Como a tecnologia aumenta as vendas?

A tecnologia conquistou definitivamente o seu espaço na sociedade, seja no entretenimento, nas soluções para problemas cotidianos, nas formas como nos comunicamos e, no ambiente corporativo, principalmente nos recursos que auxiliam os processos operacionais das empresas. 

Nada disso é exatamente uma novidade, uma vez que faz parte do processo de transformação digital, mas é importante revisar os impactos nos negócios.  

Neste artigo, separamos 5 benefícios gerados pela integração das soluções tecnológicas. Confira!

1. Reduz custos

Sem dúvidas, um dos principais benefícios da implementação de tecnologia nas empresas é a drástica redução de custos que a automação e organização de tarefas proporciona. 

Ao realizar a maior parte dos processos de forma digital, a operação ganha eficiência, o que acaba por impactar os custos.

A praticidade e a eficiência da automação de tarefas que os softwares proporcionam reduzem exponencialmente o índice de erros na operação e dispensam gastos com mão de obra. 

Um único colaborador pode facilmente lidar com diversos processos ao mesmo tempo sem ser sobrecarregado. 

Isso significa que suas próximas contratações serão focadas na expansão dos negócios e aumento das vendas, e não em questões operacionais da empresa.

2. Possibilita novos investimentos

A redução de custos otimiza a receita poupando recursos que podem ser destinados a novos investimentos e, é claro, ao aumento das vendas. 

Os gestores podem focar o crescimento e expansão dos negócios, apostando em novas tecnologias e estratégias inovadoras para tornar a empresa mais competitiva e garantir uma boa posição no mercado em que atua. 

A integração de tecnologia apresenta altos índices de desempenho nos últimos anos e pode ser considerada a principal causa dos avanços em soluções para problemas no setor empresarial.

3. Otimiza a interação com o consumidor

O relacionamento com o cliente é um dos aspectos que precisam ser tratados com mais relevância em um empreendimento, já que é um dos responsáveis pela sobrevivência do negócio. 

Felizmente, a tecnologia trouxe grandes avanços no quesito relacionamento e interação com o consumidor, proporcionando inúmeros canais de atendimento e de relacionamento. 

Com a adoção do conceito omnichannel, é possível integrar todos os canais de atendimento em um único sistema, proporcionando uma experiência muito mais consistente e facilitando a gestão do relacionamento com o cliente.

4. Aumenta a credibilidade do negócio

O consumidor está cada vez mais acostumado com a versatilidade, a praticidade e a agilidade nos processos. 

Negócios que ainda oferecem empecilhos por meio de burocracia nos procedimentos serão ultrapassados pela concorrência. 

As soluções tecnológicas permitem que todos os processos se tornem muito mais práticos e ágeis, conquistando o consumidor e aumentando sua credibilidade no mercado. 

Destaca-se, por exemplo, a importância de ferramentas como o WhatsApp para proporcionar uma interação mais humanizada com o público, aprimorando a interface e a experiência do cliente. 

Lembre-se de que o cliente valoriza bons preços, mas a qualidade e a eficiência nos serviços podem ser o diferencial que afirmará sua decisão.

5. Mensura o desempenho

Vender bastante nem sempre é sinônimo de bom desempenho e ótimos resultados. Um gestor competente sabe que, para administrar uma empresa com responsabilidade, é preciso muito mais do que intuição na hora de calcular a rentabilidade do negócio. 

É necessário poder contar com ferramentas e recursos para análises minuciosas sobre o desempenho de vendas e das transações financeiras da empresa. 

Durante muitos anos, as planilhas foram o único recurso para análise de desempenho com que os empreendimentos podiam contar. 

Além de gerar muito trabalho manual para os funcionários, o índice de erros era prejudicial aos negócios. 

Com a implementação dos sistemas integrados, porém, hoje os empreendedores podem contar com o apoio de inúmeras ferramentas para a gestão empresarial.

