Estratégia de vendas: como fazer o e-commerce ser a sua loja com maior faturamento

estratégia de vendas

Estabelecer um negócio online não é mais privilégio deste ou daquele setor. Com o crescimento do público que acessa a internet (são mais de 140 milhões de brasileiros conectados), o comércio eletrônico tornou-se prioritário para quem precisa crescer.

Isso não significa abrir mão da loja física, fazer algum tipo de substituição. Empresas bem-sucedidas são aquelas que conseguem aproveitar o melhor de cada canal. Para isso, é importante, obviamente, ter uma estratégia de vendas multicanal, que contemple todas as operações.

Para o artigo de hoje separamos algumas dicas sobre como melhorar o desempenho do seu negócio com um e-commerce, gerando mais faturamento. Confira!

Porque é importante vender pela internet

Se você ainda tem dúvidas sobre a necessidade de investir numa operação de vendas pela internet, veja esses dados sobre o desempenho do comércio eletrônico no Brasil:

– a previsão dos especialistas é que o volume de pedidos tenha um novo salto em 2019, chegando aos 137 milhões. Isso deve representar um aumento de 12% em relação a 2018. É um aumento substancial, principalmente se considerarmos que a economia brasileira ainda não está no seu melhor momento.

– outro fato que precisa ser considerado: a adesão dos brasileiros ao mobile commerce. Nesse caso, estamos falando desde as compras realizadas nos sites mobile (daí a necessidade de ter uma plataforma responsiva), como as interações estabelecidas via aplicativos de mensagens.

– Divulgado em abril de 2019, o estudo da Mobile Time/Opinion Box indica que, em três anos, a proporção de internautas brasileiros que já experimentaram o comércio móvel cresceu 20 pontos percentuais. Saimos de 62% para 82%. E, nas classes AB, o índice chega a 90%.

– ainda é importante registrar, quando se analisa a força do comércio eletrônico, o sucesso dos marketplaces. Eles têm ajudado a impulsionar o crescimento do e-commerce. Para aproveitar melhor o potencial dessas operações, é importante ter uma plataforma de e-commerce que integre os principais marketplaces de forma nativa.

Estratégia de vendas: como aumentar o faturamento

Entendido o potencial das vendas online, é importante analisarmos os recursos que podem alavancar as vendas no ambiente virtual.

Conceito omnichannel

Principalmente para quem tem uma loja física, o ideal é pensar na complementariedade que existe entre os canais. Para que isso aconteça no dia a dia, as operações devem ser integradas.

Nesse caso, não estamos falando apenas de oferecer ao cliente vários canais, e sim de fazer a gestão das operações num único sistema.

Com isso, controle de estoque, organização das estratégias de vendas e mesmo as ações de marketing são organizadas com foco na conversão.

Independentemente do canal de contato ou compra, a loja tem como analisar as informações e direcionar melhor suas iniciativas.

Um exemplo prático dessa integração: o cliente faz a compra no e-commerce, mas retira na loja física.

Esse tipo de funcionalidade, presente nas plataformas omnichannel, geralmente ajuda, por exemplo, a elevar o ticket médio do estabelecimento. 

 Divulgação

O aumento da presença digital da marca é outro benefício importante dos e-commerces. Principalmente com o uso do aparelho celular, a jornada de compra do consumidor tem-se tornado mais complexa.

Com a facilidade de acesso, as visitas às lojas são mais frequentes. O Google tem realizado alguns estudos sobre isso, avaliando com mais atenção essa questão dos micro momentos.

Eles se referem às interações que o público estabelece com as lojas, em diferentes situações – pesquisas, consultas específicas, compras, atendimento etc.

Na prática, então, quando a marca também faz vendas pela internet ela está mais exposta, aumentam as chances de conexão com o público.

Mas fique atento: o planejamento do e-commerce precisa incluir a divulgação da marca. O desempenho comercial da loja tende a melhorar se ela tiver tráfego e, claro, implementar estratégias de vendas que permitam transformar visitantes em leads.

Nesse caso, links patrocinados, marketing de conteúdo (para melhorar a busca orgânica), emprego das técnicas de SEO e anúncios em redes sociais são estratégias que funcionam para o e-commerce. 

Além disso, os gestores ainda têm como fazer o disparo de e-mails, boletins de ofertas, lembretes de aniversário etc., e usar as ferramentas de promoção. 

Estratégias e-business

Quem tem um e-commerce ainda sai ganhando em termos de inteligência vendas. Plataformas de vendas online como a JET NEO fornecem inúmeros recursos de gestão, o que facilita bastante o trabalho nessa frente.

Destaque, por exemplo, para as facilidades na categorização dos produtos. A combinação de dados relacionados aos produtos com as informações a respeito da jornada de compra do cliente pode gerar resultados excelentes em termos de conversão.

O uso de recursos como o JET Analytics também gera impactos bastante positivos nas vendas. O gestor tem acesso a diversos tipos de relatórios, independentemente do canal empregado para a compra. 

Com isso, é possível avaliar o desempenho das vendas nas lojas físicas, via web, mobile, redes sociais, aplicativos de mensagens e marketplaces.

Indicamos neste artigo pontos importantes para serem analisados para quem estuda formas de expandir o seu negócio. 

Como mostramos, a abertura de uma loja virtual é uma das alternativas mais rentáveis, tanto pelo potencial, como pelas vantagens oferecidas no desenvolvimento das estratégias de vendas.

Gostou do artigo? Preparado para dar o próximo passo? Uma das decisões mais importantes refere-se à contratação do sistema de vendas via internet. Temos um artigo bem detalhado sobre o assunto: O que considerar na hora de escolher uma plataforma de e-commerce?

 


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