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Dia dos Pais: Porque a data é importante para o e-commerce

By 06/08/2019novembro 24th, 2022No Comments

Quem atua no varejo sabe da importância das datas sazonais. Elas criam oportunidades de contato com o público consumidor. Isso pode ajudar tanto aquecer as vendas no período como turbinar a estratégias de aproximação com o cliente.

O primeiro passo para ter ações bem-sucedidas é entender a movimentação do mercado. Para isso, é fundamental analisar os históricos de vendas e, claro, avaliar as principais tendências de consumo.

Para ajudar você a se preparar para o Dia dos Pais, comemorado agora em 11 agosto, separamos algumas informações que mostram o potencial dessa data para o setor de e-commerce.

Dia dos Pais: o que esperar em 2019

O planejamento de ações especiais para as datas comemorativas, como Dia dos Pais, deve começar pela análise das condições do mercado de consumo.

Olhando para 2019, saiba que o momento é promissor, ainda que as condições econômicas do país não sejam tão favoráveis no momento.

Um dos aspectos a serem considerados é que o Dia dos Pais tem ganhado cada vez mais importância para o consumidor.

Segundo os dados da 39ª. edição do Webshoppers, essa celebração foi a principal data em volume de pedidos em 2018 para o setor de e-commerce. Perdeu apenas para o Natal.

Outro dado importante: houve um crescimento de 22% no volume de pedidos na comparação com os resultados de 2017.

Essa variação (que só foi maior no Dia do Consumidor) confirma que a data está em ascensão. Ou seja, o consumidor tem se preocupado mais com ela.

Informação divulgada pelo Google confirma essa tendência:

– entre 2015 e 2018 houve um aumento no volume de buscas sobre Dia dos Pais – crescimento médio de 19%.

Para o setor de e-commerce, trata-se de uma informação relevante. Evidencia a adesão do público em relação aos canais digitais, seja para pesquisa ou para a efetivação das compras.

Vale o registro de que essa movimentação dos consumidores entre diversos canais de compra impõe outro desafio para quem tem um e-commerce: tornou-se prioritário ter uma plataforma de e-commerce omnichannel. Isso facilita a venda pelos diversos canais e viabiliza a integração do universo online com a loja física.

Potencial de consumo da data

Analisar as intenções de compra para o período é uma medida importante. Levantamento realizado pelo Google indica que a tendência é de que as vendas sejam mais aquecidas em 2019 do que em 2018.

Na pesquisa da empresa, realizada em maio de 2019, 38% dos entrevistados disseram que pretende gastar mais este ano. O ticket médio previsto é de R$ 298,00.

Dia dos Pais é data certa para as reuniões familiares, certo? Então, nesse levantamento, 84% dos entrevistados confirmaram que devem celebrar o Dia dos Pais em casa.

Refletindo sobre as oportunidades, vale o registro de que isso significa que as comemorações também devem aquecer as vendas do setor de alimentos e bebidas.

Consumo online

Para entendermos melhor o comportamento do consumidor online, trazemos dados do relatório sobre Dia dos Pais da Social Miner, em parceria com Opinion Box e Send4.

Confirmando a tendência de vendas mais aquecidas, esse estudo também apurou a disposição dos consumidores de presentear os pais no dia 11 de agosto:

50,9% dos respondentes afirmaram que pretendem ir às compras para o Dia dos Pais de 2019.

E veja que interessante: dos que não pretendem comprar nada, a maioria disse que pode mudar de ideia se receber uma boa promoção ou a oferta de preços mais competitivos.

Canais de Divulgação

Outra questão importante para quem tem e-commerce é entender o comportamento dos clientes na hora de procurar informações sobre os presentes.

Como já se esperava, os serviços de buscas aparecem com destaque. Foram indicados por 55% da amostra.

Mas é importante diversificar as estratégias de comunicação, uma vez que os consumidores também têm usado outros canais, como:

Sites dos e-commerces – 42%

Comparador de preço 38,9%

Redes Sociais – 31%

Outros  – 17,2%

A necessidade de integração entre os canais também apareceu com destaque nesse levantamento da Social Miner. 53% dos respondentes disseram que preferem pesquisar online, mas comprar na loja física.

Ainda em relação às estratégias que podem ser adotadas, veja que interessante: a maioria dos consumidores não sabe se irá repetir a compra na mesma loja do ano passado.

Se você está à frente de um e-commerce, esse tipo de dado pode provocar alguns insights sobre a importância das estratégias de retenção, certo?

Pensando na sua loja, o que você programou para tentar atrair aquele cliente que fez negócios com você no Dia dos Pais de 2018?

Entre os respondentes da pesquisa, quem vai repetir a compra disse que fará isso por causa do preço e da qualidade dos produtos. Esses foram os itens que mais se destacaram.

Questionados sobre o que os fariam experimentar uma nova loja, o mesmo resultado: preço e qualidade dos produtos.

Estratégias para os e-commerces

Para finalizar, separamos algumas estratégias que podem ajudar os e-commerces a aprimorarem seus resultados em datas comemorativas, como Dia dos Pais:

Presentes criativos

Esse tipo de ação não exige um grande investimento do e-commerce. Basta uma análise mais criteriosa do catálogo de produtos, selecionando alguns itens para incluir na sua “seleção”.

A proposta nesse caso é sair do lugar-comum, considerando que existem diversos tipos de pais, certo?

A faixa etária é um componente importante para essa análise, porém, é possível expandir essa análise. Estilo de vida, profissões, hobbies, enfim, é grande a lista de fatores que podem ser considerados na configuração das listas.

Sem estereótipos

Para ter uma estratégia bem-sucedida para o Dia dos Pais também é importante não se deixar levar pelos estereótipos. Separamos algumas questões que você pode considerar no seu planejamento:

– no Brasil, infelizmente, temos um alto número de pessoas que não têm o nome do pai no registro. Ou seja, a paternidade não foi reconhecida, portanto, não existe uma relação de proximidade. A estimativa é de que mais de 5 milhões de crianças estejam nessa situação.

– O que isso implica para os gestores de e-commerce? Que a elaboração das campanhas precisa ser inclusiva. Há espaço para trabalhar mensagens que não se detenham à questão biológica. É possível incentivar a promoção de itens para padrastos, avôs, tios ou outros parentes que representem essa figura paterna.

Conheça seu público

Essa ideia de que devemos ficar mais atentos aos estereótipos na abordagem do consumidor tem aparecido também em pesquisas. Ou seja, o público anda insatisfeito com a forma como é retratado.

Resulta daí a importância de valorizarmos cada vez mais os dados que ajudem a entender melhor o perfil e o comportamento do consumidor.

No estudo realizado pelo Google, 38% dos entrevistados afirmaram que não se identificam com a forma como os pais são retratados na publicidade. E 27% disseram que isso raramente acontece. Apenas 35% respondeu de forma positiva.

A proposta de refletir melhor sobre esses fatores é um bom exercício para melhorar as abordagens do e-commerce.

Como mostramos neste artigo, celebrações como Dia dos Pais importam por ajudar a movimentar as vendas, mas também pela oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente.

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