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Dicas para Vender Mais

Veja como entender o perfil do seu cliente vai ajudá-lo a ter mais resultados de negócio

By 02/08/2018agosto 16th, 2023No Comments

Conhecer o perfil do cliente é uma das mais importantes estratégias dentro do mercado de e-commerce.

Isso fará com que você não gaste dinheiro nem tempo tentando alcançar pessoas que não estão interessadas em adquirir os seus produtos, serviços e soluções.

No artigo de hoje, mostraremos como você pode entender o perfil do seu cliente e fazer com que o seu negócio tenha mais resultados, extraindo o máximo do potencial que ele pode proporcionar. Acompanhe!

A importância de entender o cliente

Quando mencionamos “conhecer o perfil do consumidor”, o que a maioria dos empresários de e-commerce pensa é que devem saber exatamente o que eles gostariam de comprar, bem como a forma como querem ser tratados, afinal, esses são os dois principais pontos que qualquer empresa que venda produtos ou serviços na internet precisa saber para se consolidar nesse mercado cada vez mais competitivo.

e-commerce cresceu em proporções assustadoras nos últimos anos — mesmo enquanto o país passava por dificuldades, as vendas online continuavam a aumentar exponencialmente.

Apesar desse cenário extremamente motivador, muitas novas empresas abriram os olhos para esse mercado e também passaram a oferecer os seus produtos e serviços na internet. Sendo assim, tornou-se ainda mais necessário conhecer bem o público-alvo, os seus desejos, dificuldades e dores.

Sendo assim, compreender hábitos de consumo, passatempos favoritos e outras características individuais dos seus clientes é um poderoso diferencial para conseguir atrair ainda mais o foco deles para o seu negócio.

Como a disputa pela atenção das pessoas tem sido muito acirrada, as suas informações, desejos e expectativas são dados que valem ouro para uma empresa de e-commerce que deseje se destacar.

Benefícios de conhecer bem o perfil do consumidor

O primeiro benefício que podemos observar quando uma empresa consegue identificar bem o seu público-alvo é a economia com as estratégias de marketing e divulgação dos seus produtos ou serviços.

Se você conhece bem o seu potencial comprador e sabe exatamente onde ele está, fica mais fácil direcionar suas estratégias de publicidade. Assim, você evita alcançar pessoas que não têm interesse nas suas soluções.

Além disso, sabemos que as estratégias de marketing custam caro, portanto, ao focar diretamente o seu público, você economiza um bom dinheiro com publicidade para pessoas que não comprarão de você.

Outro benefício que podemos observar é o fato de haver mais pessoas satisfeitas com os seus produtos e serviços. Se quem comprar de você for apenas quem efetivamente gosta das suas soluções, a chance de ter pedidos cancelados, devoluções ou reclamações é menor.

As informações importantes para definir o perfil do consumidor

Agora que entendemos a importância de conhecer o público-alvo e os benefícios que essa estratégia tem para o seu negócio, mostraremos como você pode reunir informações para garimpar os seus consumidores dentre a multidão. Continue lendo!

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma excelente alternativa para descobrir o perfil dos seus clientes, principalmente como eles conheceram a sua empresa e os produtos que costumam comprar com mais frequência.

Por meio dessa ferramenta, é possível saber o que os seus consumidores pensam sobre a sua marca ou se os seus produtos estão atendendo às necessidades deles.

Redes sociais

As redes sociais também são uma excelente fonte de dados para conhecer melhor um público. Isso ocorre porque algumas ferramenta, como o Facebook, oferecem mecanismos de pesquisa que mostram o comportamento de um segmento em específico.

Você pode, por exemplo, descobrir as páginas que determinado grupo de pessoas, com certa idade, costuma seguir, bem como o seu grau de escolaridade, região do país, entre outras informações.

Landing pages

As landing pages são páginas que contêm formulários para serem preenchidos por seus clientes. O objetivo principal desse tipo de estratégia é angariar informações sobre essas pessoas, a fim de definir o seu perfil.

Para fazer isso, é necessário oferecer conteúdos e materiais interessantes, para convencer os visitantes a fornecer informações relacionadas aos seus hábitos de consumo.

Mineração e análises de dados

Todo movimento que fazemos na internet fornece dados para ela, ou seja, nossos hábitos estão registrados nos servidores dos sites que acessamos, principalmente nas redes sociais. Apesar de muitos quererem impor regras sobre esse tipo de informação, ainda é possível utilizá-las para encontrar um público em especial.

Com isso, é necessário minerar, identificando dados que sejam relevantes para o seu negócio e que tragam mais pessoas para visualizar suas ofertas e provar de suas soluções.

Os tipos de consumidor de e-commerce no Brasil

Neste tópico, demonstraremos alguns dados de um levantamento feito pela E-commerce Radar que mostra o perfil do consumidor brasileiro. Com relação à região, foi constatado que a Sudeste abrange nada mais que 68,1% de todo esse mercado, sendo o estado de São Paulo responsável por 41,6% dos pedidos confirmados.

A participação dessa região é tão impressionante, que o Sul, que é famoso pelo alto consumo, corresponde a 14,9% das vendas realizadas no Brasil, ocupando o segundo lugar no ranking das regiões em que o e-commerce mais atua.

Com relação ao gênero, a pesquisa não demonstrou nenhuma surpresa. O número de mulheres fazendo compras online fechou em 50,1%, uma leve diferença para o sexo masculino, que totalizou um montante de 49,9%.

Com relação à idade, foi constatada que a faixa entre 25 a 34 anos é responsável por 38% das vendas concretizadas. Isso mostra claramente que o mercado de e-commerce ainda está bastante centralizado no público mais jovem, entretanto, podemos notar que é bem distribuído entre homens e mulheres, um dado que vem se consolidando ao longo dos anos.

Definir o perfil do cliente é uma estratégia que demandará certo tempo, afinal, você deverá fazer pesquisas, analisando o comportamento das pessoas que compram em seu estabelecimento virtual, para descobrir os seus padrões de consumo. Ao conseguir definir um público correto, o seu negócio alcançará um nível superior de performance.

Se você gostou do artigo de hoje, não deixe de compartilhá-lo com os contatos em suas redes sociais. Dessa forma, mais pessoas poderão ter acesso a esse tipo de conhecimento e crescer com você!

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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