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Operação, Logística e Estoque

Por que e como soluções omnichannel estão transformando o mercado?

By 21/07/2017dezembro 5th, 2022No Comments

O mercado em todo o mundo está se transformando. Com o Inbound Marketing, as empresas viram a necessidade de criar canais de comunicação e informação, colocando todo o foco do trabalho no cliente e não mais no produto. Os consumidores estão mais exigentes e buscam marcas que investem no conhecimento. Nesse sentido, é muito importante criar diferentes canais de atendimento, de forma integrada. Chamamos isso de omnichannel.

No artigo de hoje vamos explicar o conceito e mostrar como essas soluções estão transformando o mercado. Boa leitura!

O que é omnichannel?

O marketing digital apresenta diversas ferramentas interessantes para expandir o conhecimento da marca e buscar novos consumidores. O público busca as informações em diferentes canais, como redes sociais, blogs com conteúdos relevantes, chat online ou nas formas mais tradicionais, como e-mail e telefone.

Disponibilizar várias formas de contato do cliente com a marca é fundamental para manter uma empresa competitiva no mercado. Porém, uma preocupação que deve ser levada em conta é a experiência do usuário.

Cada interação com a marca gera uma resposta. Se o cliente tem suas solicitações atendidas, ele ficará satisfeito e poderá retornar. Porém, se suas necessidades não forem resolvidas, além de não fazer mais negócios com a empresa, ele pode passar essa informação adiante, criando o marketing negativo.

Então, as equipes de marketing enxergaram que criar vários canais de comunicação é importante, mas esses meios devem ser integrados de forma com que todos criem boas experiências.

Esse é o conceito de omnichannel: criar e disponibilizar vários canais de comunicação, de forma integrada, sendo que o consumidor pode transitar entre os meios e obter ótimas experiências.

Como as empresas estão utilizando essa solução?

As empresas estão abrindo diferentes canais de comunicação e possibilitando a busca de informações. Essa mudança é visível em todos os processos. Pense na última compra que você fez. Como ocorreu? Um vendedor simplesmente ligou para você, oferecendo um produto desconhecido ou você buscou informações e comparou ofertas antes de realizar a compra? Provavelmente a resposta foi a segunda opção.

Essa é a transformação que o mercado está recebendo. As empresas estão criando condições para que os consumidores busquem as informações. Aquelas vendas forçadas e anúncios invasivos não têm mais espaço.

Porém, com a dinâmica que os meios digitais apresentam, a integração é necessária. Por isso, ao observar sites de empresas de sucesso, percebe-se que você pode acessar as redes sociais, entrar em contato com um representante pelo chat, ler conteúdos relevantes — tudo isso no mesmo ambiente, de forma integrada.

Como essa integração está revolucionando o mercado?

Vamos mostrar alguns pontos em que o omnichannel tem promovido grandes avanços:

1. Experiência do usuário

A experiência do usuário é um dos pilares do omnichannel. A ideia é justamente oferecer uma boa experiência em qualquer ponto de interação. Não importa a forma com que o cliente busca a empresa, ele deve ser encantado e ter suas necessidades atendidas.

2. Processo de compra rápido e fácil

Com o omnichannel, as estratégias de vendas são mais eficientes. Essa mudança passa para o consumidor, que consegue realizar todo o pedido de forma simplificada. Para ter bons números no mercado online é preciso se preocupar com essa agilidade e facilidade. Se o processo for complexo, outras marcas estarão prontas para receber seus clientes.

3. Integração entre departamentos

Outra mudança promovida pela integração de meios de contato é a melhora na comunicação interna da empresa. Os diferentes setores trabalharão unidos, criando soluções integradas.

Esse envolvimento pode melhorar os números do negócio e ajudar inclusive na satisfação e empenho dos colaboradores.

Então, sua empresa está criando soluções integradas?

Como vimos em nosso artigo, o omnichannel é a integração de todos os canais de vendas e atendimento. Essa solução investe na experiência do usuário, oferecendo diferentes meios de interação para o público. Os consumidores podem experimentar diferentes canais, mantendo sempre o padrão de excelência no atendimento.

As empresas devem acompanhar essa transformação e entender que essas soluções podem promover diversas melhorias, tanto para os consumidores como para os negócios. O foco agora deve estar no cliente!

E então, como a sua empresa está se adequando às transformações do omnichannel?!

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