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Operação, Logística e Estoque

E-commerce de sucesso: descubra como alavancar sua operação

By 14/05/2019fevereiro 6th, 2023Um comentário

Ter um e-commerce bem-sucedido exige atenção com diversos detalhes, mas não é tão complicado quanto parece.

Para não errar, o primeiro passo é desenvolver um bom plano de negócio. Muitas vezes, pela falta de tempo, deixamos de dar a devida atenção ao planejamento, mas trata-se de um erro grave.

Afinal, sem saber onde quer chegar, como você vai conseguir definir os melhores caminhos?

Avalie as oportunidades de negócio

Para os estudos iniciais sobre a viabilidade de ter um comércio eletrônico, é importante considerar se esse tipo de operação atende aos propósitos do seu negócio.

Se está partindo do zero, porque resolveu tornar-se um empreendedor, saiba que o comércio eletrônico é um dos setores que mais têm crescido no Brasil. Ou seja, o histórico do segmento é positivo.

Para se ter uma ideia, em 2018, mesmo com todos os percalços enfrentados na área econômico, o setor registrou um aumento de 12% em relação a 2017.

E, como mostramos neste artigo sobre o panorama do comércio eletrônico no Brasil, há outros dados que devem ser avaliados, como a taxa de crescimento, bem superior à registrada nos demais segmentos da economia.

Saímos de cerca de 53 milhões de pedidos em 2011 para 120 milhões em 2018.

A cifra movimentada também é significativa: as empresas alcançaram um faturamento total de R$53,4 bilhões.

Expanda a sua operação de forma rápida e segura

Ainda considerando as razões para investir num e-commerce, tem outra questão relevante, principalmente para quem tem uma loja física: a possibilidade de ganhar escala sem precisar comprometer um alto investimento.

Por que podemos ser taxativos nessa questão? Pelo fato de o e-commerce multiplicar os seus canais de venda. Além do consumidor habitual, a marca torna-se uma opção para quem prefere a compra via website ou via dispositivos móveis, sem falar nos marketplaces e redes sociais.

Para entender melhor o que pode ser feito em mobile, baixe nosso eBook. Reunimos dados sobre a venda via esses canais e também separamos dicas sobre as melhores estratégias para impulsionar o seu negócio.

Conecte-se com as principais tendências do mercado

O conceito omnichannel hoje é um diferencial importante para qualquer negócio, pela multiplicação das oportunidades de vendas, mas tem outra questão importante: a necessidade de adequar sua marca aos novos tempos.

A tecnologia tem dominado várias áreas da nossa vida, facilitando várias tarefas, e não faz sentido imaginarmos que as relações de consumo não sejam afetadas por essas mudanças.

No caso do varejo, as facilidades oferecidas pelo ambiente online vão muito além da simples venda por outro canal. As lojas têm conseguido estabelecer outro tipo de relação com seu público, na medida em que sabem exatamente com quem estão falando.

Entenda tudo o que está acontecendo nessa área: baixe nosso eBook sobre Futuro do e-commece: novas tecnologias e a evolução que elas trazem.

Aprimore a gestão do negócio

Ter um e-commerce de sucesso depende da escolha da plataforma adequada. O uso da melhor solução influencia na relação que o público consegue estabelecer com a loja na hora da compra, mas também no processo de gestão da loja.

Para começar, facilita bastante ter um sistema que opere no modelo Saas. Na prática, isso quer dizer que você não precisa fazer um grande investimento inicial para a aquisição da plataforma.

O pagamento é mensal e funciona como uma espécie de aluguel. A vantagem, além do custo, é que a loja tem acesso continuamente às melhorias implementadas no sistema.

Considerando que a área de tecnologia tem evoluído rapidamente, é importante ter como adotar novas soluções, sem maiores complicações.

Para solucionar suas eventuais dúvidas sobre o que considerar na escolha da plataforma, veja esse artigo: Plataforma de e-commerce: o que não pode faltar para abrir sua loja virtual.

Use as ferramentas adequadas para cuidar da divulgação

A parte de infraestrutura é essencial para ter uma operação bem-sucedida, porém, cada vez mais temos que tomar muito cuidado com o relacionamento estabelecido com o público.

Nesse caso, estamos nos referindo tanto às ações de divulgação, como as iniciativas que devem ser implantadas para o pós-venda.

No atual ambiente, o principal é assegurar o máximo de conveniência para o cliente, proporcionando a melhor experiência possível em todas as frentes do negócio.

É nesse contexto que tem aumentado o uso dos serviços de mensageria. A loja só tem a ganhar quando abre mais um canal de contato, empregando um sistema que é usado no dia a dia pelos clientes.

Não perca oportunidades nessa área: entenda como tirar o melhor proveito dessas soluções no nosso eBook Como vender pelo WhatsApp: O guia definitivo.  

Experiência do usuário: saiba como valorizá-la

O emprego das novas ferramentas tem um propósito bem definido: melhorar a experiência do usuário com o e-commerce.

Nos últimos anos, essa questão da experiência tornou-se prioritária devido a alguns fatores:

– o consumidor ganhou mais poder nas relações de consumo e, com isso, está cada dia mais exigente. Nesse contexto, ele demanda um tratamento personalizado, não tem mais uma atitude passiva.

– para as empresas, independentemente do porte ou ramo de operação, está muito difícil manter os diferenciais de produtos e serviços apenas com base nos atributos funcionais. Daí a necessidade de aprimorar as experiências, oferecer um serviço que dê destaque para a marca.

Não sabe exatamente o que fazer para implementar boas práticas nessa área? Temos um texto bem completo sobre isso Experiência do usuário: 12 princípios fundamentais para seu e-commerce.

Preparado para estruturar o seu e-commerce? Quer saber mais sobre as medidas que devem adotadas para entrar de vez no universo virtual? Baixe agora o nosso Checklist. Ele vai esclarecer suas dúvidas e facilitar o seu trabalho.

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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