Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Devo assumir o risco dos pedidos da minha loja virtual?

By 29/05/2012abril 7th, 20227 Comments

Recebemos um e-mail de um leitor com uma dúvida sobre como proceder com os pagamentos dos pedidos de sua loja virtual. Ele possui uma loja virtual de pequeno porte e demonstrou preocupação quanto aos riscos das transações. Hoje ele oferece boleto bancário integrado diretamente com uma determinada instituição financeira, para realização de pagamentos à vista, e integração com uma operadora de cartões de crédito.

Nosso leitor disse nunca ter passado por algum tipo de fraude em seu curto tempo de operação online, mas que recentemente passou pela primeira experiência.

Bom, devemos lembrar que a análise de risco deve-se fazer no pagamento com os cartões de crédito da sua atual loja virtual e dispensa-se para boletos bancários.

Quando se utiliza a integração direta com uma operadora de cartões de crédito (ex: Cielo e Redecard), existe o risco do e-consumidor estar utilizando um cartão de crédito que não seja dele, o que fatalmente será negado o pagamento pelo verdadeiro titular do cartão e o lojista não receberá o repasse do valor pela administradora do cartão. O motivo é que as operadoras dos cartões “terceirizam” a análise do risco da transação para o lojista e este é que deve definir procedimentos de análise para garantir que não se trata de fraude.

Uma opção é ter um próprio procedimento de análise de riscos, mas não abordaremos neste artigo, ou utilizar sistemas de análise de riscos, tal como o FControl ou ClearSale, que indicam o grau de risco do pedido recebido, ou então utilizar gateways de pagamento que assumem o risco das transações, como o Pagamento Digital, PagSeguro, Moip, PayPal, entre outros.

O que muitos falam é que não gostariam de pagar um percentual a mais sobre todo pedido efetuado, pois é assim que esses gateways cobram. Sim, isso é verdade e nesses percentuais, que variam de 4% a 6% (em números redondos) estão inclusos contratos com operadoras de cartões, instituições dos boletos bancários, tarifa do cartão de crédito e análise do risco, ou melhor, risco zero. Em alguns casos estão inclusos veículos de publicidades gratuitos, mediante algumas regras. Outro benefício é a desconfiança do e-consumidor quando entra numa loja desconhecida e poderia não comprar na sua loja virtual, porém quando visualiza a opção de pagar com uma forma de pagamento que também garante que o e-consumidor não será lesado, aí ele decide em efetuar o pedido.

Esse percentual é alto? Depende. Alguns acham que sim e outros que não, mas vamos fazer uma simulação que gosto de mencionar quando falamos desses gateways de pagamento. Se você é um lojista que não tem uma marca conhecida na Internet (1º fator importante) e durante suas vendas tomasse um “balão” (fraude) de R$ 50 mil (vários pedidos em um determinado período), teria fôlego ($$) para continuar? Outra situação é quantas vendas você deixou de realizar porque os visitantes de sua loja não sentiram confiança em efetuar o pedido?

Essa é uma pergunta que você deve refletir bem antes de responder e tomar a melhor decisão de qual caminho seguir com sua loja virtual.

Via: E-Commerce Class

Compartilhe

Comentários 7 Comments

  • Tiago disse:

    Só para corrigir, o MOIP não garante o recebimento para o empresário, estou com 5 transações com contestação de pagamento (quase 2 mil), e eles descontaram da minha conta.
    Achei um absurdo um meio de pagamento que cobra a % e ainda não garante, tenho comercio eletronico há algum tempo, trabalho com outro gateway e possuo mais de 3 mil transações qualificadas e nunca foi descontado saldo de minha conta por causa de contestação de pagamento. Não indico o Moip para ninguém.

    • admin disse:

      Thiago, realmente o MOIP não garante o recebimento como outros gateways. Eles oferecem a intermediação entre o lojista e o comprador, um serviço chamado Gestão de Disputa.

  • Boa a matéria. Alerta para o risco de se assumir todo o risco na hora de oferecer ao e-consumidor o meio de pagamento. Sinceramente o percentual cobrado pelas operadoras gateways é baixo pela complexidade e riscos envolvidos nas transações via internet. Dá para pagar e ainda ter uma boa margem de lucro.

  • Olá Pessoal, bom dia!

    Interessante esse post e entendo hoje ser um dos pilares de sucesso ou fracsso de um e-commerce.

    Sugiro que contrate as ferramentas do F-Control e do Clear Sale para garantir seu melhor score em aprovações de pedidos, use o F-Control (muito mais barato) para pedidos que são fáceis de serem liberados, você mesmo faz a analise de risco usando as informações que o F-Control oferece, se o pedido tiver risco médio, ausência de telefone vinculado ao cpf do comprador no endereço de entrega, solicite a analise da Clear Sale, eles fazem a verificação e se aprovarem o pedido, garantem o pagamento caso confirme fraude ou chargeback(veja qual a condição e custo para isso junto a clear sale)

    Assim vc minimizará suas fraudes e maximizará suas vendas!

    Espero ter ajudado

    Tarcisio Thomaz
    Gestor de E-Commerce

  • Fabio Paiva disse:

    Existe fraude com boleto sim! Deve se tomar cuidado e sempre confirmar se o valor foi recebido em sua conta.

    • admin disse:

      Fabio, com certeza a fraude com boleto existe, mas quando comparamos esses números aos dos cartões de crédito, os últimos são bem maiores e expressivos.

  • Tiago disse:

    Olá, também tive sérios problemas com o MoiP, em pouco tempo (3 meses) perdi suados 2 mil, pediram que eu enviasse os dados, enviei tudo até prints da tela do meu sistema, pediram recibo, mas como tenho contrato não recebo recibo, só recebo por e-mail um arquivo do sistema dos correios tipo html com todos os códigos do dia, mas isso não foi valido para o moip… Parei de usar o serviço deles e fiquei só com o Pagseguro da UOL que não tenho esse problema. Recentemente mudei de plataforma e senti uma enorme dificuldade dos clientes finalizarem as transações, pois com o Pagsgeuro o pagamento é redirecionado em uma nova janela e o cliente às vezes não vê. Resultado: “perda de vendas”, vou ter de mudar, estou entre Moip e Pagamento Digital, mas estou com medo de ter problemas com o Moip caso eu o escolha e com um pé atrás com o Pagamento Digital pois a taxa de parcelamento deles possuem um juros maior que dos concorrentes. Alguém teve esse mesmo problema? Abraços…