataforma de e-commerce com modelo SaaS (Software as Service).

Nesse caso, a loja não adquire o sistema num pacote fechado. Paga uma espécie de aluguel mensal. Com isso, fica mais fácil administrar o investimento inicial.

No dia a dia, plataformas desse tipo apresentam outra vantagem: o lojista tem como acessar todas as atualizações feitas no sistema, sem custo adicional.

A responsabilidade pela manutenção da plataforma é do fornecedor, incluindo servidores, e com isso a loja acaba economizando até nos custos de energia elétrica, por exemplo.

Os avanços tecnológicos hoje acontecem com muita velocidade, então, é um diferencial ter como aproveitar das novas soluções tecnológicas, sem ter que manter grandes equipes dedicadas à área de informática.

Mas o comércio eletrônico é uma atividade dinâmica, que precisa acompanhar o comportamento do consumidor, portanto, não faz sentido abrir mão das atualizações.

Se a plataforma escolhida for do tipo API aberta, melhor ainda. Esse tipo favorece a integração com sistemas de terceiros, muitos deles imprescindíveis para o sucesso da operação virtual.

Fique atento: o ecossistema do e-commerce é complexo, por isso, ao contratar a plataforma, avalie a lista de parceiros.

Esses acordos prévios estabelecidos pelas empresas vão facilitar a implantação da loja, uma vez que a plataforma já está devidamente preparada para aquele tipo de integração.

Você vai precisar disso para que a loja virtual opere com as melhores soluções em termos de meios de pagamento, ERP, sistemas antifraude, segurança etc.

Vamos abordar melhor esses aspectos no próximo tópico. Acompanhe!

Vai abrir uma filial? Com o e-commerce resultados são mais rápidos

Outro fator a ser considerado na abertura de uma loja virtual é o tempo de retorno do investimento.

O prazo para recuperar o total investido costuma ser maior para as filiais, uma vez que a consolidação do negócio não acontece de uma hora para a outra.

No comércio eletrônico, como estamos falando de uma marca que já opera com a loja física, são maiores as chances de geração de resultados no curto prazo.

Para começar, uma das vantagens do e-commerce é o aumento da capilaridade. As vendas podem ser feitas sem limitações geográficas.

Diferentemente da filial, aberta para atender ao público de determinada região, a loja virtual alcança um público bem maior. Com uma boa estratégia para a logística, o céu é o limite.

É claro que, nesse caso, também é preciso cuidar da divulgação. Afinal, não adianta arrumar a casa e não avisar as pessoas, certo?

A boa notícia é que as plataformas de e-commerce dispõem de diversos recursos para apoiar o trabalho do marketing, o que tende a aprimorar os resultados.

No quesito divulgação, é um facilitador ter uma plataforma que foi desenvolvida com técnicas de SEO. No dia a dia, isso significa que o cliente poderá encontrar rapidamente a sua loja quando fizer uma busca, por exemplo, no Google.

Os serviços de busca são a porta de entrada das pessoas na internet, então, é importante que o sistema esteja preparado para ser bem ranqueado e, assim, ocupe uma boa posição.

Plataformas de e-commerce como a JET NEO também dispõem de recursos que auxiliam na realização de promoções. Para se ter ideia, bastam alguns cliques para configurar a venda de combo de produtos ou programar ofertas especiais.

Por que a loja virtual valoriza a imagem da sua marca?

Outro aspecto a ser considerado como vantagem no e-commerce é o fato de que uma operação online alinha sua empresa com as tendências mais modernas do mercado. A tecnologia está muito presente na vida dos consumidores e não faz sentido que as marcas ignorem o ambiente virtual.

Um dos receios dos gestores é não saber lidar com as especificidades do cenário digital. Pois saiba que os sistemas atuais não exigem necessariamente conhecimento técnico, uma vez que os gestores recebem suporte e têm apoio na implementação de todas as etapas.

O mais importante, então, é cuidar da orientação estratégica da operação. Nesse caso, fique atento: qualquer negócio hoje precisa manter o foco no cliente, valorizar a experiência dele. E, para isso, a integração entre loja física e uma plataforma de vendas na internet é imbatível.

Abrir uma filial significa oferecer mais uma oportunidade compra para o seu consumidor, mas com uma operação omnichannel as possibilidades se multiplicam. Pense nisso: com um e-commerce o seu cliente pode comprar no website, no mobile, via aplicativos de mensagens e nas redes sociais. Entendeu por que é muito mais vantajoso ter uma loja virtual? 

Gostou do artigo? Interessado em mais dicas sobre as vantagens de integrar sua loja a um sistema de vendas via internet? Baixe nosso eBook Como vender pelo WhatsApp: O guia definitivo.

 

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

Compartilhe