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Operação, Logística e Estoque

Como otimizar o processo de checkout no e-commerce?

By 15/04/20242 Comments

O processo de checkout no e-commerce representa um fator de suma importância, tanto para a jornada de compra do consumidor quanto no que se refere ao impacto dos resultados da loja. 

Podemos definir checkout como o encerramento de um processo. No caso do e-commerce, é a finalização do processo de compra.  

Esse momento de conclusão é muito importante, afinal, colocar os produtos no carrinho é uma coisa e finalizar a compra é outra. 

Num supermercado, o cliente raramente abandona o carrinho. Porém, no mundo virtual, essa realidade é diferente e a explicação para isso pode ser, justamente, a qualidade do processo de checkout oferecido. 

Por esse motivo, reunimos dicas fundamentais para quem deseja otimizar o processo de checkout no e-commerce e, assim, aumentar os resultados obtidos pela sua loja virtual. Acompanhe! 

Evite o excesso de cadastros 

O digital, especialmente no que tange às compras, se destaca pela sua agilidade.  

Portanto, algo que fuja disso acaba sendo visto com maus olhos. É nesse cenário que entra a importância de criar cadastros otimizados. 

Já que é impossível fugir dos cadastros, pois eles representam segurança jurídica e operacional tanto para a empresa quanto para o cliente, é necessário encontrar uma maneira de fazer isso de forma simples e que, ao mesmo tempo, garanta a obtenção das informações necessárias. Algumas dicas para fazer um cadastro otimizado são: 

– pedir somente o necessário de informações; 

– dados pessoais e de envio representam quase a totalidade do que é preciso para se fazer a compra chegar ao cliente. Portanto, se ater a essas informações já é o suficiente para fazer um cadastro otimizado; 

– se alguma outra informação for necessária, é preciso que o seu preenchimento seja rápido e o menos trabalhoso, evitando o descontentamento do cliente. 

Entender que o checkout é parte da experiência 

Quando falamos na importância de ter um cadastro otimizado, é exatamente para mostrar o quão relevante é entender que o checkout é parte da experiência. 

E, mais do que uma simples etapa burocrática, ele é um momento crucial porque é o que garante a conclusão da compra.  

Ter esse entendimento facilita para o e-commerce se colocar no lugar dos clientes e facilitar o processo. 

Ninguém gosta de preencher cadastros, mas todos entendem que fazer isso é necessário. Cabe à loja fazer com que esse preenchimento seja o mais simples possível. 

Mostre com clareza os valores de compra 

Outro grande problema gerado por um checkout não otimizado é a falta de clareza na hora de apresentar os valores de compra.  

Considerando também que a barreira da segurança na internet já foi vencida em relação à grande parte dos usuários, não apresentar com clareza os custos do produto gera dúvidas e até mesmo mostra falta de profissionalismo. Quando a sua loja peca nesse ponto, a concorrência pode estar acertando. 

Diante disso, o consumidor não vai ter dúvida em optar por ela, pois está buscando uma experiência qualificada e esse elemento, por mais simples que seja, representa um detalhe de alta relevância para gerar uma experiência melhor ao comprador. 

Tenha um mapa da jornada de compra 

Ter um mapa da jornada de compra ajuda a direcionar o cliente sobre o que deve ser feito, funcionando como um passo a passo.  

Por mais que a maioria das lojas virtuais proporcione uma experiência parecida, o mapa da jornada ajuda o cliente a entender mais rápido o funcionamento do site. 

Além disso, criá-lo e inseri-lo em seu e-commerce é uma tarefa simples, ou seja, não há porque não fazer isso.  

Isso sem falar que há muitos consumidores que estão dando os passos iniciais e realizando suas primeiras compras pela internet e, nesse caso, precisam ainda mais de orientações para entender como o processo funciona. 

Aqui, vale um adendo: se esse consumidor não entender como deve proceder, não tenha dúvida de que ele vai desistir da compra. Com isso, sua empresa desperdiçará todo o esforço que empreendeu para atraí-lo e convencê-lo de que valia a pena adquirir os seus produtos. 

Utilize uma plataforma mobile first 

Certamente, você já sabe que a maioria dos acessos feitos à sua loja virtual é oriunda dos dispositivos móveis. Inclusive, o acompanhamento das métricas de marketing digital mostra isso claramente para quem as utiliza. 

Resulta daí a importância de contar com uma plataforma mobile first.  

Afinal, isso significa proporcionar ao cliente uma experiência mais otimizada, uma vez que o sistema é preparado para facilitar o processo de compra e torná-lo mais rápido. 

No caso do checkout, se o e-commerce não tiver um sistema responsivo, o cliente tem duas opções: terminar a compra em um desktop ou desistir.  

Alguns podem até escolher a primeira possibilidade, porém, a maioria desistirá e fará a compra em outra loja. 

Vale lembrar que, no Brasil, muitos consumidores iniciaram sua jornada digital já no mobile, ou seja, nem fizeram a transição do desktop para o smartphone. 

Portanto, vale dizer que investir em uma plataforma mobile first é garantir uma melhora na jornada de compra do consumidor e, consequentemente, no número de vendas finalizadas. 

Conte com a ferramenta certa 

Contar com a tecnologia adequada pode agilizar bastante o processo de vendas.  

Foi pensando nisso que desenvolvemos o JET Checkout, que dispõe de diferenciais importantes. Vejamos como funciona: 

Guest checkout 

Tendo como foco a agilidade, a JET Checkout possibilita concluir o processo em 3 etapas, sendo todas otimizadas, o que torna a compra até 70% mais rápida. 

Identificação rápida 

O processo de cadastro é muito simples e fácil de ser realizado, sendo que todos os itens solicitados são preenchidos na mesma tela. 

Auxílio Visual 

O processo de inserção de dados do cartão conta com auxílio visual para guiar o preenchimento. Ao facilitar isso, se consegue aumentar a conversão naturalmente. Outro diferencial importante: o cliente encontra o resumo do pedido durante toda a sua jornada de compra. 

Social login 

O cliente pode criar sua conta a partir dos dados disponíveis em uma de suas redes sociais, o que agiliza o processo e, claro, garante mais segurança. 

Essa ferramenta reúne, portanto, tudo o que falamos neste post sobre a importância do processo de checkout no e-commerce. 

Para se ter ideia, o emprego do JET Checkout garante redução de até 20% na taxa de abandono de carrinho da loja virtual e até 30% de aumento na taxa de conversão. 

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