Natal 2010: Dados e Dicas

Segundo estimativa da e-Bit, no Natal deste ano deverão ser movimentados R$ 2,2 bilhões, montante que irá coroar o ano de 2010 para o comércio eletrônico, que terá faturado cerca de R$ 15 bilhões no total, caso as projeções se concretizem. Isso significaria 40% a mais do que os R$ 10,6 bi de 2009, até então um recorde do setor.

A e-Bit calcula também um ticket médio de RS$ 370,00, e que eletrônicos e equipamentos de informática terão grande expressividade de vendas no período entre 15 de novembro e 24 de dezembro.

São responsáveis por esse aumento o maior acesso ao crédito e a expansão do próprio comércio eletrônico no país, que tem conquistado novos consumidores diariamente graças ao aprimoramento de processos e a crescente familiaridade e confiança do consumidor com relação a esse modelo de negócios.

No entanto, apenas ter uma loja virtual em época de Natal não é o suficiente para que ela faça parte dos números previstos pela e-Bit. É preciso ter em mente que, nesse período, muitos compradores de 1ª viagem passarão pela sua loja virtual e, para que estes efetuem a compra, é preciso que a loja transmita confiança e credibilidade. Para isso:

  • Organize bem as informações de sua loja virtual. Tome cuidado com a poluição visual de sua vitrine;
  • Ofereça informações completas de cada produto em sua respectiva página de detalhes;
  • Prepare seu estoque para os produtos que possuem maior índice de vendas nessa época. Para estipular quais produtos são esses, analise relatórios;
  • Colete e exponha em sua vitrine a opinião de pessoas que já fizeram compras em seu e-commerce;
  • Esclareça muito bem suas políticas de envio e de trocas de produto;
  • Ofereça variadas formas de pagamento. É muito importante também que na loja virtual conste um selo de segurança, para que o cliente sinta-se a vontade em enviar seus dados pessoais.
  • Disponha algum meio para pronto-atendimento, seja por e-mail, telefone ou chat. Isso mostra para o cliente, sobretudo o de 1ª viagem, que ele está negociando com pessoas, e não com máquinas.
  • Por último, mas não menos importante, mantenha uma comunicação pós-venda com o cliente. Entre em contato para saber se a entrega do produto se deu na data estipulada, pergunte se ele ficou satisfeito com o produto e mostre-se à disposição caso ele tenha qualquer tipo de dúvida. Isso fará com que seu cliente sazonal se torne um cliente habitual.

Essas são as dicas do Blog da Jet para que sua empresa tenha um bom desempenho neste Natal e, mais importante ainda, que esse bom desempenho se reflita nas vendas de 2011.

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