Conteúdo para e-commerce: por onde começar?

conteudo para e-commerce

Ninguém questiona o fato de que o comércio virtual revolucionou as relações entre empresas e consumidores. Embora esse modelo garanta uma série de vantagens para ambas as partes, também não podemos negar que um dos principais desafios é a concorrência acirrada. Diante desse cenário, o conteúdo para e-commerce é uma estratégia importante para atrair consumidores e gerar aumento nas vendas.

No entanto, apesar dos benefícios evidentes que o marketing de conteúdo traz a esse tipo de negócio, muitos gestores ainda têm dificuldade para definir o que devem publicar. Se você também tem essa dúvida, este post vai ajudá-lo. Vamos mostrar qual é a importância dessa estratégia e o que fazer para destacar o seu site por meio de suas publicações. Confira!

A importância do marketing de conteúdo para e-commerce

O e-commerce coloca sua loja ao alcance de praticamente qualquer habitante do planeta com acesso à internet. Isso significa que, potencialmente, seu público-alvo se torna muito maior, bem como suas chances de aumentar as vendas. Porém, ao lado dessa vantagem, vem um grande desafio: fazer o seu comércio se destacar diante de tantos concorrentes.

Existem grandes lojas virtuais que fizeram isso por meio de anúncios. No entanto, além de exigir um investimento altíssimo, essa estratégia não é igualmente eficaz em todos os casos. Vemos que alguns desses players conseguiram solidificar sua marca no mercado, enquanto outros tiveram um baixo índice de sucesso, precisaram repassar o custo ao consumidor e se tornaram menos competitivos.

Nesse cenário, o inbound marketing é uma estratégia eficaz e com um custo reduzido. Na medida em que provê as respostas que o usuário da internet busca para solucionar seus problemas, ele facilita a criação de um relacionamento entre os seguidores e a marca, que se torna uma referência. Além disso, o fato de o contato acontecer a partir da iniciativa do cliente torna esse processo menos invasivo e mais compatível com o comportamento do consumidor atual.

Passos para a produção de conteúdo relevante para e-commerce

Porém, mesmo entendendo que o inbound é uma estratégia eficaz para o e-commerce conquistar seu espaço, muitos gestores têm dúvida quanto ao que podem ou devem publicar para alcançar esse resultado. Por isso, fizemos um passo a passo para você que deseja utilizar ou impulsionar seu marketing de conteúdo.

1- Conheça bem seu público-alvo

Esse é o princípio fundamental para toda ação de marketing. É imprescindível que a empresa tenha uma descrição precisa de seu público-alvo, envolvendo não só os dados demográficos (gênero predominante, faixa etária, renda, ocupação), mas principalmente o perfil comportamental.

É importante saber o que eles valorizam, quais são suas necessidades e problemas e como seu produto pode ajudar a solucioná-los. Também é essencial entender o que os influencia, o que levam em conta para a tomada de decisão e os melhores canais para encontrá-los e estabelecer uma comunicação frequente.

2- Analise a concorrência

Depois de conhecer bem o seu público, é essencial estudar a estratégia de quem também o aborda — seus concorrentes. Confira o que eles publicam, a linguagem que usam e os temas que chamam a atenção dos consumidores. Verifique quais são os conteúdos que obtêm maior engajamento, como interações, comentários, curtidas e compartilhamentos.

3- Defina as palavras-chave mais adequadas para o público

Além de analisar o conteúdo que faz sucesso entre os seus concorrentes, algumas ferramentas podem ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais importantes para o seu negócio. Elas apontam o que o seu público procura nos mecanismos de busca e, se bem utilizadas, fazem com que o seu site apareça nos primeiros lugares da página de resultados. Essa posição é importante para receber visitas e facilita a conversão de usuários em clientes.

4- Alie texto e imagem

As imagens são um elemento importantíssimo da comunicação digital. No caso de um conteúdo explicativo, elas tornam a compreensão mais fácil. Já quando se trata da promoção de produtos, boas fotos despertam o desejo e dão ao cliente a segurança de que a mercadoria realmente atende suas expectativas.

Lembre-se sempre de que a qualidade das imagens utilizadas passa ao consumidor a ideia de que seu negócio é profissional ou não. Portanto, a resolução deve ser alta, com iluminação e cenário perfeitos.

5- Seja educativo

É muito provável que o consumidor chegue ao seu blog ou canal para solucionar um problema que tem. Por isso, seu conteúdo precisa ser educativo, criado para instruir, e não simplesmente para promover produtos. Há muitas opções que o e-commerce pode explorar nesse sentido, independentemente do segmento em que atua. Mais uma vez, conhecer a estratégia dos concorrentes e pesquisar o que o seu público-alvo busca a respeito do assunto vai ajudá-lo a ter boas ideias.

6- Aproveite o conteúdo enviado por clientes

Em muitos segmentos, a empresa pode utilizar conteúdo enviado por clientes, também chamado de UGC (User Generated Content). Aliás, essa estratégia é muito eficiente nos e-commerces de moda e beleza, por exemplo.

Imagens, vídeos, reviews e até mesmo tutoriais espontâneos têm um papel importante no marketing, pois o comprador entende que, se o produto garantiu a satisfação de outro consumidor, ele realmente tem os benefícios que a marca divulgou, o que o incentiva a tomar uma decisão positiva.

7- Promova seu conteúdo

Finalmente, depois de criar conteúdo relevante, a empresa deve explorar todo o potencial dessa estratégia. Para isso, é preciso impulsionar suas publicações usando suas redes sociais, conclamando sua base de seguidores e aplicando técnicas de SEO. Porém, especialmente no início de um projeto como esse, é importante recorrer a anúncios para obter o máximo de retorno do seu investimento.

É válido anunciar no Facebook, Instagram, Google AdWords e demais plataformas. Outra maneira de promover seu conteúdo é entrar em contato com negócios que não sejam concorrentes, mas que atuem junto ao mesmo público, para criar guest posts e gerar backlinks.

O conteúdo para e-commerce é fundamental para destacar o seu negócio. Ele cria uma oportunidade de você se tornar uma referência em sua área, desenvolver um relacionamento com possíveis clientes, conquistar sua confiança e torná-los mais abertos às suas ofertas e promoções. Seguindo essas dicas, você conseguirá estabelecer uma estratégia matadora e alavancar as suas vendas.

Que tal começar entendendo melhor como funciona o primeiro passo — o conhecimento do público-alvo? Então, continue aqui no blog e confira nosso post sobre o perfil do cliente. Você vai gostar!

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