Como divulgar minha loja virtual? (4 dicas da JET para seu e-commerce)

Como divulgar minha loja virtual
A comunicação cumpre um papel essencial para o sucesso do e-commerce. Afinal, não adianta ter a melhor operação do mundo se as pessoas não a conhecem e nem ficam sabendo das suas iniciativas. Por isso, uma das principais preocupações dos gestores é esta: como divulgar minha loja virtual? Considerando que a empresa vende pela internet, o primeiro aspecto a ser observado é a necessidade de investir numa boa estratégia de marketing digital. Ainda que se possa complementar as ações com atividades offline, no caso do e-commerce não faz sentido deixar de concentrar as verbas no ambiente digital. Separamos para este artigo algumas dicas de como é possível tornar as ações de divulgação da sua loja mais eficientes. Confira!

Como divulgar minha loja virtual: comece pelo planejamento

  Como o dia a dia de quem atua com e-commerce é muito corrido, é importante pensar, com antecedência, nas ações de divulgação da loja virtual. Se ainda tem dúvidas sobre como planejar suas iniciativas nessa área, confira nosso artigo Marketing digital para e-commerce: como criar um plano de marketing para seu negócio. Você vai entender, passo a passo, tudo o que precisa ser feito. Lembre-se de que é fundamental consolidar todas as informações num documento, assim fica mais fácil seguir o cronograma, cumprir o orçamento e, claro, acompanhar os resultados. Essa parte do trabalho é essencial para fazer os ajustes necessários! Esta é uma das vantagens do marketing digital: temos como conhecer o comportamento do nosso consumidor e monitorar suas reações às iniciativas, independentemente do canal escolhido.

O que não pode faltar na sua estratégia de divulgação

Ao elaborar o planejamento anual (com objetivos para curto, médio e longo prazos), considere que as chances de sucesso serão mais maiores se você cuidar bem desses aspectos:

Identidade visual

Não importa o tamanho do seu e-commerce. O cliente, ao encontrar sua marca na internet, precisa ser capaz de identificá-la, reconhecer os seus diferenciais. Isso depende do posicionamento estratégico da loja que, na comunicação, será materializado a partir de um bom projeto de branding. Entre os aspectos que precisam ser trabalhados, um dos principais é a identidade visual. Na área de marketing, vamos dizer que para ter mais autoridade a marca precisa ter uma “voz única”. Na parte visual, isso começa logo na escolha da plataforma de e-commerce. Opte por um modelo que possa ser customizado. É dessa forma que você vai conseguir inserir no layout características visuais e gráficas que representem os valores que estão por trás da sua marca.

Linguagem

Estabelecida a identidade visual, o próximo passo é organizar os demais elementos da sua presença digital, como o “tom” da conversa que será estabelecida com os seus públicos de interesse. Parece complicado num primeiro momento, mas com um bom planejamento é possível direcionar suas ações de comunicação de forma a persuadir o cliente em cada uma das etapas da jornada de compra. Para isso, a proposta é que você trabalhe a abordagem do cliente de acordo com o seu funil de vendas. Ou seja, o e-commerce deve ter ações de divulgação para visitantes, leads e clientes. A abordagem muda em cada uma dessas situações, porém, é essencial que a marca conheça bem o seu cliente para personalizar as ações e garantir que a conversa ocorra no tom mais adequado para ele. Vamos detalhar melhor isso no próximo tópico, quando abordarmos a questão dos canais que podem ser usados na divulgação do e-commerce.

Canais de comunicação

Ao analisar os melhores canais de comunicação para e-commerce, é difícil deixar de fora o site da loja, o e-mail marketing e as redes sociais. Separamos algumas dicas sobre como trabalhar cada um deles:

Site de vendas

Fique atento: ter uma plataforma de e-commerce adequada ajuda muito na divulgação, uma vez que você terá à disposição diversos recursos para realizar suas promoções. Além disso, tem como criar banners para cada situação e organizar melhor as ofertas que precisam ser destacadas. Outro aspecto importante, ainda relacionado ao site de vendas, é a necessidade de contar com um sistema que adote as melhores práticas de SEO. Elas são essenciais para que o cliente consiga encontrar a loja quando usar os serviços de busca.

E-mail marketing

O uso adequado do e-mail marketing faz muita diferença para qualquer negócio. Por meio desse canal, o e-commerce consegue contato direto com o seu cliente, o que é fundamental para a apresentação de ofertas específicas. Nesse caso, estamos nos referindo tanto aos produtos em si, como a possibilidade de disponibilizar materiais educativos que ajudem o consumidor a tomar a sua decisão de compra.

Redes sociais

Pela audiência e a importância conquistada por esses canais, é mandatório que as lojas criem seus perfis nas redes sociais. A escolha das plataformas que serão usadas na divulgação depende do perfil do público, mas analise com atenção as oportunidades no Facebook e Instagram. Elas têm se mostrado bem eficientes na geração de resultados para o e-commerce.

As melhores ações de marketing para e-commerce

Uma boa estratégia de marketing digital para e-commerce deve ser diversificada. Ou seja, precisa contemplar vários canais e também iniciativas diferentes em termos de apelos editoriais e publicitários. Listamos abaixo ações que funcionam bem para divulgação:

Marketing de conteúdo

A proposta é produzir materiais que ajudem a conduzir o cliente pela jornada de compra. A criação de um blog para a loja é importante, mas lembre-se de que a estratégia também fará uso das redes sociais, e-mail marketing e landing pages.

Promoções

Use e abuse dos recursos da sua plataforma de e-commerce para manter a sua carteira de clientes ativa. Cupons de desconto, “compre x, leve y” e a formatação de combos de produtos têm efeitos positivos na conversão de vendas. Para despertar o interesse do cliente, não perca boas oportunidades, como as datas comemorativas e grandes liquidações, como Black Friday. Essas ocasiões costumam movimentar o mercado de consumo, então, é importante se preparar com antecedência.

Remarketing

O remarketing é fundamental para e-commerce, uma vez que isso significa direcionar suas estratégias para clientes que já demonstraram interesse pelos produtos da loja. A tecnologia é uma grande aliada nesse caso e pode ser bastante eficiente, por exemplo, para reverter abandono de carrinho e aumentar a taxa de conversão da sua loja. Então, ao fazer o seu planejamento de marketing, destine uma parte da verba para trabalhar remarketing em links patrocinados, redes sociais e também nas campanhas de e-mail marketing. Como você viu neste artigo sobre “como divulgar minha loja virtual”, há diversos caminhos que podem ser explorados na comunicação do e-commerce, basta concentrar esforços nas áreas prioritárias para o seu negócio. Inspirado para desenvolver o seu planejamento para 2019? Inscreva-se para receber a newsletter da JET e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre como melhorar o desempenho da sua loja!

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