Estamos falando de sistemas que não somente ajudam a organizar e automatizar as tarefas, como também fornecem relatórios de desempenho que ajudam na tomada de decisões.

Critérios na escolha da plataforma de e-commerce

As soluções tecnológicas do e-commerce têm um papel determinante no sucesso da operação. Afinal, o uso dos recursos adequados é que vai permitir que você disponibilize um ambiente amigável e seguro para o seu cliente.

Não se engane, apesar do crescimento do comércio eletrônico, os consumidores ainda têm certo receio de comprar pela internet. Como minimizar os problemas? Facilitando o processo de escolha dos produtos e de pagamento.

Para que isso ocorra, lembre-se de que o sistema escolhido precisa atender bem às demandas do usuário, mas também agilizar o processo de administração da loja.

Usando os termos técnicos do setor, é vital ter bons recursos no back office e no front end da loja.

Para não errar, analise essas questões ao fazer a sua escolha de plataforma:

Tecnologia de ponta

Para garantir que a sua loja tenha acesso às soluções atualizadas, analise com atenção as plataformas de e-commerce SaaS.  A plataforma JET NEO é do tipo SaaS e como tem API aberta, garante flexibilidade para criação do layout, ou seja, permite a implantação de códigos html, css e javascript personalizados.

Checkout inteligente

O cliente pode finalizar a compra mesmo sem cadastro (por meio do login social) e conta com recursos diferenciados, como o auxílio visual, para agilizar o pagamento com cartão de crédito.

Canais de venda integrados de forma nativa

Isso valoriza a experiência omnichannel, uma vez que a compra e as consultas podem ser feitas na loja física, no site, no mobile, nas redes sociais, nos marketplaces etc.

Apoio ao marketing

O emprego de ferramentas para visualizar a evolução das vendas, do perfil de clientes, relatórios sobre carrinhos abandonados e produtos mais vendidos.

Acesso direto às principais ferramentas do Google e do Facebook, para facilitar gestão de promoções.

Quais iniciativas são prioritárias para aumentar as vendas?

Foco na conversão

Ter uma operação focada em conversão faz muita diferença, uma vez que isso significa que todos os seus processos foram desenvolvidos para facilitar a navegação e a compra. Além disso, o gestor pode contar com recursos que facilitam a promoção das vendas.

Vamos usar como exemplo o cross selling ativo. Essa funcionalidade permite que, a partir da relação de produtos, seja possível aumentar o ticket médio oferecendo “Compre junto”, “Produtos relacionados” e “Quem comprou Também comprou”.

Plataforma com foco em conversão têm outra vantagem: são desenvolvidas com base nas melhores práticas de otimização, para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.

Integração com marketplaces

Para aproveitar o potencial desses canais, certifique-se de que a plataforma faça a integração via hub nativo. 

Isso reduz o fluxo de trabalho do vendedor, na medida em que a loja pode administrar todo o processo na própria plataforma.

Gestão eficiente

É impossível ter sucesso no e-commerce sem cuidar de forma adequada da categorização do catálogo de compras. Além disso, a gestão da operação torna-se mais eficiente se a loja contar com ferramentas específicas para analisar a jornada de compra do cliente.

Por exemplo, com o JET Analytics, o cliente tem acesso a diversos tipos de relatórios, independentemente do canal empregado para a compra. 

Assim, é possível avaliar o desempenho das vendas via web, mobile, redes sociais e marketplaces, tudo integrado com as lojas físicas (se for o caso).

Como você viu, quem atua com vendas, independentemente do setor, encontra no ambiente digital uma situação bastante propícia para que o negócio ganhe escala. 

Essa é uma das vantagens da venda via internet: não existem barreiras geográficas e a expansão dos negócios nem sempre depende de investimentos em infraestrutura.

Gostou do artigo? Quer mais dicas de como aproveitar o potencial das plataformas digitais? Baixe agora nosso e-book Guia Prático sobre Redes Sociais para e-commerce.

Posts relacionados