O que é categoria do produto
No universo do e-commerce, usamos o termo categoria de produtos para designar nichos específicos de vendas. Por exemplo, numa loja de moda masculina, podemos criar categorias para os tipos de roupas que são comercializadas no e-commerce – calças, blusas, bermudas, casacos e assim por diante. Para melhorar a organização da loja, precisamos ainda das chamadas subcategorias. No exemplo acima, uma opção seria termos divisões relacionadas às ocasiões de uso. Social, esporte, casual etc. A boa categorização dos produtos na loja depende também do uso adequado dos filtros. Nesse caso, a proposta é classificar os itens de acordo com o fabricante, o tamanho, a cor, o preço e outras características que possam ajudar o cliente na seleção das mercadorias. Quem trabalha com mercadorias sazonais, por exemplo, pode utilizar filtros para determinadas épocas do ano, como verão e inverno. A ideia é justamente facilitar o processo de busca do cliente e, consequentemente, a taxa de conversão do e-commerceComo ter uma página de produtos eficiente
Além das questões operacionais da loja, a organização das categorias de produtos implica diretamente nos resultados das vendas. Daí a necessidade de atentarmos para a adoção de boas práticas na hora de realizar esse trabalho. Vamos analisar algumas medidas que tornam a categorização mais eficiente.Conheça o seu cliente
Pode parecer óbvio dizer que é preciso conhecer o cliente, porém, muitas lojas pecam ao não respeitar as necessidades específicas do seu público-alvo. Portanto, entender o comportamento de navegação do cliente é o primeiro passo para ter um site que valoriza a experiência do usuário. Para isso, medidas simples podem ajudar, como a avaliação sistemática dos relatórios disponíveis na plataforma de e-commerce. Na JET NEO, por exemplo, os lojistas têm à disposição informações sobre:- comportamento e jornada de compra do cliente
- relatórios de carrinhos abandonados
- estatísticas gerais
- análise de visitas à loja
Valorize a experiência do consumidor
O conhecimento acumulado sobre o cliente é importante porque permite que os gestores saibam exatamente o que fazer para facilitar o processo de navegação pela loja. Ao criar suas categorias de produtos, certifique-se de respeitar essas premissas:- trabalhe com um número reduzido de categorias. Isso vai ajudar o usuário a se localizar na sua loja e, assim, chegar aos produtos que lhe interessam com mais facilidade.
- use descrições claras e objetivas para as categorias. Não adianta, nesse caso, querer buscar da criatividade. É importante usar termos que sejam conhecidos, facilitando a identificação dos itens que o consumidor vai encontrar naquela seção.
- mapear a concorrência é outra boa dica para não errar ao nomear as categorias de produto do seu e-commerce. Principalmente para quem está começando a trabalhar com a venda via internet, é importante empregar referências conhecidas do público. Para ter uma visão mais clara sobre as expressões mais adequadas para cada área, vale também pesquisas em ferramentas como o Google Trends.
Pense na divulgação da loja
Ter uma boa estratégia de divulgação é condição básica para o comércio eletrônico. Portanto, é crucial levar isso em conta na estruturação interna da loja. Para isso, considere:- é imprescindível atuar com uma plataforma de e-commerce baseada no conceito SEO Friendly. Na prática, isso significa que você terá à disposição um sistema de vendas construído com as melhores práticas de otimização. Essa característica é fundamental para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.
- além do cuidado ao nomear as categorias, atente também para a necessidade de atuar com URLs amigáveis. Em plataformas como a JET NEO, é possível criar o seu padrão diretamente no painel, definindo o melhor caminho para produtos, categorias e sessões.