Skip to main content
Operação, Logística e Estoque

Plataforma de e-commerce SaaS: conheça 10 grandes vantagens

By 03/07/2018maio 23rd, 2023No Comments

Para manter uma loja virtual funcionando plenamente, sem necessitar de gastos elevados com manutenção e ajustes constantes, é vital escolher um bom sistema para suportá-la. No mercado, temos várias soluções, como BaaS (Backend as a Service), FaaS (Function as a Service), Open Source etc. Nesse grupo, a plataforma de e-commerce SaaS (Software as Service) é uma das mais recomendadas.

Isso se deve às vantagens que o seu modelo de funcionamento gera aos negócios, permitindo maior flexibilidade conforme a demanda de serviços. Nessa solução, paga-se um valor mensal para se ter acesso, via web, ao sistema em que se monta o e-commerce, não sendo necessário baixar softwares.

Quer saber quais são as 10 principais vantagens que tornam essa plataforma uma das mais usadas pelos lojistas? Continue lendo e descubra!

1- Agilidade e flexibilidade

Uma plataforma de e-commerce SaaS geralmente tem elevado SLA (Service Level Agreement), além de algumas atingirem 99,9% de disponibilidade. Isso porque o desenvolvedor fica responsável por manter o sistema funcionando, contando com uma equipe especializada só para essa função.

2- Custo baixo

Quem monta uma loja virtual do zero ou compra um software que precisa ser ajustado, alterado e atualizado constantemente, em geral, tem de desembolsar um investimento inicial alto. Por conta disso, seu Total Cost of Ownership (TCO), ou Custo Total de Propriedade, costuma ser elevado.

Para se ter uma ideia, a despesa média com manutenção pode chegar a 72% do orçamento de TI de uma empresa, deixando 28% ou menos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços da área.

Nesse sentido, pagar mensalmente pelo uso de uma solução SaaS pode ser uma alternativa mais econômica, já que não será necessário formar equipes próprias para manter o sistema.

Também não é preciso separar espaços físicos para alocar hardwares (data center) que sustentarão a plataforma. Isso reduz despesas com energia elétrica e com conservação de ambientes e de equipamentos.

3- Previsibilidade de custos

Além de reduzir as despesas, há a previsibilidade de custos, já que você saberá exatamente quanto deverá pagar pela utilização da plataforma todo mês. Por conta disso, o seu setor financeiro poderá se organizar mais facilmente, separando os recursos necessários com maior precisão.

4- Segurança no sistema e nas transações

Os códigos de uma plataforma SaaS só podem ser vistos, acessados e editados pelo desenvolvedor e por seus parceiros. Graças a isso, é mais difícil que pessoas não autorizadas tenham contato com seus dados para realizarem alterações inapropriadas ou fraudes.

Portanto, a plataforma SaaS oferece segurança não só em seu uso, como também para realização de transações financeiras, compras e manutenção de dados de usuários. Muitas, por sinal, já vem com certificações internacionais, como SSL e PCI Compliance.

5- Atualizações periódicas gratuitas

Outra vantagem que contribui para o aumento da segurança do seu e-commerce são as atualizações gratuitas realizadas periodicamente. Falhas, bugs, brechas, entre outros problemas são corrigidos constantemente, tornando a plataforma SaaS cada vez mais segura e sintonizada com as principais tendências tecnológicas do mercado.

6- Boa escalabilidade

O aluguel de espaço em uma plataforma SaaS pode ser feito, geralmente, com base na demanda do seu e-commerce e nas funcionalidades desejadas. Caso o negócio cresça, basta entrar em contato com o desenvolvedor e negociar um redimensionamento dos recursos utilizados.

Em épocas de sazonalidade, como no final de ano e em datas comemorativas (Dia das Crianças, Dias das Mães, Black Friday etc.), essa possibilidade se torna importante para não se perder vendas. Isso, normalmente, ocorre por causa de quedas do sistema ou devido à incapacidade de atender ao tráfego elevado.

boa escalabilidade de sistemas SaaS resolve esse tipo de problema. O mesmo vale se houver uma redução no tráfego de sua loja virtual, ou seja, pode-se optar por reduzir as funcionalidades e a capacidade da loja virtual para poupar capital financeiro quando houver pouca demanda.

7- Recursos de customização

Outra vantagem é a ampla customização que plataformas SaaS oferecem, uma vez que os desenvolvedores dessas soluções costumam agregar muitas funcionalidades para servirem como diferenciais.

Se você optar por manter uma solução própria, caso deseje ampliar os recursos, deverá investir em desenvolvimento ou na aquisição de módulos e funções. Isso pode demandar recursos financeiros altos e um bom tempo de criação e adaptação do sistema com as novidades.

Por outro lado, no caso de uma solução SaaS, basta solicitar ao desenvolvedor os recursos desejados. Além do mais, ele poderá oferecer uma grande variedade de opções que você sequer imaginaria e, o melhor, muitas vezes gratuitos. Algumas podem fazer parte de seu pacote de recursos contratados ou, quando têm custos, não costumam adicionar muito à mensalidade.

Elas também já são adaptadas à plataforma (serviço feito pelo desenvolvedor), de modo que você não perde muito tempo para ajustá-las ao seu e-commerce.

8- Integração entre sistemas e canais online e off-line

Alguns sistemas SaaS, embora mantidos remotamente, podem ser integrados a soluções alojadas na infraestrutura da sede física do negócio, isto é, em seus computadores. Em alguns casos, é possível integrar softwares usados de forma off-line com canais online do e-commerce hospedado na plataforma SaaS.

E não só eles, pois é comum que esses sistemas sejam compatíveis com diversas soluções tecnológicas do mercado, facilitando a transposição de dados e a realização de relatórios mais precisos. Bons exemplos são as aplicações que fazem o intermédio de pagamentos, como Rede, MaxiPago, PagSeguro, entre outros.

9- Tempo de implantação menor

Uma plataforma de e-commerce SaaS já vem quase pronta, sendo necessário apenas ajustá-la a seus processos, cadastrar produtos e realizar treinamentos de uso. Por outro lado, começar uma loja virtual do zero requer ainda o período de desenvolvimento do sistema, o que envolve programação, criação dos designs das páginas, realização de testes, entre outros processos.

Por causa disso, até conseguir que seu e-commerce opere na web, muitos meses podem se passar. No caso da solução SaaS, você poderá reduzir de modo significativo o Time to Market (Tempo para comercializar), colocando seu comércio eletrônico para funcionar rapidamente e, portanto, gerando receitas mais cedo.

10- Suporte especializado

Uma solução de e-commerce SaaS é desenvolvida por uma empresa de tecnologia especialista, que mantém um time de profissionais que entendem muito desse segmento. Em caso de problemas com recursos da loja virtual, instabilidade do sistema, inconsistências nas páginas etc. eles poderão auxiliar sua equipe a resolver rapidamente esses transtornos.

Além de normalizar o funcionamento do seu e-commerce, seu quadro de colaboradores também adquirirá conhecimentos importantes sobre manutenção e condução de uma loja virtual por causa da troca de experiências com o suporte.

Uma plataforma de e-commerce SaaS pode contribuir com maior eficiência e segurança para o seu negócio online. Isso, por sua vez, se reflete em uma imagem de maior prestígio perante os usuários, que terão a noção de que sua loja virtual é confiável e estável.

Quer entender melhor como uma plataforma SaaS voltada a e-commerces pode ajudar a sua companhia? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar você!

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

Compartilhe