Datas comemorativas: saiba como aproveitar as oportunidades em 2022

As datas comemorativas têm um papel fundamental para o varejo, pois são períodos nos quais os consumidores estão mais propensos à compra.

Além dos resultados imediatos nas vendas, ter uma estratégia adequada para cada ocasião ajuda a marca a manter-se mais próxima dos seus clientes.

No caso do e-commerce, organizar-se com antecedência é fundamental, até para que a operação consiga aproveitar todos os recursos disponíveis no ambiente digital.

Na correria do dia a dia, muitas vezes os gestores deixam de usar, por exemplo, as ferramentas de promoção das plataformas de e-commerce — como os banners de loja ou mesmo as facilidades para envio de e-mails e de mensagens via comunicadores, como o WhatsApp.

Não fique parado esperando o cliente na loja!

Diante de um cenário cada vez mais competitivo para as lojas virtuais (o número de concorrentes cresceu bastante em 2020 e 2021, com o aumento da relevância das compras online), é imprescindível ter um bom planejamento para que a força de vendas possa ser mais ativa.

A preocupação em investir num processo de vendas mais consultivo não é uma novidade. Porém, é importante que as empresas intensifiquem suas iniciativas nessa frente, até para otimizar seus recursos.

No decorrer de 2020 e 2021, com as restrições impostas às lojas físicas, ficou muito clara essa necessidade de integração entre todos os canais de venda.

Neste período, as operações que atuavam com o conceito omnichannel conseguiram “virar a chave” com muito mais agilidade, amenizando quedas mais acentuadas no faturamento.

Em 2021, com a abertura gradual do comércio, essas empresas também conseguiram se destacar, uma vez que puderam desenvolver estratégias para explorar o potencial de cada canal.

A proposta, neste caso, é justamente conseguir disponibilizar várias opções para o consumidor, tornando a marca acessível no canal que for melhor para ele naquele momento específico de sua jornada de compra.

Pensando nas estratégias para as datas comemorativas, o objetivo do planejamento é justamente ter ações que permitam ativar os canais, ampliando as chances de negócio.

Definitivamente, ficou no passado a ideia de que existe concorrência entre as diferenças plataformas. O que está em jogo é a conveniência do cliente: como ele prefere interagir e comprar da marca?

Estratégias que funcionam para as datas comemorativas

Definida a importância da integração entre os canais, apresentamos o que pode ser feito para elevar as vendas nas datas comemorativas.

Planejamento

Antecipar-se às oportunidades. É dessa forma que devemos pensar no planejamento, uma vez que sem organizar o fluxo de trabalho é muito difícil alcançar bons resultados.

No varejo, além da necessidade de fazer uma gestão de estoque mais eficiente, a preparação prévia para as datas comemorativas é fundamental para a comunicação.

A automatização dos processos tem ajudado bastante as lojas, mas para funcionar as campanhas devem ser planejadas, até para que se aproveite os recursos disponíveis no ambiente digital.

Monitoramento

Não faz sentido que as lojas virtuais ignorem o alto volume de informações que dispõem para desenvolver suas iniciativas.

Essa é uma das vantagens do digital: é possível monitorar, praticamente em tempo real, o desempenho das vendas e dos esforços da área de marketing.

Definir os indicadores de desempenho que serão usados nas datas comemorativas é um dos pontos centrais do planejamento. Eles vão servir não apenas para orientar as ações, como determinar os ajustes necessários na estratégia.

Pensando no longo prazo, essas informações também são importantes para que a equipe consiga tornar suas abordagens cada vez mais assertivas.

Comunicação integrada

Não são apenas os canais de vendas que precisam estar integrados. É essencial que a comunicação siga na mesma linha.

No e-commerce, isso significa preparar adequadamente o ambiente de navegação da loja. Assim, se o cliente foi impactado por uma campanha nas redes sociais ou no WhatsApp, deve encontrar ações específicas também na hora da compra.

Datas importantes para o calendário do e-commerce em 2022

Reunimos, a seguir, datas importantes para o e-commerce em 2022. Mas vale a pena também verificar, dentro do seu nicho de negócio, se não há nada específico que possa ser usado como “gancho” para ações de ativação.

1º. Trimestre: 

1 de janeiro – Réveillon

7 de janeiro – Dia do Leitor

25 de janeiro – Aniversário de São Paulo

19 de fevereiro – Dia do Esportista

1º. de março – Carnaval

8 de março – Dia da Mulher

15 de março – Dia Mundial do Consumidor

20 de março – outono

2º. Trimestre:

1 de abril – Dia da Mentira

15 de abril – Sexta-feira Santa

17 de abril – Páscoa

21 de abril – Tiradentes

23 de abril – Dia do livro

1º. de maio – Dia do Trabalho

8 de maio – Dia das Mães

13 de maio – Dia do Automóvel

25 de maio – Dia do Orgulho Nerd

12 de junho – Dia dos Namorados

16 de junho – Corpus Christi

20 de junho – Dia da Revendedora

21 de junho – Inverno

24 de junho – Dia de São João

28 de junho – Dia do Orgulho Gay

3º. Trimestre:

13 de julho – Dia do Rock

19 de julho – Dia do Futebol

28 de julho – Dia do Lingerie

30 de julho – Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade

26 de julho – Dia dos Avós

14 de agosto – Dia dos Pais

15 de agosto – Dia da Informática

6 de setembro – Dia do Sexo

7 de setembro – Feriado da Independência

15 de setembro – Dia do Cliente

21 de setembro – Dia da Árvore

22 de setembro – Primavera

4º. Trimestre:

12 de outubro – Dia das Crianças

15 de outubro – Dia do Professor

29 de outubro – Dia Nacional do Livro

31 de outubro – Halloween

2 de novembro – Finados

15 de novembro – Proclamação da República

20 de novembro – Dia da Consciência Negra

21 de novembro – Abertura da Copa do Mundo

25 de novembro – Black Friday

28 de novembro – Cyber Monday

25 de dezembro – Natal

Cuidar com antecedência dos conteúdos e das campanhas que serão trabalhadas ao longo do ano é uma forma de o e-commerce manter um fluxo ativo de comunicação com os clientes.

Além de avaliar a importância de cada uma dessas datas comemorativas, verificando se elas têm pertinência com o seu público-alvo, é preciso atenção com os dados do consumidor.

As plataformas digitais são propícias para a comunicação personalizada e as marcas devem aproveitar as oportunidades para interagir o tempo inteiro com sua base de clientes.

Quanto maior a proximidade com o público, maiores as chances de conseguir entregar a melhor mensagem e, principalmente, no momento correto.

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