Por um mundo melhor: conheça os projetos sociais e ambientais apoiados pela JET

Reflexo direto das cobranças da Geração Z, as empresas têm investido cada vez mais na formulação de propósitos alinhados com causas sociais e ambientais.

Mais do que tornar-se atrativa para esse público, o que pesa neste caso é o entendimento de que o mundo vive uma fase que exige esse tipo de posicionamento das marcas.

É neste contexto que a JET tem procurado intensificar suas iniciativas tanto no campo social, como no ambiental.

“Empresas líderes em suas respectivas áreas de atuação devem fazer a sua parte, até porque podem influenciar outras operações”, comenta Gustavo Chapchap, CMO da JET, ao detalhar os compromissos socioambientais assumidos pela empresa.

Em prol do meio ambiente

Entre as iniciativas realizadas em 2021, destaque para o projeto de neutralização de emissão de gás carbônico, feito a partir da parceria com a Carbonext

A JET é a primeira empresa de e-commerce com carbono neutro no Brasil; mas no exterior existem marcas do segmento que já fazem isso.

Na ação com a Carbonext, todos os créditos são gerados por meio de projetos de carbono REDD+, dos quais a empresa gerencia o ciclo completo: prospecção de área, desenvolvimento técnico dos projetos (inclusive com as medidas de monitoramento e gestão da área), geração de créditos e compensação de emissões. 

Assim, além de combater o desmatamento, um dos objetivos dos projetos REDD+ é contribuir no desenvolvimento sustentável da região, apoiando a comunidade local, preservando a biodiversidade e estimulando a bioeconomia local.

Por parte da JET, a iniciativa ajuda a empresa a se posicionar frente às mudanças climáticas e a atrair empresas e colaboradores com o mesmo propósito para trabalhar com eles. 

A Carbonext tem hoje 2.8 bilhões de m2 de projetos REDD+ sob sua gestão. Com isso, são mais de 379 espécies protegidas e 100 famílias alcançadas.

Por uma sociedade mais solidária

No campo social, desde o início de suas atividades a JET apoia projetos que visem favorecer a inclusão social de populações em situação de vulnerabilidade.

A Fundação Almerinda Malaquias é uma das instituições que foi beneficiada por um projeto pro-bono.

O projeto da loja foi concluído em 2020, a partir da parceria da JET com a Agência Gnu. 

A possibilidade de usar o comércio eletrônico para a venda de seus produtos tem um peso enorme para a Fundação, que mantém um centro de educação e formação profissional para a população do município de Novo Airão, localizado no estado do Amazonas.

Neste caso, o projeto destaca-se tanto no âmbito ambiental como social, uma vez que a Fundação tem um papel importante para a população local e para a preservação da Floresta Amazônica.

A sustentabilidade é um dos valores da JET, assim como integridade, comprometimento, valorização humana, inovação e excelência.

Ainda na frente social, em 2021 a JET fechou parceria com o Acender, plataforma de captação de recursos para atletas.

Por meio da plataforma, a proposta é viabilizar a criação de um crowdfunding no qual as doações serão destinadas a atletas de diferentes níveis, suprindo as necessidades dos três principais pilares para a profissionalização: financeiro, individual (cuidados com a saúde física e mental) e esportivo (materiais e melhores centros de treinamento). 

Os recursos captados serão entregues tanto em dinheiro quanto em materiais e cobertura de custos. Além da Jet, o projeto tem o apoio e incentivo de grandes atletas, como o judoca medalhista olímpico Rafael “Baby” Silva e as empresas Braspag, Cielo e Inpyx.

O principal diferencial da iniciativa é a democratização – as cotas mais baratas custam R$ 50,00 mensais. 

Do lado da JET, que colocou o site no ar no dia 11 de novembro, o objetivo foi usar sua expertise em tecnologia para e-commerce para garantir um ambiente virtual agradável, seguro e capaz de ajudar a causa, potencializando a sua força na atração de recursos.

Foco no capital humano

Ciente de que essas iniciativas de responsabilidade social devem estar presentes em todas as suas atividades, a JET também tem priorizado os investimentos em ações voltadas ao seu capital humano.

A valorização do time JET faz parte da estratégia da empresa desde o início de suas atividades, até porque se entende que somente com profissionais engajados é possível responder às demandas dos clientes.

“Assim como acreditamos na força das vendas baseadas em relacionamento, sabemos como é importante ter uma equipe dedicada a olhar para os negócios dos clientes de forma única”, sintetiza Gustavo.

Nesse contexto, o aprimoramento das atividades internas tem sido buscado a partir de uma área específica, focada em desenvolvimento humano.

A Gestão de Talentos, estruturada em 2021, parte do princípio de que não deve limitar suas atividades às questões operacionais do RH.

Assim, o objetivo tem sido apoiar o time JET, recrutar os melhores profissionais do mercado e inovar na busca de ações que representem maior cuidado com todos os colaboradores.

O engajamento tem sido obtido a partir de inúmeras iniciativas, como as ações realizadas em datas especiais como:

– Dia dos Pais

– Dia das Crianças

– Dia do pet

– Outubro Rosa

Além dessas, este ano os colaboradores também participaram de outros eventos especiais, como a live para os funcionários com psicólogas do time de RH, para falar sobre o Setembro Amarelo.

Visando o envolvimento da equipe nas novas contratações, diversas ações têm sido criadas para incentivar a indicação de profissionais. 

A mecânica é simples: se o profissional indicado for contratado, o colaborador é premiado com um voucher no iFood. Em outubro, a ação foi reforçada, com premiação em dobro.

“Para atrair novos talentos, uma das áreas mais estratégicas para nós no momento é o RH, que está desenhando e implementando políticas que hoje fazem a diferença para os profissionais do setor. O colaborador feliz gera bons resultados para todos os lados. Ele performa melhor e, como consequência, as entregas evoluem deixando os clientes mais satisfeitos”, detalha Gustavo.

Posts relacionados