6 pontos para avaliar e escolher a melhor plataforma de e-commerce

melhor plataforma de e-commerce

Entre as decisões que precisam ser tomadas na abertura de uma operação de vendas via internet, uma das mais difíceis envolve a escolha da melhor plataforma de e-commerce para o negócio.

A justificativa é simples: o mercado dispõe de diversas opções e nem sempre é fácil entender as diferenças de um modelo para o outro.

Neste artigo vamos apresentar 6 pontos que devem ser avaliados na contratação desse tipo de serviço. A proposta é esclarecer suas dúvidas técnicas. Acompanhe!

1- Aval do mercado

Num mercado em crescimento como o de e-commerce, o número de fornecedores aumenta de forma significativa. Como sempre acontece nesses momentos, é difícil evitar a entrada dos chamados “aventureiros”.

Em muitos casos, estamos falando de empresas interessadas em aproveitar o boom do setor, mesmo sem dominar as particularidades do mercado brasileiro ou oferecer condições adequadas para o funcionamento adequado da operação.

Para evitar problemas, um dos aspectos que precisam ser avaliados na escolha da melhor plataforma de e-commerce é a reputação da empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema.

A JET NEO leva vantagem nesse quesito. A JET e-business tem experiência (são mais de 18 anos dedicados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para e-commerce) e conta com o aval do mercado: fechou 2018 com mais de 15 mil lojas ativas, entre os quais alguns dos principais e-commerces do Brasil.

2- Tecnologia de ponta

Parece óbvio enfatizar a necessidade do uso de tecnologia de ponta por empresas especializadas no desenvolvimento de soluções para e-commerce. Porém, muitos negócios online fracassam porque o fornecedor não consegue oferecer o suporte necessário para os clientes.

A venda via internet tem demandas específicas, então, é importante atenção especial com esses aspectos:

– Disponibilidade e segurança. Ao avaliar a contratação da melhor plataforma de e-commerce, confira o SLA – Service Level Agreement. O fornecedor deve especificar em contrato o serviço e o suporte oferecido. A JET garante 99,9% que sua loja funcionará perfeitamente para atender seus consumidores.

– Infraestrutura adequada à demanda. Sem limite de banda, a arquitetura tecnológica da JET NEO é composta por clusters, storage de armazenamento de dados, firewall e IDS.

– Monitoramento de performance. O monitoramento de rede, banco de dados, aplicação e serviços é ininterrupto no caso da JET, com indicadores de saúde do ambiente tecnológico e a adoção de ações preventivas.

3- Definição do modelo

Entre plataformas de e-commerce mais usadas, é possível distinguir três modelos distintos:

SaaS. Nesse caso a contratação funciona como um aluguel. A vantagem é que a loja virtual tem à disposição um sistema que está sempre atualizado.

Além disso, o gestor não precisa se preocupar com a infraestrutura tecnológica, incluindo hospedagem e servidores. Isso tudo fica por conta do fornecedor.

A JET NEO opera no modelo SaaS, atuando diariamente no desenvolvimento novas funcionalidades para otimizar o desempenho das lojas e das vendas.

Open Source. Nesse sistema se encaixam as chamadas lojas virtuais de código aberto. Elas são desenvolvidas por comunidades de programadores e estão liberadas para download.

Atenção: isso não significa que não tenha custos, uma vez que é preciso investir na implementação e na manutenção, o que exige serviços especializados.

Outro ponto que merece cuidado é a questão da segurança. Como o código-fonte é aberto, os “ataques” virtuais são mais frequentes.

On-Premises. Em termos de funcionalidades, não há muita diferença em relação aos demais modelos. Dependendo do sistema escolhido, é possível ter uma plataforma robusta.

É importante analisar o custo. Em vez de pagar uma taxa mensal, o e-commerce adquire o sistema.

No dia a dia, é preciso atenção com a estrutura que será dedicada ao projeto, por causa da necessidade de atualização e de a própria equipe ter que responder pela manutenção.

4- Integração

O ecossistema do e-commerce é formado por diversas operações. Assim, para ter uma loja de sucesso, é importante verificar como funcionam as integrações com outros sistemas.

Para não errar, analise a lista de parceiros da plataforma para as seguintes áreas:

– ERP;
– Meios de pagamento;

– Análise de riscos;

– Integradores;

– Precificação;

– Atendimento;

– Consultoria;

– Certificação;

– Marketplaces;

– Comparadores;

– Comunicação.

No caso da JET NEO, um diferencial importante é adoção do sistema de API aberta, o que facilita bastante a integração com outras soluções e garante a escalabilidade. Ou seja, a plataforma está preparada para acompanhar o crescimento da loja.

5- Parceria com agências

Contar com o apoio de uma agência garante mais segurança na implantação e manutenção de um sistema de vendas via internet.

No dia a dia, isso significa que a operação terá o suporte necessário para as áreas de gestão, desenvolvimento e marketing. Tenha em mente que, sem um trabalho eficiente nessas frentes, é impossível ter uma operação bem-sucedida.

Reconhecendo a importância das parcerias, a JET e-business tem o JET Networking, um programa que já certificou mais de 60 agências.

6- Foco na conversão

Quem tem um negócio online busca performance, daí a necessidade de analisar se a plataforma escolhida tem foco em conversão.

Assumir esse tipo de compromisso com o desempenho da loja exige do fornecedor atenção com áreas críticas do negócio, como:

Checkout. Para não perder clientes, é importante que a loja disponha de algumas soluções, como o login social e recursos que tornem a jornada de compra mais rápida e intuitiva.

Divulgação. Além da integração nativa com ferramentas do Google e do Facebook, certifique-se de que a plataforma conta com os recursos necessários para facilitar a realização de promoções.

Ter como criar cupons de desconto e organizar o envio de campanhas de e-mail marketing podem ser um diferencial para a loja, assim como o fato de adotar em sua estrutura práticas de otimização.

Gestão. Além das facilidades na categorização do catálogo de compras, a gestão da operação torna-se mais eficiente se contar com ferramentas específicas para analisar a jornada de compra do cliente.

É o que faz o JET Analytics ao disponibilizar diversos tipos de relatórios, independentemente do canal empregado para a compra. Assim, é possível avaliar o desempenho das vendas via web, mobile, redes sociais e marketplaces, tudo integrado com as lojas físicas (se for o caso).

Indicamos neste artigo pontos importantes para serem analisados na escolha da melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio: reputação da empresa, tecnologia, modelo, integração, parcerias e foco na conversão.

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