O abandono do carrinho de compras é um dos principais vilões para que os empreendedores de e-commerce consigam aumentar suas vendas.
É necessário compreender os motivos que levam os consumidores a desistirem de um pedido e, assim, criar um plano de ação para garantir que todo o ciclo da venda seja eficiente.
Então, se você também quer saber como diminuir essa taxa de abandono no seu e-commerce, nosso artigo de hoje te ajudará bastante. Mostraremos o que leva à desistência e as melhores ações para a solução. Confira!
Os principais motivos de abandono do carrinho
Antes de planejarmos ações para combater o abandono do carrinho, devemos entender todo o processo de compra na visão do cliente.
Para isso, um estudo produzido pela Baymard Institute é muito interessante. O levantamento foi baseado em 49 estudos diferentes que contêm estatísticas sobre abandono de carrinho de compras em e-commerces.
Nesse estudo, a taxa média foi de 70,19%, um número que mostra a grande importância de trabalhar para redução desse indicador, junto ao potencial que esse objetivo apresenta.
Dados divulgados em agosto de 2025 pela Opinion Box, confirmam que a situação não é diferente no Brasil. Entre os entrevistados, 14% indicam que frequentemente desistem das compras e 66% fazem isso “às vezes”. Apenas 22% declararam que sempre finaliza o processo.
Entre os principais motivos, estão:
– o custo elevado de frete, acima do esperado – 60%;
– cobrança de serviço ou taxa – 36%;
– encontrar produtos mais baratos em outro site – 36%;
– dificuldade para aplicar cupom de desconto – 29%;
– prazo de entrega mais longo do que o esperado – 25%;
– falta de segurança no site ou app – 21%;
Com índices mais baixos, ainda aparecem outras questões como falta de meios de pagamentos, dificuldade nas trocas, necessidade de cadastro, tempo de carregamento da página e falta de informações.
As melhores ações para redução da taxa
Agora que já avaliamos o que leva um possível cliente a não fechar um pedido, torna-se possível planejarmos e tomarmos ações para reduzir essa taxa de desistência e, assim, aumentarmos as vendas.
A seguir, mostraremos as melhores formas de solução. Veja:
1. Crie um formulário objetivo e intuitivo
Muitas empresas pecam no processo de checkout ao solicitar o preenchimento de um cadastro longo e complexo, com informações que os usuários não sabem de cor.
Os formulários devem ser sempre bem objetivos, focando nas informações que realmente são necessárias para concluir o pedido.
Quanto mais dados desnecessários a empresa solicitar, maior a chance de aquele possível cliente entrar na lista de abandono do carrinho. Portanto, simplifique seus formulários e implante o recurso de preenchimento intuitivo em etapas.
2. Dê a opção do login social
Pensando em uma forma até melhor de agilizar o processo de cadastro citado no item anterior, o login social é uma ótima saída.
Como as redes sociais já se tornaram parte integrante da rotina das pessoas, nada mais interessante que usar os dados já preenchidos para agilizar o processo de fechamento.
Com o login social, basta a pessoa clicar nessa opção e todos os dados necessários já estarão preenchidos, diminuindo o tempo e esforço necessários para o cadastramento e aumentando a chance de conclusão.
3. Facilite o preenchimento dos dados bancários
Parte das desistências está associada a falta de conhecimento de quais dados bancários devem ser fornecidos ou da desconfiança em apresentá-los no site.
Para o primeiro caso, é interessante que, durante o processo de checkout, imagens ilustrativas ajudem a pessoa a identificar os dados no cartão. Os códigos verificadores que ficam na parte de trás do cartão podem gerar dúvidas durante a compra.
Para contornar a falta de confiança para fornecer os dados, é recomendado contar com certificados que asseguram a confiabilidade do site, mostrando que todas as informações estão sob sigilo e proteção.
4. Identifique o cliente já conhecido
Imagine que você entrou em uma loja virtual, encontrou produtos que deseja, fez todo o processo de checkout e finalizou a compra.
Dias depois o seu produto chegou e você ficou satisfeito. Em uma nova necessidade, voltou ao site com o intuito de fazer outra compra. Porém, todos aqueles dados já cadastrados foram solicitados novamente. É bem chato isso, não é?
Para evitar esse transtorno, a identificação de um cliente que já comprou no seu e-commerce é muito inteligente. Esse reconhecimento automático para a recompra facilita o processo e ajuda a fidelizar o cliente com a marca.
5. Ofereça um ambiente responsivo
Com a crescente utilização dos dispositivos móveis para as mais diversas atividades, devemos sempre priorizar a construção de páginas e sites na internet que são responsivos.
Essa responsividade garante que as páginas serão ajustadas para qualquer tela de dispositivo utilizado, mantendo uma boa usabilidade e a facilidade de encontrar as informações necessárias.
6. Mostre o resumo do pedido durante a jornada de compra
Por fim, para mostrar uma maior confiança ao consumidor e mantê-lo sempre atualizado quanto ao seu pedido, é recomendado criar um resumo do pedido durante a jornada de compra.
Essa ação permite que ele visualize o que está colocando no carrinho, dando as opções de acrescentar itens, retirar e alterar conforme for a necessidade.
Esse acompanhamento gera credibilidade e evita o abandono do carrinho por falta de informações, como o valor de entrega, por exemplo.
Essas questões indicadas geram resultados porque facilitam a experiência do consumidor, o que hoje é prioritário para as vendas online.
No estudo da Opinion Box, ao serem estimulados a refletir sobre o abandono de carrinho, os entrevistados evidenciaram a importância de ter um processo de compra fluído (veja o gráfico).
Portanto, como vimos em nosso artigo, para ter sucesso em um e-commerce é preciso sempre estar atento à taxa de abandono do carrinho, conhecendo as principais razões que elevam esse indicador e traçando planos de ações para solucionar as falhas.
Para todas as possíveis causas que citamos, a plataforma JET é uma ferramenta completa, principalmente em razão do checkout inteligente. Ele oferece uma melhor experiência ao cliente, gerando mais conversões para a empresa.
A solução apresenta o preenchimento intuitivo em etapas, auxílio visual para os dados bancários, a opção de login social, a identificação automática para a recompra, ambiente full responsivo e ainda um resumo do pedido durante a jornada de compra.
Com esses recursos, o processo de compra ganha em agilidade, com 70% de maior rapidez para o fechamento.
A ferramenta consegue reduzir 20% de abandono do carrinho, além de elevar em 30% as transações efetivas. Por isso, essa ferramenta é uma excelente dica para que você consiga atingir os seus objetivos!
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