A importância dos canais online para vender seu produto ou serviço

canais online para vender

Ter um canal de vendas via internet não é mais privilégio deste ou daquele setor. O acesso à web se popularizou de tal forma que hoje não existe mais restrição.

Os últimos dados oficiais divulgados indicam que o número de usuários ultrapassou a casa dos 120 milhões de pessoas. Destes, 87% acessam todos os dias.

Com essa expansão, é praticamente impossível encontrar um negócio de sucesso hoje que não faça uso da força das plataformas online.

É óbvio que isso não significa que vamos assistir ao desaparecimento das lojas físicas. O que vemos acontecer cada vez mais é a integração dos canais de venda.

Daí a importância do conceito de multicanalidade. Para atender à demanda de um público cada vez mais exigente, o desafio para as empresas, independentemente do porte ou setor de atuação, é valorizar a conveniência do cliente.

Na prática, isso significa viabilizar suas compras pelos canais que ele considerar mais relevantes. Website, mobile, loja física, redes sociais e marketplaces.

O objetivo deste artigo é servir como um guia básico para quem resolveu investir num canal de vendas via internet e que já entendeu o potencial do comércio eletrônico.

Para orientá-lo nessa jornada, selecionamos algumas questões prioritárias para ter um e-commerce de sucesso, como:

– Panorama do comércio eletrônico no Brasil

– Cuidados na estruturação da operação;

– Critérios na escolha da plataforma de e-commerce;

– Iniciativas prioritárias para melhorar o desempenho da loja.

Boa leitura e, esperamos, aprendizados!

1- Panorama do Comércio Eletrônico no Brasil

1.1- Os números do setor de e-commerce

Os dados reunidos na última edição da pesquisa e-Bit/Nielsen confirmam o excelente momento do comércio eletrônico no Brasil:

– No primeiro semestre de 2018, 27,4 milhões de pessoas fizeram compras nas lojas virtuais;

– O faturamento do setor alcançou a cifra de R$ 53,4 bilhões, o que representa uma alta de 12% em relação a 2017.

– Alcançamos em 2018 um total de 120 milhões de pedidos. Para se ter ideia, isso representa quase o dobro do registrado em 2011.

– As vendas via marketplaces tiveram um aumento nominal de 62% em relação ao mesmo período de 2017.

– 4,5 milhões compraram pela primeira vez na internet no primeiro semestre de 2018. Isso comprova o potencial do mercado, que continua atraindo novos entrantes.

– Na Black Friday 2018, considerada uma das principais datas do setor, o volume de pedidos cresceu 23%. A expectativa do mercado era que esse aumento chegasse a 15%.

1.2- A importância dos aplicativos de mensagens

Os aplicativos de mensagens também têm despontado como canais relevantes para ativar vendas.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Mensageria no Brasil – Fevereiro de 2018 confirma a importância dos apps: entre os entrevistados, 96% declararam ter o WhatsApp instalado, contra 76% do Facebook Messenger e 15% do Telegram.

Com relação ao uso WhatsApp, o mais popular, a pesquisa apurou que:

73% usam para tirar dúvidas/pedir informações;

56% para receber suporte técnico;

53% para receber promoções;

48% para comprar produtos;

46% comprar serviços;

42% cancelar serviços.

1.3- Preferências do consumidor

Pesquisa da CDNL e SPC confirma o interesse do consumidor pelo ambiente online.

No levantamento, a internet aparece como o meio preferido de 62% dos internautas na hora de ir às compras; 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

A propósito das vantagens do comércio eletrônico, destacam-se:

Preço. 83% acreditam que os preços praticados no e-commerce são mais baixos.

Comodidade. Essa opção foi indicada por 75% dos entrevistados.

Variedade. 73% destacaram a variedade como vantagem do comércio eletrônico.

Facilidade na escolha dos produtos. 62% indicam a facilidade na escolha dos produtos como um dos atrativos os canais de venda online.

Disponibilidade de informações. 59% citam a disponibilidade de informações como um dos benefícios da compra via internet.

1.4- O crescimento dos marketplaces

Outra questão importante na análise do panorama atual do e-commerce no Brasil é o crescimento dos marketplaces.

Operando como um shopping center virtual, reunindo diversas lojas, esse tipo de operação tem contribuído para a atração dos consumidores e aumento do faturamento.

Essa situação não é vista apenas no Brasil, mas também em mercados mais maduros (EUA, Europa e Ásia), o que comprova que se trata de uma tendência importante.

