A evolução do e-commerce: boas práticas para aumentar as vendas do negócio

O e-commerce teve um significativo crescimento nos últimos anos.

Com isso, houve uma evolução em todos os sentidos — desde o comportamento dos consumidores até exigências do próprio mercado, formas de comercialização dos produtos e inovações tecnológicas.

Com base nisso, tornou-se necessário aplicar uma série de boas práticas para que o negócio possa fluir e, assim, aumentar as vendas em e-commerce. E são elas que listamos abaixo, para que você as aplique na sua loja virtual. Confira!

1- Soluções completas

O primeiro passo para criar um e-commerce de sucesso é entender que os clientes estão, cada vez mais, se afastando do “comprar por comprar”. Tendo em mente a vasta oferta de produtos e serviços, a busca maior agora é por soluções completas.

Quando entramos nesse cenário, devemos refletir sobre a necessidade de conseguir proporcionar boas experiências. Um e-commerce de sucesso deve prezar por um atendimento excelente, uma logística de entrega simples e eficiente, contar com produtos de qualidade e conseguir solucionar o problema do cliente naquele momento específico.

Ao se obter isso, a jornada de compra fica muito mais suave, e a confiança do cliente na loja também cresce, o que é essencial para aumentar as vendas em e-commerce.

2- A experiência do usuário

Para ter um e-commerce de sucesso, é preciso focar a navegabilidade do usuário na loja virtual. Dentre os pontos que compõem a montagem de uma experiência agradável, estão:

– Design responsivo: não pode ser ignorado, pois a maioria dos acessos são feitos via dispositivos móveis;

– Poder de síntese: é importante colocar apenas as informações mais relevantes. Além de tornar o visual mais clean, isso evita o desvio do foco do consumidor para informações sem valor e que podem atrapalhar todo o processo;

– Jornada de compra facilitada: isso inclui a escolha dos itens, colocação no carrinho, meios de pagamento e finalização da compra;

– Velocidade de carregamento: sites que demoram para carregar tendem a fazer o cliente desistir da compra e buscar uma loja concorrente para adquirir o produto;

– Atendimento de qualidade: colocar um chat na sua loja durante o horário comercial ajuda bastante a aumentar as vendas em e-commerce. Nos outros horários, as mensagens enviadas devem ser respondidas no dia seguinte ou assim que possível, a fim de aproveitar o interesse momentâneo do cliente.

3- Divulgação usando o marketing digital

A divulgação via ferramentas de marketing digital é muito importante para aumentar as vendas em e-commerce. O e-mail marketing é um desses recursos bem interessantes. Com ele, é possível enviar conteúdo e ofertas personalizadas aos clientes, tendo como base o perfil de comportamento deles apresentado durante a jornada de compra.

O marketing de conteúdo também é excelente para atrair a atenção do público, por ser uma forma mais leve de conseguir chegar até ele, já que elimina a necessidade de realizar uma oferta logo de cara. Utilizando um blog, por exemplo, você pode escrever sobre assuntos de interesse dos clientes e potenciais clientes, suprindo uma dor e abrindo portas para que eles conheçam os seus produtos.

Uma estratégia que vem se popularizando é o remarketing. A técnica consiste em anúncios que “seguem” o consumidor após ele visitar a loja, visualizar alguns produtos e não finalizar a compra. Assim, funciona basicamente como um lembrete de que aquele produto ainda está disponível e que pode ser adquirido a qualquer momento.

4- Relacionamento com o cliente

Já que falamos muito na importância de oferecer uma boa experiência ao cliente, um dos pontos que mais têm impacto dentro disso é o relacionamento. Uma estratégia que ajuda a cumprir essa missão com êxito é o pós-venda.

Com ela, você consegue entender melhor o consumidor, além de mostrar a ele que não o enxerga apenas como mais um número, esquecendo-se dele logo após ter vendido os seus produtos. O pós-venda é excelente para obter feedbacks e usar isso para melhorar os seus serviços, o que ajuda a aumentar as vendas em e-commerce.

Alguns dos motivos para explicar esse aumento são o ganho da confiança, o que contribui para a fidelização e a indicação de outros clientes feita pelo seu público, pois é natural elogiar lojas de confiança aos amigos, visando, assim, estender a boa experiência para outras pessoas.

5- Logística, clareza e controle de estoque

Um dos grandes receios de muitas pessoas em comprar pela internet é que o produto não seja entregue ou que demore mais do que o necessário. Para vencer essas objeções, é necessário mostrar com clareza para o público que a sua loja tem uma logística eficiente.

Outra reclamação constante ocorre quanto ao controle de estoque. Há clientes que fazem compras de produtos que aparecem como disponíveis no site e, depois, recebem uma mensagem dizendo que aquele produto está em falta. Isso, além de ser constrangedor, demonstra uma grande falta de organização.

Evitar situações assim ajuda a aumentar o faturamento, pois essa capacidade está totalmente ligada ao poder de convencimento e à otimização de processos para minimizar problemas.

Falando em evitar problemas, a descrição dos seus produtos merece um cuidado especial. É preciso ser claro e objetivo na escolha das palavras, tornando o texto simples e, ao mesmo tempo, completo. As imagens também devem ser de qualidade e bem fiéis ao que o produto é na realidade.

Seguindo este passo a passo, fica simples implementar medidas práticas e funcionais capazes de aumentar as vendas em e-commerce. Vale frisar a importância dos testes. Sempre que for possível, teste as funcionalidades da loja antes de ela ir ao ar ou com um pequeno número de clientes de confiança.

Assim, fica mais fácil oferecer experiências melhores logo de cara. Também é importante investir em soluções completas para e-commerce, principalmente contando com apoio de empresas especializadas, já que esse é um atalho interessante para conseguir se destacar da concorrência e também crescer em um mercado que, apesar de competitivo, proporciona bons ganhos.

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