O panorama do crescimento do e-commerce no Brasil

crescimento do e-commerce no Brasil

As taxas de crescimento do e-commerce no Brasil têm sido consistentes nos últimos anos.

Mesmo com os problemas enfrentados pela economia brasileira, o comércio eletrônico tem conseguido ampliar o faturamento e registra também aumento no número de consumidores, o que é um fator positivo para qualquer setor.

Segundo os dados da 38ª. edição do Webshoppers, da E-bit/Nielsen, 27,4 milhões de pessoas fizeram compras nas lojas virtuais no primeiro semestre de 2018. Desse total, 4,5 milhões compraram pela primeira vez na internet.

A estimativa é que o setor feche o ano com um faturamento total de R$53,4 bilhões, o que representará uma alta de 12% em relação a 2017.

Considerando o volume de pedidos registrados pelas lojas, houve um acréscimo de 8% no período avaliado. Para se ter ideia da evolução que está acontecendo nessa área, saiba que saímos de cerca de 53 milhões de pedidos em 2011 para 120 milhões em 2018 (essa é a previsão da E-bit/Nielsen para este ano).

Entender a movimentação do mercado é fundamental para quem pretende investir no setor, seja como forma de expandir o negócio ou para dar início a um novo empreendimento no ambiente digital.

Interessado? Acompanhe nosso artigo, por que reunimos uma série de informações importantes sobre o crescimento do e-commerce no Brasil!

Quais fatores são decisivos para o crescimento do comércio eletrônico?

A expansão do e-commerce sustenta-se hoje em vários pilares. Primeiro, no aumento no número de usuários de internet no Brasil.

A pesquisa TIC Domicílios 2017, do Cetic.br, indica que 120,7 milhões de brasileiros acessam a rede. Destes, 87% declaram usar a web todos os dias.

Além do aumento no número de pessoas conectadas, o fato de a maior parte do acesso ocorrer via celular também tem um impacto positivo na movimentação do comércio eletrônico. Afinal, ter tudo na palma da mão facilita bastante o processo de compra e de pesquisa.

Como era de se esperar, o varejo está de olho nessa mudança de comportamento do consumidor. Levantamento realizado pela CNDL e pelo SPC Brasil em 2018 confirma que o público brasileiro tem usado a internet como uma aliada na hora das compras.

Entre os entrevistados, apenas 18% declararam comprar direto na loja física sem fazer qualquer tipo de pesquisa no ambiente virtual. De acordo com o estudo, os itens mais pesquisados antes da aquisição são:

  • Eletrodomésticos – 58%;
  • Smartphones – 56%;
  • Eletrônicos – 51%;
  • Roupas e acessórios – 32%;
  • Cosméticos e perfumes – 30%.

Para quem pretende atuar no ambiente digital, informações como essas são importantes, uma vez que evidenciam os segmentos com maior potencial.

Comprovando a importância das soluções baseadas no conceito omnichannel, o estudo mostra que enquanto 47% sempre fazem pesquisas via internet, 25% dos clientes visitam as lojas físicas antes da compra.

Crescimento do e-commerce no Brasil: quais as principais vantagens?

A pesquisa da CDNL e SPC também traz dados bem interessantes sobre os motivos que levam o consumidor até as lojas virtuais. No geral, a internet é o meio preferido de 62% dos internautas na hora de ir às compras, enquanto 36% ainda preferem as lojas físicas e 1% cita as redes sociais.

Em relação às vantagens do comércio eletrônico, veja esses dados:

  • 83% acreditam que os preços praticados no e-commerce são mais baixos;
  • 75% optam por essas compras em função da comodidade;
  • 73% destacam a variedade na oferta de produtos;
  • 62% indicam a facilidade na escolha dos produtos;
  • 59% citam a disponibilidade de informações;

Mais um dado que merece ser avaliado com cuidado: é alto o número de consumidores que acaba cedendo à compra por impulso na internet e, nesse caso, a maioria é atraída pelas ações promocionais, visitas constantes aos sites das lojas e recebimento de propaganda da loja.

Como assegurar melhores experiências para os e-consumidores?

Apesar de não haver dúvida de que o cenário é positivo para o comércio eletrônico, os empreendedores devem estar atentos para atender às demandas do público, que se torna cada dia mais exigente.

Segurança é um requisito importante para o sucesso nessa área (daí a importância de a loja ter as certificações necessárias), assim como as facilidades oferecidas ao cliente na hora da navegação e do fechamento da compra.

Por isso, na escolha da plataforma de e-commerce, analise com atenção se ela oferece recursos como:

Checkout inteligente

Quanto mais amigável for o processo de compra da sua loja, mais chances de o cliente concluir o pedido. Com o JET Ckeckout o usuário finaliza a compra em apenas três passos, mesmo sem possuir cadastro. O preenchimento dos dados do cartão é feito com auxílio visual, o que evita dúvidas e problemas no fechamento da venda.

Hub nativo

Os marketplaces têm hoje um importante papel no crescimento do e-commerce no Brasil. Na prática, isso significa que a sua loja precisa ser integrada a esses sistemas, ou seja, precisa estar presente nessas plataformas de vendas. Contudo, para não dificultar a gestão da operação, o ideal é que você consiga fazer o gerenciamento das vendas de forma integrada, controlando o que acontece na loja e no marketplace num único lugar. Esse é um dos benefícios do JET Hub.

Solução omnichannel

Para o consumidor, não há diferença entre os ambientes online e offline. Ele quer ter boas experiências com a loja, independentemente do canal de contato.

Operacionalmente, para que isso aconteça na prática, é crucial ter uma solução omnichannel, que não apenas funcione em qualquer tipo de dispositivo, mas que consiga integrar as informações, facilitando o processo de gestão.

A partir daí a operação está preparada para vender na loja física, na web, no mobile e nas redes sociais, garantindo a melhor experiência possível para o usuário e um processo de gestão mais eficiente, focado na conversão.

O que fazer para aproveitar a expansão do mercado brasileiro?

Além de avaliar os recursos, não deixe de verificar também a reputação do fornecedor de sua plataforma de e-commerce. O número de concorrentes cresceu muito nessa área, mas é importante levar em conta a experiência da empresa no setor.

A JET e-business tem uma trajetória de sucesso reconhecida pelo mercado. Com 19 anos de atividades, conta atualmente com mais de 14 mil lojas ativas, entre as quais alguns dos maiores e-commerces do país.

Como o foco de atuação é o desenvolvimento de soluções tecnológicas para as lojas virtuais, hoje está preparada para atender pequenas, médias e grandes empresas. Isso porque a plataforma opera no modelo SaaS, é escalável e voltada para a alta performance das operações.

Para explorar melhor as oportunidades de crescimento do e-commerce no Brasil, essa pode ser uma vantagem importante: ter à disposição uma plataforma que consiga atender ao aumento da demanda, apoiando o desenvolvimento do negócio.

Gostou do artigo? Interessado em saber mais sobre as possibilidades que existem no ambiente online? Confira nosso artigo sobre 9 pontos importantes para abrir um e-commerce. Preparamos um roteiro bem completo, cobrindo todas as áreas envolvidas nesse tipo de operação.

 


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