Kit de produtos no e-commerce: saiba como aumentar seu ticket médio

Kit de produtos no e-commerce

Quem trabalha com e-commerce sabe exatamente os principais desafios e objetivos para aumentar os lucros.

Um dos indicadores de desempenho que os gestores devem monitorar é o ticket médio, justamente para traçarem estratégias capazes de aumentar o valor médio dos pedidos. Entre as possibilidades, está o kit de produtos no e-commerce.

Essa ação pode elevar o faturamento, mesmo que o número de visitantes ou de pedidos na loja não se alterem. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste conteúdo. Aproveite!

O que é o kit de produtos no e-commerce?

Montar e ofertar um kit de produtos no e-commerce é uma estratégia de mercado para fazer com que o cliente inclua mais itens em sua compra do que o planejado, ou seja, aumente o ticket médio.

Antes de falarmos sobre o kit, precisamos deixar claro o conceito de ticket médio. Esse indicador é calculado ao se dividir o faturamento total de um certo período pelo número de pedidos concluídos no mesmo intervalo de tempo. O resultado encontrado é a média que os clientes gastam na loja.

Quanto maior for o ticket médio, mais seus clientes estão comprando e, consequentemente, a lucratividade pode decolar. Por isso, é muito importante sempre buscar novas e inteligentes maneiras de elevar esse KPI.

Agora, falando do kit de produtos no e-commerce, essa é uma prática bastante adotada em lojas no exterior, mas ainda é bem tímida no Brasil, o que pode ser encarado como uma grande oportunidade a explorar. O lojista pode identificar produtos complementares, aqueles que o cliente tem interesse em adquirir em conjunto, e montar um kit com uma vantagem de compra, como desconto progressivo.

Por exemplo, se uma loja vende móveis para escritório, como uma mesa, o lojista pode criar uma oferta da mesa e cadeira, vendendo o conjunto com desconto se comparado à compra individual. Assim, o cliente se sente motivado a aumentar o carrinho de compras.

Outra possibilidade é ofertar melhores condições na compra de maior volume de um mesmo produto. Assim, você consegue estipular descontos progressivos à medida que o volume aumenta.

Como montar o kit de maneira adequada?

O kit de produtos no e-commerce não deve ser montado de qualquer forma. É preciso criar uma estratégia por trás dessa ação para que ela gere bons resultados. A seguir, vamos ver algumas ideias:

Analise o seu produto principal e os complementares

Qual é o principal produto da sua loja? Essa resposta deve estar na ponta da língua de qualquer gestor! Esse item é aquele que apresenta a maior saída, alinhado com a boa margem de lucro.

Uma boa ideia para montar o kit de produtos no e-commerce é oferecer o seu item principal com produtos complementares. Você identifica os produtos que também podem chamar a atenção do consumidor, mas que não é tão prioridade na hora da compra. Dessa forma, consegue aumentar a saída deles. Lembre-se de que os produtos complementares devem ser interessantes para o cliente, senão o interesse no kit será baixo.

Controle as validades dos seus produtos

Outra boa ideia para montar um kit de produtos no e-commerce é analisar a data de validade, caso haja. Com isso, você pode criar promoções com preços atraentes antes de os itens vencerem.

Identifique o padrão de consumo dos clientes

Para montar os kits, é importante analisar o padrão de consumo dos seus clientes. Por exemplo, se você está vendendo um produto consumível, que os clientes fazem compras recorrentes, observe quantos desses produtos normalmente são vendidos a cada compra.

Um exemplo que podemos criar é com pasta de dente. Se, depois que analisar o padrão, você observa que seus clientes compram 3 unidades por vez, é interessante criar um kit com uma quantidade acima disso. Caso contrário, se você criar kits com 2 ou 3 unidades, pode estar oferecendo um desconto que o faça faturar menos, sem que isso aumente o volume de saída.

Ofereça condições realmente vantajosas

Por fim, pense em condições realmente vantajosas para os clientes no momento de montar o kit. Esse conjunto pode ser criado a partir de vários critérios (itens complementares, validade perto do fim etc.), mas, se não for interessante para o consumidor, o efeito no faturamento poderá ser nulo.

Quais são os benefícios de ofertar o kit de produtos no e-commerce?

Agora, vamos falar dos benefícios de oferecer um kit de produtos no e-commerce.

Maior flexibilidade na precificação

Com os kits, o lojista tem maior flexibilidade na precificação. Você pode criar essas promoções de curta duração, reduzindo os valores para pensar no volume, sem mexer no preço do item individual.

Melhores condições de frete

O frete pode ser um empecilho na hora da compra. Dependendo de onde está sediada a empresa e o local de entrega do produto, o valor do frete pode ser até maior do que o próprio item.

Pensando nisso, oferecer o kit de produtos também pode ser uma vantagem nesse aspecto. O cliente pagará um único frete. Isso pode ser usado para estimular a venda do conjunto.

Aumento no ticket médio

Não podemos nos esquecer, claro, do aumento no ticket médio que o kit de produtos pode alcançar. Em vez de comprar 1 ou 2 produtos, o cliente acaba comprando 4 ou 5 em um kit, com valor maior e condições mais atrativas.

Controle de estoque

Por último, o controle de estoque também pode enxergar boas vantagens no kit de produtos no e-commerce. Os conjuntos podem ser montados para estimular a saída de itens que estão no estoque há mais tempo.

Portanto, como vimos em nosso conteúdo, oferecer um kit de produtos no e-commerce é uma boa estratégia para alavancar as vendas. Sobretudo, é uma das ações possíveis para aumentar o ticket médio.

Para executar essa ação corretamente, tenha atenção com os pontos que levantamos, como analisar os produtos complementares, o padrão de consumo e a validade dos itens em estoque. Além disso, ofereça condições realmente vantajosas aos seus clientes.

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