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Marketing e Campanhas

Marketing estratégico: qual a melhor forma de organizar sua loja?

By 23/10/2018fevereiro 28th, 2024No Comments

Identificar as necessidades dos clientes e planejar como as empresas podem se organizar para atendê-las. Esse é um dos objetivos do marketing estratégico.

Num cenário de aumento da concorrência, como o enfrentado pelo comércio eletrônico, é importante que os e-commerces consigam dar atenção ao futuro do negócio, ao mesmo tempo em que investem em ações de curto prazo.

Você sabe como conciliar essas iniciativas? Se ainda tem dúvidas, confira as informações que separamos para este artigo. Vamos explicar a diferença entre o marketing estratégico e o operacional e mostrar como o possível orientar a sua loja virtual para ter um crescimento sustentável.

Marketing estratégico: quais as vantagens obtidas?

Quem trabalha com vendas, independentemente da área, sabe que o dia a dia não é fácil. A urgência por resultados rápidos faz parte da rotina, afinal, dinheiro em caixa é o que comprova o desempenho da operação.

E, para isso, precisamos nos movimentar o tempo inteiro, implementando ações que ajudem a incrementar os negócios. Reside nesse ponto a importância do marketing operacional, responsável pela execução das nossas táticas.

Contudo, para que tudo dê certo nesse estágio, temos que ter um bom planejamento. Grosso modo, podemos dizer que essa é a essência do marketing estratégico. Ele envolve, então, a preparação da empresa para lidar com os desafios diários.

Parece simples, mas muitas lojas (físicas e online) fracassam justamente porque deixam de conferir a devida atenção a esse aspecto do negócio. Assim, partem logo para a execução das táticas, relegando o planejamento estratégico a um segundo plano.

No longo prazo, isso pode ser bastante arriscado. Os negócios no ambiente online são dinâmicos, então, é importante que o gestor consiga se antecipar às mudanças de comportamento do mercado e do próprio cliente. Como fazer isso? Investindo no marketing estratégico. Vamos ver como fazer isso no próximo tópico.

Como estruturar o marketing estratégico da sua loja?

Entendido que é a partir do marketing estratégico que você vai conseguir detectar novas oportunidades de mercado para o seu negócio, vamos ver como isso funciona na prática.

Conhecimento do público-alvo

É óbvio que, antes de qualquer outra ação, precisamos conhecer bem o nosso público. O desafio hoje é conseguir ir além das questões básicas, ligadas ao perfil sociodemográfico.

O Big Data para o e-commerce é uma realidade, e os gestores devem aproveitar as informações disponíveis para aprofundar suas análises. Quanto mais conhecimento sobre o comportamento do público, mais certeiras as estratégias que podem ser traçadas para atrair a sua atenção e gerar novos negócios.

Lembre-se de que o marketing estratégico não se limita à comunicação da loja. Sim, é importante entender os melhores canais para fazer a divulgação do negócio, mas é essencial recorrer a outras estratégias relacionadas ao produto, aos preços, à distribuição etc.

Refletindo sobre os desafios específicos dos e-commerces, tenha em mente que o marketing estratégico visa a identificação das necessidades dos clientes. É a partir daí que você vai conseguir traçar as estratégias adequadas.

Definição dos objetivos

Na elaboração do seu planejamento de marketing estratégico, é importante documentar todas as informações e indicar, de forma detalhada, orçamentos e prazos.

Lembre-se ainda de que quanto mais preciso você for na definição das metas, mais condições terá para monitorar os resultados.

A recomendação, para essa etapa, é que se adote o conceito SMART:

– Specific (Específica)

– Mensurable (Mensurável)

– Attainable (Alcançável)

– Relevant (Relevante)

– Time-Bound (Baseadas em tempo)

Quais as melhores estratégias para e-commerce?

Analisando o cenário atual do comércio eletrônico, é possível indicar algumas frentes que podem ajudar a sua loja a atrair mais clientes e, também, aprimorar o relacionamento estabelecido com os atuais.

Tecnologia

A evolução do varejo tem sido determinada pelos avanços tecnológicos. Portanto, para manter a sua loja à frente dos concorrentes, não há como abrir mão dos novos recursos disponíveis.

Pensando em termos práticos, inclua no seu planejamento estratégico as melhorias que podem ser implementadas nessa área no seu negócio no curto, médio e longo prazos.

Para fazer isso, considere:

– A sua plataforma de e-commerce é responsiva?

– É adequada para o conceito omnichannel?

– É integrada aos marketplaces?

Soluções desse tipo podem fazer muita diferença para o seu sucesso, por isso, se ainda não são adotadas, precisam ser incluídas no seu planejamento.

Essa é a vantagem do marketing estratégico: o gestor não se limita a resolver os problemas do dia a dia, indica o que precisa ser feito para manter a operação alinhada com as principais tendências do mercado.

Relacionamento com os clientes

Atender bem os clientes em todos os pontos de contato é obrigação de quem tem uma loja virtual. O desafio, então, é como estabelecer um relacionamento mais próximo com o público.

Personalização é um conceito-chave para o consumidor 3.0, daí a necessidade de investir na automação das suas atividades.

Apenas com o emprego das ferramentas adequadas é que os e-commerces têm condições de trabalhar melhor com as informações registradas na sua base dados, preparando ações específicas para cada tipo de cliente.

Nesse caso, considera-se o perfil de compra, mas também outros dados relevantes, como períodos mais propícios para as vendas de determinados itens.

O planejamento de ações desse tipo pode ser baseado nas análises dos relatórios gerados pela sua plataforma de e-commerce. Eles vão orientar a realização de promoções e iniciativas que podem ajudar, por exemplo, a melhorar suas taxas de carrinhos abandonados.

Comunicação

Com o aumento da concorrência nessa área, por mais que você invista na qualidade da operação, será difícil ter sucesso sem uma estratégia adequada na área de comunicação.

Nesse caso, o ideal é ter iniciativas orientadas pelo seu conhecimento sobre a jornada de compra dos clientes. Assim, para cada fase, será possível acionar o tipo de mensagem e os canais mais eficazes.

Não existe fórmula pronta nessa frente, porém, lembre-se de que hoje é importante diversificar. Investir na produção de conteúdo para o seu blog e/ou site pode ajudar bastante, mas a sua loja também precisa ter uma forte presença nas redes sociais.

Ao elaborar o seu planejamento, preocupe-se em definir bem as ações que serão executadas, considerando que audiência, por exemplo, não se constrói de uma hora para outra. Daí a importância das metas definidas para cada período.

O marketing estratégico exige atenção com cada um dos pormenores que envolvem a gestão do e-commerce, mas vale a pena dedicar tempo e recurso na elaboração de um planejamento adequado. É a garantia de que a sua loja terá um crescimento consistente.

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