Desafio do Balde de Gelo Netfarma

Desafio do Balde de Gelo

A Netfarma está propondo o desafio do Balde de Gelo a todos os clientes, parceiros e fornecedores. A campanha é uma forma de divulgar a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), uma doença degenerativa que provoca debilidades progressivas a seus portadores.

Para produzir a campanha, a Netfarma associou-se à Associação Pró-Cura da ELA, que também nasceu e cresceu exclusivamente na esfera digital. O objetivo é buscar a cura da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A ELA, também conhecida como “doença de Lou Gehrig”, é uma doença neurodegenerativa progressiva, não contagiosa que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal. Os primeiros sintomas muitas vezes incluem aumento da fraqueza muscular nos braços e pernas, problemas de fala ou de respiração.

Cérebro e músculos são conectados por estes neurônios motores – uma rede complexa e muito pouco conhecida. Por conta desta falta de contato, os músculos começam a atrofiar e a pessoa perde o controle de seus movimentos voluntários, sofrendo de paralisia progressiva, embora mantenham todas as funções mentais e psíquicas. Sentidos, percepção de dor, músculos oculares em geral não são afetados.

A ELA ocorre em todo o mundo e pode atingir qualquer pessoa. No Brasil, 14 pessoas são diagnosticadas com ELA todos os dias. A expectativa de vida varia e é possível manter a qualidade de vida com o tratamento adequado. Há três classificações para a doença: esporádica, a forma mais comum, que responde por 90% a 95% dos casos; familiar, que decorre que herança genética (ELA8), que atinge entre 5% e 10% dos pacientes; e a ELA GUAM, observada na Ilha de Guam, com alta incidência da doença.

O desafio do balde de gelo

O desafio começou em 2014 e ficou conhecido por conta da adesão de muitas celebridades, que além dos vídeos com balde de água gelada doaram dinheiro para associações em todo o mundo. No Brasil, a Associação Pró-Cura da ELA recebeu mais de meio milhão de reais na época. O dinheiro foi utilizado para comprar aparelhos que são emprestados a pacientes que ainda não receberam a ajuda que precisam.

Associação Pró-Cura da ELA foi fundada em Brasília em 2013, por pacientes, familiares, amigos e profissionais de saúde. Sem fins lucrativos, faz parte da International Alliance of ALS/MND (Aliança Internacional de Associações de ELA/Doença do Neurônio Motor), uma corrente internacional presente em 30 países, a principal referência sobre a doença no mundo.

Cuidados especiais

Os pacientes com ELA sofrem com a falta de informação e erros nos primeiros socorros quando necessários. É preciso que sua condição fique clara (e esteja sempre acessível) para que a informação sobre medicamentos, procedimentos de oxigenação, contraindicações de procedimentos salvem suas vidas. Por isso a Associação colocou uma carteirinha, elaborada por uma médica, com todas as informações para ser baixada e impressa.

A Netfarma também fez uma página especial para a ação, onde você pode conferir os outros cuidados que estas pessoas precisam no dia-a-dia. Além disso, a empresa oferece preços e condições especiais para os pacientes de ELA.

Através desta parceria – e do apoio ao Desafio do Balde de Gelo – a JET espera que todos conheçam melhor a questão e contribuam para a causa como for possível.

Posts relacionados


2 thoughts on “Pronto para encarar o último trimestre de 2019? Confira nossas dicas para aquecer suas vendas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *