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Recursos para E-commerce

E-commerce de moda: por que integrá-lo a canais de venda?

By 18/10/2022março 6th, 2023No Comments

O e-commerce está em franco crescimento no Brasil, e o segmento de moda é um dos segmentos que mais se destacam no comércio virtual. 

Diante disso, é natural que muitos empreendedores desejem explorar essa demanda em alta para obter maiores lucros.

No Brasil, o mercado da moda movimenta cifras bilionárias, e os negócios gerados na esfera digital têm sido impulsionados por alguns fatores, como a expansão da tecnologia mobile e a facilidade que ela proporciona para que os usuários acessem lojas virtuais a qualquer hora e em qualquer lugar.

Outro fator importante para explicar esses números: o segmento de moda lida com um público que faz compras recorrentes (especialmente mulheres, que representam a maior parte dos consumidores), gerando assim uma fonte de receita contínua.

Mas simplesmente ter uma loja virtual pode não ser o suficiente para se destacar nesse mercado. É preciso utilizar estratégias mais completas. Uma delas é a integração do e-commerce de moda com canais de venda.

Para entender como isso funciona na prática, basta seguir a leitura e acompanhar os tópicos que preparamos sobre o assunto!

Como tem sido a evolução do e-commerce de moda no Brasil?

Antes de detalharmos as estratégias, vale a pena analisar alguns dados que demonstram a força do e-commerce no Brasil.

Segundo as informações do Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ|Ebit, em parceria com a Bexs Pay, no primeiro semestre de 2022, o comércio eletrônico atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no país, alta de 6% em comparação com o mesmo período em 2021.

Na análise dos dados do segmento de moda, é fácil constatar o crescimento acelerado deste mercado.

Com mais de 4,6 milhões de envios, moda é o setor que mais vendeu na internet, segundo o ME Envia 2022, relatório produzido pela Melhor Envio.

Das mais de 17 milhões de encomendas intermediadas em sua plataforma, os produtos ligados ao segmento representaram 21% do share de participação, quase o dobro do 2º lugar, Jóias & Relógios.

As vendas online de roupas e acessórios, que já estavam aceleradas, tiveram um crescimento ainda maior no período da pandemia.

Quais os canais de vendas que podem ser integrados?

Diante das perspectivas de crescimento do segmento de moda, é importante que as empresas reforcem suas estratégias omnichannel. Afinal, hoje o consumidor trafega entre os canais de vendas e as marcas devem estar preparadas para atendê-lo no local que ele considerar mais conveniente.

Vamos ver quais canais são essenciais nessa integração nos próximos tópicos. Acompanhe!

Google Shopping

O Google Shopping é uma espécie de vitrine virtual para expandir o alcance dos seus produtos e divulgá-los de forma mais segmentada. Mas será que isso funciona para um e-commerce de moda? 

A resposta é sim, o Google Shopping não só funciona para esse nicho como é um excelente aliado na busca por mais resultados.

Imagine o quão benéfico seria ver os seus produtos aparecendo aos usuários que utilizam esse buscador, facilitando que sua loja seja encontrada e que as compras sejam efetuadas? 

Outro fator importante é a marca aparecer atrelada ao Google, uma dos players mais valiosos e respeitados do mundo? Os benefícios dessa união são muitos e mostram que vale a pena cadastrar a sua loja virtual nessa plataforma.

Essa inserção pode ajudar também o seu comércio virtual a ampliar seus canais de aquisição de tráfego.

Isso pode ser feito aliando uma estratégia de SEO — a fim de colocar seu endereço nas primeiras posições do buscador — com a exposição dos seus produtos no Google Shopping. Esse tipo de ação conjunta pode trazer excelentes resultados.

Marketplaces

O marketplace pode ser considerado um shopping center virtual. Se você pensar em um shopping físico, logo vai lembrar de coisas como um grande número de pessoas circulando, ótima infraestrutura e organização. Tudo isso também se aplica a esse conceito de e-commerce.

Quando pensamos no segmento de moda, são muitas as vantagens de integrar a sua loja virtual com os marketplaces. Veja alguns benefícios!

Baixo Custo

O baixo custo é um dos principais fatores. Afinal, conforme mencionado, a sua empresa vai dispor de um excelente espaço virtual já preparado para que as vendas aconteçam.

Visibilidade

Marketplaces possuem um grande número de visitantes diários, dos quais muitos se caracterizam como potenciais clientes do seu e-commerce de moda. 

O aumento de visibilidade obtido com essa integração é um excelente atrativo para quem deseja utilizar essa ferramenta.

Aumento das vendas

Com o aumento da visibilidade, mais vendas vão ocorrer. Esse é um processo natural, pois a sua empresa passará a fazer parte de um conglomerado estruturado para alcançar altas taxas de conversão.

Suporte

Além dos benefícios em termos de lucro e imagem, questões operacionais também importam, e muito. O suporte, por exemplo, é essencial para gerar satisfação e fidelização de clientes. 

Em uma marketplace, você vai contar com toda a estrutura necessária para resolver as suas demandas de forma rápida e precisa.

Para aproveitar ainda mais essas vantagens, é preciso estar atento a alguns erros comuns de quem começa a vender por essas plataformas. Falta de controle de estoque, descumprimento de prazos e demora para resolver problemas são alguns dos principais.

Comparadores de preços

O hábito de pesquisar lojas confiáveis e também os melhores preços é bastante presente no comportamento dos consumidores. 

Isso explica o porquê dos comparadores de preço fazerem tanto sucesso, já que eles facilitam essa missão e ajudam na tomada de decisão.

Logo, integrar o seu e-commerce de moda a esses comparadores é uma excelente pedida. 

Os principais benefícios são o aumento da competitividade, a expansão da imagem da empresa e sua reputação, a facilidade para expor produtos e ajustar o preço quando for conveniente.

Para quem valoriza a segmentação, é importante citar: os consumidores que acessam um comparador de preço estão manifestando uma intenção de compra que já está bem definida.

Nesse momento, eles estão apenas em busca da melhor oferta para realizar a compra. Considerando esse aspecto, se integrar a um comparador de preços ajuda a se chegar mais facilmente ao topo do funil de vendas, obtendo assim boas chances de conversão.

Loja física

Com a evolução da tecnologia, hoje é importante considerar também a possibilidade de integrar o e-commerce com a loja física.

Para isso, é essencial contar com uma plataforma de e-commerce que ofereça soluções como a Venda Assistida.

Neste caso, uma das vantagens é a possibilidade de vender o estoque do e-commerce na loja física, além de ter como atuar com outras plataformas, como as redes sociais e o WhatsApp.

A experiência oferecida ao cliente será diferenciada, porque o vendedor fará o compartilhamento do link do pagamento, facilitando a operação.

Importância da presença digital

É muito importante cuidar da presença digital da sua loja, de modo a usufruir das facilidades que proporcionam o processo de integração entre e-commerce de moda e canais de venda. 

Pouco adianta estar atrelado a grandes empresas e descuidar da imagem da sua. A integração é benéfica, mas não faz tudo sozinha. Além disso, a construção de uma marca forte passa por um bom planejamento de marketing digital com foco em criar uma presença sólida.

Há diversos pilares que são trabalhados nessa estratégia, tais como:

– Posicionamento;
– Relevância do conteúdo compartilhado;
– Ações de aproximação com o público;
– Fidelização;
– Processo comunicativo bem estruturado;
– Monitoramento das ações.

Vantagens da integração

Independentemente do canal de vendas que a sua empresa escolher para fazer a integração, ficou claro que as vantagens são imensas. Veja algumas:

– Maior facilidade de ser encontrado;

– Aumento nas vendas;

– Melhoria na jornada de compra do cliente;

– Facilidade de gerenciamento, entre outras.

Assim, é essencial que você comece a pensar nessa ideia, analise as opções existentes e possa aproveitar todos esses benefícios. Nesse processo de escolha, é fundamental conhecer o seu mercado e ter uma definição precisa de quem é o público-alvo ideal.

Seguindo esse panorama que apresentamos, o seu e-commerce de moda tem um bom norte a seguir para que essa integração com os canais de venda seja feita com sucesso.

E que tal ter acesso a um guia completo para melhorar o desempenho do seu e-commerce de moda? Selecionamos as melhores dicas e tudo o que você precisa saber para aumentar os resultados da sua loja. Não deixe de conferir!

Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil..

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