Skip to main content
Clientes, Experiência e Atendimento

Veja estratégias para aquecer as vendas no Dia do Cliente

By 04/09/2023No Comments

15 de setembro é o Dia do Cliente. Criada para homenagear quem está (ou deveria estar) no centro de todos os negócios, esta é a segunda data comemorativa do ano dedicada a ele – em março temos o Dia Mundial do Consumidor.

Em termos de definição, o cliente é aquele com quem mantemos um relacionamento duradouro. Mas a verdade é que hoje as estratégias devem priorizar a conexão.

E, no caso do e-commerce, o maior desafio é justamente manter e conquistar a fidelidade da sua base, até porque é a partir daí que a operação vai conseguir evoluir. 

Refletindo sobre a importância do Dia do Cliente, reunimos neste artigo dicas valiosas para as suas estratégias nesta data!

Como se aproximar do seu público?

O primeiro passo para o desenvolvimento das ações é conhecer o cliente. Afinal, a abordagem não pode mais ser feita de forma genérica, ignorando as preferências da pessoa, certo?

A boa notícia é que as empresas têm todas as chaves para descobrir o maior segredo do seu cliente – seu próximo desejo. 

Elas estão aí, bem guardadas nas bases de dados. A partir delas, você descobre tudo o que cada um deles mais gosta, deseja, quer. 

Ter acesso a esta informação, direto em seu dashboard, é um privilégio. Mas esta é uma das principais vantagens das soluções digitais. Elas facilitam a captação, o processamento e a análise das informações, simplificando o trabalho da gestão.

Vale lembrar que outra fonte de conhecimento supremo sobre o seu cliente é o Serviço de Atendimento. 

E-mails, mensagens no WhatsApp, conversas no chat e até telefonemas (se esta for a preferência do seu público) são, sim, da máxima importância. 

Por isso, criar um padrão alto de atendimento é fundamental. E o principal é resolver o problema do cliente, visando sempre a sua experiência.

Neste mundo cercado de dados e informações, em que usamos sem dó pixels de acompanhamento, sempre vale lembrar que as pessoas não são cookies. 

A sua “programação”, esta complexa interação entre genética, ambiente e história pessoal é sempre única e maravilhosa. 

E, no Dia do Cliente, estamos falando da oportunidade perfeita para comemorar as muitas diferenças de cada um dos clientes. 

Afinal, não existe um único cliente, existem milhões de clientes diferentes – que o digam os esforços para criar segmentos e grupos.

A alegria que o cliente tem ao ver um “saiu para entrega” só é superada pela abertura do pacote. 

E o e-commerce cumpre essa promessa milhares de vezes, todos os dias da semana. Continuemos, então, a colocar o cliente no seu lugar de direito: no centro de nossos negócios e atenções.

Qual a origem do Dia do Cliente?

Definida a importância do cliente e como devemos enxergá-lo no dia a dia, vamos às ações mais práticas para esta data comemorativa.

Para começar, saiba que as vendas têm crescido muito neste período. O faturamento do varejo atingiu R$ 5,8 bilhões no Dia do Cliente de 2022, conforme relatório da All iN | Social Miner.

Em 2023, os resultados podem ser ainda melhores, uma vez que as comemorações acontecem numa sexta-feira.

Uma curiosidade: o Dia do Cliente foi criado há exatos 20 anos, em 2003, por João Carlos Rego, especialista em marketing.

E hoje é uma data oficial para o varejo em 14 estados e em mais de 160 cidades brasileiras.

A proposta da data comemorativa foi mesmo aquecer as vendas, aproveitando o intervalo entre outras datas comerciais, como Dia dos Pais e Dia das Crianças.

Como atrair mais vendas no Dia do Cliente 2023?

As preparações para o evento não diferem muito das adotadas em outras ocasiões promocionais e devem ser direcionadas para o engajamento do público.

Para isso, vale a pena investir em ações como:

1. Oferta de descontos especiais

Ainda que não seja possível implantar estratégias como as da Black Friday, o ideal é planejar ações de menor porte, contemplando, por exemplo, descontos progressivos ou mesmo a oferta de cupons para a próxima compra.

Outro incentivo importante pode ser apostar no “leve 3 e pague 2”, que funciona para diversos tipos de produtos.

2. Vantagens na entrega

Se o objetivo é agregar valor à campanha, também vale a pena estudar a possibilidade de trabalhar com frete grátis.

Este é um aspecto valorizado pelo cliente, até porque ele percebe que pode aproveitar a conveniência da compra online, sem ter custos adicionais.

Na disputa travada pelas empresas nos marketplaces, por exemplo, este tipo de apelo é sedutor, podendo ser decisivo para a escolha do cliente.

E, quando bem planejadas, ações desse tipo podem ajudar a aumentar o ticket médio. Isso acontece, por exemplo, quando o consumidor identifica que pode obter essa vantagem ao elevar o valor da sua compra.

O mais importante, nesses casos, é deixar isso bem claro na oferta. Esta informação deve estar clara e os tais produtos adicionais devem estar em destaque para o usuário na hora de fechar a compra.

3. Aposte na fidelização

Mais do que compra única, o que interessa para o e-commerce é reter aquele cliente na sua base.

Por isso, datas comemorativas como Dia do Cliente são propícias para a realização de ações que valorizem as compras recorrentes.

Iniciativas simples podem fazer a diferença, como o desconto fidelidade. Ou seja, quanto maior a compra ou a recorrência a loja, a pessoa ganha um brinde ou um desconto.

4. Brindes

Por falar em brindes, quem não gosta de receber um “agrado”? E nada melhor do que fazer isso numa data que se propõe a celebrar a importância dos clientes para as empresas.

Uma das saídas para viabilizar essas ações é fazer parcerias. Que tal oferecer um voucher de desconto ou uma amostra grátis do seu parceiro de negócio?

5. O bom e velho sorteio

Se você tem um bom número de seguidores nas redes sociais, aproveite as facilidades oferecidas pelas plataformas para realizar sorteios especiais no Dia do Cliente.

O principal é separar como prêmio algo que realmente atenda aos interesses da sua audiência.

Além de nutrir o relacionamento, esta é uma excelente forma de melhorar as taxas de engajamento da marca.

6. Comunique-se!

Pela importância da data, não a ignore na sua comunicação. Vale a pena investir em posts adequados para a ocasião, nem que seja apenas para agradecer pela confiança depositada na sua marca.

Atrair clientes em épocas promocionais é importante, mas o foco deve ser nutrir bons relacionamentos.

Gostou do artigo? Quer mais dicas para ativar suas vendas? Baixe também o eBook que preparamos para a Black Friday. Reunimos dicas fundamentais sobre a preparação das lojas.

Compartilhe