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Recursos para E-commerce

Monitore seu site com 5 ferramentas grátis

By 01/12/2015novembro 24th, 2022No Comments

O conteúdo também tem suas métricas – e centenas de ferramentas gratuitas que permitem acompanha-las. Aqui vamos destacar as cinco que são mais eficientes no processo de planejamento e acompanhamento da sua estratégia de conteúdo.

1. Botões de compartilhamento

Existem pelo menos três ótimas ferramentas que não apenas adicionam os botões de compartilhamento ao seu site ou blog, mas também oferecem métricas associadas: AddThis; AddtoAny e Share Tally.

O básico todos fazem: além de adicionar os botões das redes sociais no final de seus posts, eles contam os números de compartilhamento e a extensão do alcance de seu conteúdo. Estas métricas em alguns casos ficam acessíveis no painel, através de login, ou podem ser enviadas direto para a sua caixa de entrada.

Importante, no caso de e-commerces: crie e mantenha um processo de acompanhamento destes números.

Além de checar os compartilhamentos, é interessante também avaliar se a repercussão é positiva, neutra ou negativa – e sempre realizar ajustes (e responder rápido, nunca custa lembrar).

2. SEO

Para fazer a otimização diretamente em painéis do WordPress, o YoastSEO é a melhor ferramenta. Lembre: não basta instalar, é preciso fazer o trabalho de acordo com o seu planejamento e estratégia de conteúdo. E a versão gratuita dá conta do principal trabalho.

Para acompanhar o resultado de seu trabalho de conteúdo, o Majestic SEO, criado para ajudar a desenvolver otimização de busca, também serve para descobrir os links que você recebe, as palavras usadas para o link e a qualidade dos sites. Como é uma ferramenta paga, não é possível usar frequentemente, mas permite uso esporádico – o que permite comparativos ao longo do tempo.

MajesticSEO

3. Bit.ly

O bit.ly serve para encurtar URL’s – ferramentas fundamentais por conta do limite de texto do Twitter. Um dos mais populares – e rápidos – tem um ótimo sistema de estatísticas, que permite acompanhar os cliques ao longo do tempo, com detalhes importantes: qual foi o referenciador e país de origem, por exemplo.

Pode ser uma boa política usar o encurtador como padrão para divulgação também de seus links nas mídias sociais para acompanhar o desempenho de cada canal – sempre há a alternativa de criar uma UTM, só lembre de integrar a informação em seu painel de analytics.

4. Google Alerts

O serviço do Google é uma mão na roda para saber o que estão dizendo a respeito de um assunto. É possível criar alertas com o nome da sua empresa, site, título do post, URL’s específicas. Você pode filtrar o que o Google monitora (portais, blogs, web) e o idioma da pesquisa. O sistema aceita a linguagem booleana, o que simplifica excluir termos (use o operador de subtração) e criar buscas exatas (coloque a expressão entre aspas).

Alerta ICMS

5. Topsy

O Topsy é uma ferramenta de busca que permite vasculhar o Twitter – e você pode usar URL, termos, produtos ou marca em foco para isso. É possível filtrar o período e também o idioma. No site também é possível fazer comparativos entre termos (e suas tendências) e buscar resultados que contenham links, fotos ou vídeos.

Foto: Théo La Photo via Compfight cc

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