Quer abrir uma loja virtual? Se prepare para enfrentar esses desafios

abrir uma loja virtual

Abrir uma loja virtual é um bom negócio, seja para quem já tem um estabelecimento comercial e pretende expandir os canais de vendas, ou para quem resolveu investir num empreendimento dedicado exclusivamente ao ambiente digital.

Em termos de potencial de mercado, vale lembrar que o comércio eletrônico é um setor em franca expansão. Segundo os dados da E-bit/Nielsen, o faturamento do segmento aumentou 12,1% no primeiro semestre de 2018 (comparando com o mesmo período de 2017). No total, foram movimentados R$ 23,6 bilhões.

É um resultado significativo, principalmente se consideramos que a situação da economia brasileira continua instável e poucos setores têm conseguido crescer.

Outro aspecto positivo, e que mostra que a evolução nessa área tem sido consistente, é o aumento no número de e-consumidores nos últimos anos. Em 2013, no primeiro semestre do ano, 14,1 milhões de pessoas fizeram pelo menos uma compra no varejo online. Em 2018 esse volume subiu para 27,4 milhões.

Se o crescimento no número de negócios online é dado como certo, devido à alta demanda, é preciso atenção ao abrir uma loja virtual. Não há mais espaço para amadorismo. Os desafios para os gestores são cada vez maiores e, para vencê-los, é importante preparar-se com antecedência.

Neste post reunimos algumas dicas relevantes para quem está estruturando sua operação de comércio eletrônico. Confira!

Como abrir uma loja virtual competitiva?

Se estamos num mercado mais disputado, nem pense em ignorar a necessidade de ter uma loja profissional, preparada para se destacar dos concorrentes. As soluções tecnológicas têm um papel importante nessa história. São elas que garantem a melhor experiência de compra para o cliente e a agilidade necessária para o processo de gestão da operação.

Para que a sua loja disponha de tecnologia de ponta, escolha uma plataforma de e-commerce dotada de recursos avançados, como:

– Hub nativo para integração com marktplaces. As vendas por meio das operações desse tipo têm crescido acima da média do mercado, então hoje é crucial que a sua loja virtual esteja preparada para atuar com esses canais.

– Checkout inteligente. Não se trata apenas de oferecer ao cliente um ambiente de compra mais agradável, é fundamental agilizar o processo de compra, facilitar a operação do cliente. O emprego dos recursos adequados é fundamental, por exemplo, para reduzir as taxas de abandono de carrinhos.

– Conceito omnichannel. Atender o cliente em diversos canais deixou de ser opcional. O comportamento do consumidor é omnichannel, o que significa que a marca precisa estar disponível na loja física (se for o caso), na web, no mobile, nas redes sociais etc. Quem resolve como será o contato é o cliente!

Como ganhar mais eficiência na gestão da operação?

Além dos recursos que aprimoram a experiência do consumidor do e-commerce, ter um negócio de sucesso na internet depende também das soluções disponibilizadas para a gestão toda operação.

Afinal, é a partir delas que temos condições de aprimorar o trabalho das equipes e levar os resultados de faturamento.

Na JET NEO você encontra diferenciais exclusivos, como:

– Sistema administrativo com interface amigável, navegação intuitiva e autonomia sobre os dados;

– Dashboard completo, que permite visualizar rapidamente a evolução de vendas, perfil dos clientes, carrinhos abandonados e produtos mais vendidos;

– Integração total com meios de pagamento, antifraude, marketplaces, integradores, certificações, comparadores e logística;

– Ferramentas de promoção e marketing digital, com painel integrado às principais ferramentas Google, Facebook e diversos recursos para gestão de promoções;

– E workflow personalizados, o que facilita a gestão e o rastreamento de pedidos dos clientes.

Como vencer os desafios iniciais?

Organizada a infraestrutura interna da operação, o sucesso do negócio depende também da capacidade dos gestores para cuidar da orientação estratégica da loja.

Para que os resultados sejam crescentes, assegure-se de que todas as frentes estão cobertas:

Marketing e divulgação

Num ambiente de maior concorrência, é preciso investir na consolidação do nome da loja para atrair (e manter) a atenção do público. Como se pode imaginar, um trabalho correto nessa área requer a ajuda de parceiros adequados.

O apoio de uma agência de e-commerce pode fazer muita diferença, uma vez que ela responderá pelo desenvolvimento da identidade visual da loja e garantirá que suas ações de comunicação aconteçam de forma alinhada.

Fique atento: o site da loja também precisa estar preparado para ranquear bem nos motores de busca (daí a importância de ter uma plataforma construída com as melhores práticas de SEO) e deve empregar todos os recursos disponíveis para a geração de tráfego.

Atendimento de qualidade

Outro fator fundamental para ter um negócio bem-sucedido é a qualidade do atendimento. Isso envolve desde a disponibilização dos canais adequados para atender à demanda dos clientes, como a definição de políticas de preço e de entrega que ajudem a valorizar a operação.

Pode parecer óbvio, mas ainda vemos muitas lojas boas fracassarem por não conferir a devida atenção à qualidade dos serviços prestados. Tenha em mente que hoje um único consumidor insatisfeito por fazer um estrago enorme para a sua marca se compartilhar suas más experiências.

Não temos como evitar os problemas, mas temos a obrigação de agir sobre eles, encontrando soluções capazes de minimizar as dificuldades geradas para o cliente.

Lembre-se de que as medidas preventivas são mais indicadas que as reativas. Pensando nisso, monitore de perto tudo o que acontece na loja, avaliando os relatórios gerados pela sua plataforma de e-commerce. É a partir deles que você pode detectar os pontos que merecem atenção.

Foco na conversão

Diferentemente do que ocorre na loja física, onde o crescimento da operação pode exigir investimentos na estrutura, o ambiente digital é propício para que o seu negócio ganhe escala.

Esse é um diferencial importante para o comércio eletrônico, mas para concretizá-lo é preciso trabalhar com foco na conversão. Isso quer dizer que você precisa dispor dos recursos necessários na sua plataforma de e-commerce e saber como aproveitá-los n as diversas oportunidades que aparecem no dia a dia.

Invista, por exemplo, em ações de cross selling, que são uma excelente forma de aumentar o seu ticket médio, a partir de ofertas como “compre junto”, “produtos relacionados” e “quem comprou também comprou”.

O e-consumidor aprecia as novidades e, como qualquer outro, valoriza as ações promocionais e atividades que mostram a importância que ele tem para aquela loja. Uma das vantagens do comércio eletrônico é esta: temos como entender o comportamento do cliente e, com isso, fazer abordagens mais certeiras.

Abrir uma loja virtual hoje não é complicado. Não faltam recursos para dar suporte ao trabalho dos empreendedores, independentemente do setor de atuação. Mas para ter sucesso é importante atenção a todos os detalhes da operação.

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