Uma dúvida recorrente entre quem resolveu ter um canal de vendas via internet é se vale a pena investir num e-commerce próprio ou apenas inserir a loja no marketplace.

A resposta para essa pergunta depende dos seus objetivos com o negócio. Se é apenas uma forma de ganhar dinheiro extra, ter uma segunda atividade, analise a possibilidade de atuar por um tempo exclusivamente nos marketplaces.

Agora, se o objetivo é ter uma operação profissional, prevendo consolidar um patamar significativo de vendas e faturamento, o ideal é estruturar seu e-commerce próprio e fazer a integração com os principais marketplaces do país.

Nesse caso, essas operações são vistas como mais um canal de vendas e vão ajudar a garantir escala para o negócio e também a experiência necessária para desenvolver a sua marca no ambiente online.

Para mais informações sobre as vantagens dos marketplaces, consulte os artigos publicados no blog da JET sobre o assunto.

2.0- Cuidados na estruturação da operação

Entendido o potencial do comércio eletrônico, confira as questões que você precisa ter em mente antes de abrir a sua operação de e-commerce.

2.1- Planejamento

O desenvolvimento de um plano de negócios é o primeiro passo para organizar o seu canal de vendas online.

É o momento de organizar as informações sobre o segmento de atuação, tipo de produto que será comercializado e público-alvo.

Quanto mais dados reunir, melhor. Muitos negócios fracassam porque os gestores deixaram de analisar as condições mercadológicas e sua viabilidade financeira.

Se a proposta é trabalhar com revenda, prepare a lista dos eventuais parceiros, detalhando todos os dados que vão lhe ajudar a chegar nas melhores condições de venda.

Além das informações relacionadas ao produto, lembre-se de incluir no planejamento as linhas gerais sobre como será feira a divulgação do negócio.

A concorrência está cada dia mais acirrada, então, é muito difícil consolidar uma operação de sucesso sem investir nas iniciativas de marketing.

2.2- Gestão operacional

A operação de um e-commerce exige atenção com diversos detalhes. Assim, decida com antecedência como a sua loja vai lidar com essas questões:

– entrega dos produtos. As opções são Correios e transportadoras, mas é fundamental fazer o levantamento dos custos, uma vez que eles vão impactar a precificação dos produtos;

– tipo de estoque. É possível trabalhar com diferentes modalidades, como o dropshipping, no qual a loja não precisa de espaço de armazenamento.

– meios de pagamento. A recomendação é oferecer o maior número possível de opções para os clientes, daí a importância dos intermediadores. Atenção: ao escolher a sua plataforma de e-commerce, certifique-se de que ela está preparada para fazer a integração com os diferentes sistemas. Isso vai facilitar o trabalho no dia a dia, além de evitar dores de cabeça na administração do processo.

– certificados de segurança. As lojas virtuais lidam diariamente com os dados importantes dos clientes, então, é imprescindível oferecer um ambiente seguro. Se ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o artigo sobre Site Seguro publicado no nosso blog.

2.3- Gestão de marketing

É comum pensarmos no marketing como sinônimo de comunicação, mas essa é apenas uma das suas funções.

As atividades nessa área vão ajudar a posicionar a sua operação, cuidando para que a marca seja percebida pelo cliente da melhor forma possível.

Ou seja, cabe ao marketing materializar os diferenciais do e-commerce, além de desenvolver as estratégias que serão empregadas para atrair e reter os clientes.

Nesse contexto, lembre-se de que a percepção do consumidor é construída a partir das várias experiências que ele tem com a marca, do site da loja ao serviço de pós-venda.

Resulta daí a importância de dedicar a devida atenção à escolha da plataforma do e-commerce. Vamos nos deter nesse assunto no próximo tópico. Acompanhe!

3- Critérios na escolha da plataforma de e-commerce

As soluções tecnológicas do e-commerce têm um papel determinante no sucesso da operação. Afinal, o uso dos recursos adequados é que vai permitir que você disponibilize um ambiente amigável e seguro para o seu cliente.

Não se engane, apesar do crescimento do comércio eletrônico, os consumidores ainda têm certo receio de comprar pela internet. Como minimizar os problemas? Facilitando o processo de escolha dos produtos e de pagamento.

Para que isso ocorra, lembre-se de que o sistema escolhido precisa atender bem às demandas do usuário, mas também agilizar o processo de administração da loja.

Usando os termos técnicos do setor, é vital ter bons recursos no back office e no front end da loja.

