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Dicas para Vender Mais

Nichos não explorados no e-commerce

By 27/10/2022novembro 24th, 2022No Comments

carrinho de compras e notebookO Brasil tem mais de 68,3 milhões de pessoas que possuem o hábito de consumir produtos pela internet. 

Segundo a TIC Domicílios, 46% dos usuários de internet no Brasil compraram produtos e serviços pela internet em 2021. Em 2019, o índice havia sido de 39%. Ou seja, houve um aumento de 15,7 milhões de consumidores pela internet entre 2019 e 2021, sendo 13,8 milhões da classe C.

O total de faturamento do comércio eletrônico também passa por um acelerado processo de crescimento.

Segundo a 46ª. edição do Webshoppers, da Nielsen, o setor atingiu 118,6 bilhões em vendas no 1º. semestre de 2022, o que representou um crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2021.

Outra boa notícia: o e-commerce cresce em todas as regiões do país. 

Como aproveitar as oportunidades no digital?

Neste mercado em ascensão, micro, pequenas e médias empresas muitas vezes deixam de explorar uma grande quantidade de produtos e serviços por não colocarem em prática estratégias de divulgação e de marketing adequadas às características do varejo online. 

Um primeiro aspecto a ser observado é que hoje o comportamento do consumidor é omnichannel. Ou seja, mesmo que a pessoa não feche a venda na loja virtual, as plataformas digitais vão influenciar sua decisão de compra.

Por isso, ter um e-commerce é uma excelente oportunidade tanto para quem quer iniciar um negócio, como para quem pretende escalar o seu faturamento.

E, mesmo com o crescimento registrado no número de operações que atuam com o varejo online, existem ainda nichos não explorados no e-commerce, com alto potencial de crescimento.

Na escolha do segmento de atuação, é importante que se conjuguem alguns fatores: o ideal é optar por algo que a pessoa ame fazer, seja muito boa e que possa trazer resultados financeiros.

Na hora de selecionar o nicho, o principal é avaliar a viabilidade do negócio. Em primeiro lugar, é preciso pensar se há demanda para o produto ou serviço, ou se você terá de convencer as pessoas a adquiri-lo, o que pode demandar um alto investimento em marketing. 

Além disso, deve-se verificar se já existem outras pessoas fazendo o que você pretende. Em caso positivo, é preciso pensar como você pode se diferenciar delas.

Para completar, avalie o tamanho real do mercado para o produto ou serviço que você quer oferecer, descubra se existe uma demanda real para a sua proposta e tenha a certeza de que você conseguirá entregar o produto ou serviço proposto com a qualidade condizente com o nicho e suas necessidades.

Para demarcar território na rede em sua área de interesse e testar seu futuro público antes do lançamento do negócio, seguem algumas dicas:

– criar um blog, com dicas, curiosidades e análises sobre a categoria que se quer trabalhar;

– testar o apelo de algumas unidades do produto ou serviço em marketplaces;

– investir na criação de uma página ou grupo nas redes sociais para encontrar pessoas dentro do seu nicho.

O que mais vende na internet?

Quando analisamos a lista de produtos mais vendidos na internet em 2022 percebemos que hoje ela é bem extensa. 

Com a difusão do uso da internet e a evolução das soluções tecnológicas, esse ambiente não apresenta mais restrições em termos de público ou mesmo de tipos de produtos que podem ser comercializados no varejo online.

De acordo com 46º. Webshoppers, os maiores volumes de vendas no primeiro semestre de 2022 foram concentrados nos seguintes setores:

  • Eletrodomésticos
  • Telefonia
  • Casa e Decoração
  • Informática
  • Eletrônicos
  • Moda e Acessórios
  • Esporte e Lazer
  • Perfumaria e Cosméticos
  • Alimentos e Bebidas
  • Construção e Ferramentas
  • Saúde
  • Bebês e Cia.

É importante observar que, ainda que liderem as vendas, esses nichos de mercado ainda têm alto potencial de vendas e, por isso, devem ser analisados com atenção.

O principal, como citamos no início, é buscar aspectos que possam ser mais bem trabalhados, de forma a conseguir um posicionamento adequado para a marca.

Vejamos alguns exemplos:

Alimentação

No caso da área de Alimentação, por exemplo, a busca por mais qualidade de venda (neste período pós-pandemia) pode representar novas oportunidades para as empresas que tenham produtos voltados ao segmento de alimentação saudável.

Produtos de beleza

No segmento de produtos de beleza, que conta com grandes players, como os marketplaces, também temos visto empresas de médio porte conquistarem posições importantes, justamente pelo posicionamento diferenciado.

Entre os clientes da JET, temos marcas como a Lolla, que tem conquistado o seu espaço justamente por valorizar as demandas do público vegano.

O sucesso, neste caso, está baseado no aproveitamento dos chamados “subnichos”, formados a partir de segmentações que que vão além dos aspectos sócio demográficos.

Esporte

Assim como na área de alimentação saudável, o esporte é um segmento valorizado pelo público que busca hoje mais qualidade de vida, além de contemplar fãs de determinadas modalidades esportivas e até atletas de alto nível.

Acessórios de informática

Este segmento, que já estava em ascensão, teve um salto durante a pandemia, devido à necessidade de adaptação ao home office.

Considerando que hoje muitas empresas optaram pelo modelo híbrido, os produtos desse setor continuam sendo demandados.

Um dos fatores a serem considerados, neste caso, é a diversidade de itens que podem ser ofertados e, por isso, a importância de se definir o nicho de atuação.

Como ter sucesso em nichos não explorados do e-commerce?

O que percebemos, no dia a dia, é que o principal para as empresas se diferenciarem em mercados tão concorridos é investir na capacidade de geração de valor para o cliente.

Nunca é demais lembrar que as pessoas estão em busca se soluções para as suas dores. Hoje o consumidor tem preferência pelas marcas que lhe oferecer a melhor experiência.

Ter um e-commerce de nicho, num segmento pouco explorado, é uma das saídas para quem pretende empreender, afinal, o comércio eletrônico tem crescido porque representa boas oportunidades de negócios.

Para ter um negócio bem-sucedido, no entanto, é preciso investir numa operação profissional, que aproveite adequadamente todos os recursos disponíveis nessa área.

Se você ainda tem dúvidas sobre como dar os primeiros passos, baixe nosso E-book sobre Estuturação de E-commerce. Reunimos dicas valiosas para ajudar quem pretende investir nessa área.

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