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Recursos para E-commerce

Plataforma para e-commerce: o que avaliar antes de escolher

By 18/12/2018abril 5th, 2022No Comments

A escolha da plataforma para e-commerce é um dos momentos críticos para quem está estruturando uma operação de venda no ambiente online.

Compreensível que haja certa dificuldade, uma vez que o mercado dispõe de diversas opções de sistemas, e nem sempre temos todas as informações necessárias para fazer os comparativos.

O e-commerce tem mesmo algumas terminologias específicas e sem compreender o que está por trás de cada conceito, é complicado escolher a melhor plataforma para o seu negócio.

Este artigo foi pensado justamente para esclarecer algumas dúvidas recorrentes nessa área. Esperamos que seja útil para o seu caso!

Plataforma para e-commerce: as vantagens das soluções SaaS

Para ter mais convicção na escolha da sua plataforma, o primeiro passo é entender o que está por trás diversas soluções oferecidas pelo mercado.

No caso de e-commerce, o modelo mais utilizado atualmente é o SaaS, que tem superado os sistemas Open Source e On-Premises.

Por que isso tem acontecido? Simples, as plataformas de e-commerce SaaS apresentam mais vantagens para a maioria dos negócios na internet, principalmente nos quesitos atualização.

Para entender a diferença: a sigla SaaS significa Software as a Service e isso significa que o sistema pertence ao fornecedor, que fica responsável por toda a infraestrutura tecnológica, como a parte de hospedagem e de servidores.

A contratação do serviço é feita a partir da assinatura de um contrato e você fará o pagamento de uma parcela mensal, como um aluguel.

Esse é um aspecto que a diferencia das plataformas On-Premises. Nesse sistema a loja adquire a licença de uso do código e, a partir daí, cuida de toda a implantação e manutenção do sistema.

O modelo Open Source, também conhecido como lojas virtuais de código aberto, tem outra característica: são desenvolvidas por comunidades de programadores e liberadas para download.

Na implementação, contudo, é preciso aplicar uma boa quantidade de recursos, uma vez que é preciso ter mão de obra especializada para desenvolver as aplicações apropriadas para a sua loja.

Uma questão a ser levada em conta é o quanto você pretende dedicar de atenção, esforços e recursos para ter em mãos o modelo ideal para o seu negócio. Comparando com a SaaS, nesse caso a operação também tem flexibilidade, porém, tem todo o suporte técnico necessário.

A plataforma JET NEO é do tipo SaaS e como tem API aberta, garante flexibilidade para criação do layout, ou seja, permite a implantação de códigos html, css e javascript personalizados.

2- Entenda os recursos imprescindíveis para a conversão

Além do tipo de sistema que vai abrigar a operação de comércio eletrônico, é essencial analisar, entre as funcionalidades disponibilizadas, quais são mais adequadas para a loja.

Nesse sentido, ter uma plataforma focada em conversão faz muita diferença, uma vez que isso significa que todos os seus processos foram desenvolvidos para facilitar a navegação e a compra.

Parece óbvio, porém, nem todos os fornecedores privilegiam esses aspectos, o que pode prejudicar o desempenho comercial da sua operação de venda via internet.

Considerando a evolução do varejo online, certifique-se de que o serviço contratado disponha dos seguintes recursos:

Checkout inteligente

Quanto mais facilidades o cliente tiver para fechar a compra, melhor. Assim, verifique se a plataforma permite o login social (o usuário pode fazer a compra usando os dados das contas nas redes sociais) e oferece o suporte necessário na hora do pagamento.

Na JET NEO, o preenchimento dos dados do cartão de crédito é feito com auxílio visual e o resumo do pedido fica disponível de maneira não obstrutiva durante toda a jornada de compra.

Omnichannel

Com o crescimento do mobile commerce, tornou-se imprescindível ter um sistema responsivo. Isso significa que o consumidor terá a mesma experiência se acessar a loja via desktop ou dispositivos móveis.

Para o gestor, a vantagem de uma plataforma omnichannel é a integração das informações sobre as vendas, que permite a gestão completa da operação, independentemente do canal usado, incluindo a loja física.

Integração com marketplaces

Apenas no primeiro semestre de 2018 as vendas via marketplace tiveram um crescimento nominal de mais de 60%.

Então, esse é outro aspecto que precisa ser analisado: a integração com os principais marketplaces do país.

Se for feita via hub nativo, como acontece na JET NEO, o fluxo de trabalho do vendedor diminui bastante, uma vez que ele consegue administrar todo o processo na própria plataforma.

A partir daí, além de mais facilidade para lidar com o operacional da loja, tem condições de desenvolver estratégias adequadas para cada canal, avaliando o que funciona melhor em cada situação.

3- Confira o que você precisa para a gestão do negócio

Tão importantes quanto a experiência do usuário, são as ferramentas disponibilizadas para a gestão do e-commerce.

Nesse caso, uma das questões que deve ser analisada na escolha da plataforma é a integração com sistemas de terceiros. Para aproveitar os recursos do ambiente online ao máximo, é essencial que a loja seja integrada a meios de pagamento, sistemas antifraude, marketplaces, integradores, certificações, comparadores e logística.

Ainda em relação à gestão, confira também a qualidade dos relatórios gerados para o acompanhamento das vendas. O ideal é que você consiga acessar, via dashboard, a evolução dos pedidos, perfil dos clientes, carrinhos abandonados e produtos mais vendidos.

Devido à importância do marketing para que a loja tenha boa performance, é preciso avaliar também as ferramentas de promoção e de marketing digital.

O painel da JET NEO, por exemplo, é integrado às principais ferramentas do Google e do Facebook, e dispõe de diversos recursos para gestão de promoções.

Um dos destaques, nesse caso, é o cross selling ativo. Na prática, isso quer dizer que é possível, a partir da relação de produtos, aumentar o ticket médio oferecendo “Compre junto”, “Produtos relacionados” e “Quem comprou Também comprou”.

Visando o marketing digital, temos ainda outro diferencial importante: trata-se de uma plataforma SEO Friendly. Ou seja, o seu desenvolvimento foi feito com base nas melhores práticas de otimização, para que a loja obtenha relevância nas buscas orgânicas.

A contratação de plataforma para e-commerce deve ser feita de forma criteriosa, avaliando, principalmente as necessidades específicas do seu negócio.

Gostou do artigo? Entre em contato com um de nossos especialistas que vamos esclarecer todas as suas dúvidas!

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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