Para não errar, analise essas questões ao fazer a sua escolha de plataforma:

– Tecnologia de ponta

Para garantir que a sua loja tenha acesso à soluções atualizadas, analise com atenção as plataformas de e-commerce SaaS.  A plataforma JET NEO é do tipo SaaS e como tem API aberta, garante flexibilidade para criação do layout, ou seja, permite a implantação de códigos html, css e javascript personalizados.

– Checkout inteligente

Cliente pode finalizar a compra mesmo sem cadastro (por meio do login social) e conta com recursos diferenciados, como o auxílio visual, para agilizar o pagamento com cartão de crédito.

– Canais de venda integrados de forma nativa

Isso valoriza a experiência omnichannel, uma vez que a compra e as consultas podem ser feitas na loja física, no site, no mobile e nas redes sociais.

– Apoio ao marketing

emprego de ferramentas para visualizar a evolução das vendas, do perfil de clientes, relatórios sobre carrinhos abandonados e produtos mais vendidos.

acesso direto às principais ferramentas do Google e do Facebook, para facilitar gestão de promoções.

4- Iniciativas prioritárias para melhorar o desempenho

4.1- Foco na conversão

Ter uma operação focada em conversão faz muita diferença, uma vez que isso significa que todos os seus processos foram desenvolvidos para facilitar a navegação e a compra. Além disso, o gestor pode contar com recursos que facilitam a promoção das vendas.

Vamos usar como exemplo o cross selling ativo. Essa funcionalidade permite que, a partir da relação de produtos, seja possível aumentar o ticket médio oferecendo “Compre junto”, “Produtos relacionados” e “Quem comprou Também comprou”.

Plataforma com foco em conversão têm outra vantagem: são desenvolvidas com base nas melhores práticas de otimização, para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.

4.2- Integração com marketplaces

Citamos no começo do texto a importância conquistada pelos marketplaces no cenário atual do e-commerce mundial.

Para aproveitar o potencial desses canais, certifique-se de que a plataforma faça a integração via hub nativo.

Isso reduz o fluxo de trabalho do vendedor, na medida em que a loja pode administrar todo o processo na própria plataforma.

4.3- Gestão eficiente

É impossível ter sucesso no e-commerce sem cuidar de forma adequada da categorização do catálogo de compras. Além disso, a gestão da operação torna-se mais eficiente se a loja contar com ferramentas específicas para analisar a jornada de compra do cliente.

Por exemplo, com o JET Analytics,  o cliente tem acesso a diversos tipos de relatórios, independentemente do canal empregado para a compra. Assim, é possível avaliar o desempenho das vendas via web, mobile, redes sociais e marketplaces, tudo integrado com as lojas físicas (se for o caso).

5- Conclusão

Devido à importância conquistada pela internet para a venda de produtos e serviços, a decisão de abrir ou não um e-commerce é questão de tempo. Por que adiar e deixar de aproveitar o potencial de vendas e as facilidades oferecidas por esses canais?

Ao analisar as plataformas disponíveis, confira: reputação da empresa, tecnologia, modelo, integração, parcerias e foco na conversão.

A partir daí, não é difícil cuidar da organização da infraestrutura interna da operação. Assim, o desafio para os gestores é dedicar-se a orientação estratégica do negócio.

Com o aumento da concorrência, é importante trabalhar para consolidar o nome da loja e para atrair (e reter) a atenção do público.

Ter parceiros adequados pode fazer muita diferença, até para cobrir todas as frentes que compõem o ecossistema do e-commerce.

Não se pode correr o risco de ver o negócio fracassar por falhas no atendimento ou na qualidade dos serviços prestados.

Lembre-se de que o ambiente digital é propício para que o seu negócio ganhe escala. Essa é uma das vantagens da venda via internet: não existem barreiras geográficas e a expansão dos negócios nem sempre depende de investimentos em infraestrutura.

6- Sobre a JET e-business

Com 18 anos de mercado, a JET e-business possui soluções de e-commerce para médias e grandes empresas. A tecnologia das plataformas opera no modelo SaaS, escalável e com alta performance.

A suíte de soluções da JET apresenta tecnologia específica por segmento e é possível atingir alto nível de customização.

Com foco na experiência do consumidor nos canais físico e online, a JET desenvolveu uma solução omnichannel. Com uma camada de inteligência de vendas a ferramenta é capaz de trazer maior conversão, autonomia para o vendedor e controle total para o gestor.

Conheça os serviços da JET para o seu negócio. Entre em contato com nossa equipe de especialistas pelo e-mail contato@jet.com.br.


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