Conheça os principais pilares para estabelecer uma presença digital consistente

presença digital

O quanto você e seus conhecidos utilizam a internet no dia a dia?

Que tipo de atividades que facilitem a rotina conseguem fazer por ela? E o quanto de novidades vocês descobrem no meio dessa interação toda?

A web se tornou parte do nosso cotidiano, assim, ter presença digital é fundamental hoje em dia e vai bem além de investir em anúncios pagos no Google. Estar inserido na rede mundial de computadores atrairá mais clientes, tornará sua marca mais conhecida e aumentará seu volume de fãs, o que deve refletir positivamente nos resultados do seu negócio.

Mas como construir uma presença digital eficiente? É o que vamos responder ao longo do artigo. Acompanhe!

O e-commerce e o mundo digital

Investir em um e-commerce e inseri-lo na sua estratégia resulta em grandes benefícios:

– As lojas virtuais são muito importantes hoje na economia mundial. No Brasil, apesar da crise econômica, só no ano de 2017, foram enviados mais de 203 milhões de pacotes pelos e-commerces, segundo dados da Neomove, em parceria com a ABComm;

– As compras podem ser feitas em qualquer dia e horário. Não é necessário ter funcionários para acompanhar os clientes;

– As oportunidades de negócios são ampliadas, uma vez que você tem como atender o cliente em diversos canais — loja física, website, mobile e redes sociais. O comportamento do consumidor é omnichannel, então é importante garantir que sua marca possa ser encontrada em todos os lugares.

Entre as vantagens de construir uma imagem digital, além das referidas na introdução, podemos citar:

– Aumentar a credibilidade do seu negócio. Se um consumidor procura pela sua empresa e não a encontra, pode ficar em dúvidas se deve confiar nela;

– Aumentar as oportunidades de venda. Você consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo e em poucos minutos;

– Ter mais informações sobre o seu público, como sua faixa etária, seus gostos e do que precisa;

– Ter um marketing mais direcionado ao público-alvo, pois, ao ter mais dados a seu respeito, as estratégias de marketing são mais personalizadas.

Passos para construir uma presença digital eficiente

Existem várias formas para se fazer presente na internet, e todas precisam ser analisadas com calma para entender o que vai funcionar ou não com o seu e-commerce. Veja algumas importantes:

Tenha um planejamento de marketing digital

Para que você possa analisar e monitorar os seus resultados, precisa, antes, de um planejamento para orientar a execução do plano e proporcionar embasamento para que você faça a comparação.

Defina objetivos e metas que estejam alinhados com o público-alvo que você atende. Por exemplo, você pode comercializar roupas, mas o marketing que você fará da loja é bem diferente se for direcionado para adolescentes ou para senhoras na faixa dos 50 anos.

Assim, com base nisso, defina em quais estratégias investir e onde você quer chegar.

Crie conteúdo relevante e diversificado

Ter conteúdos escritos ou em vídeos é uma ótima tática para chamar a atenção dos usuários. Eles se deparam com os posts ou filmagens, se interessam pelo que está sendo mostrado e acabam conhecendo sua marca por meio deles.

O marketing de conteúdo orienta o consumidor a seguir na jornada de compras: consegue atrair visitantes, os transforma em leads, depois em compradores e, por fim, em fãs da empresa. Além disso, o investimento nessa estratégia sai mais em conta que as táticas de marketing mais tradicionais.

Invista no design

O layout da plataforma do seu e-commerce é muito importante para que o consumidor permaneça logado. As cores precisam ser pensadas de forma que o instigue a pesquisar os produtos. A organização deve ser intuitiva, para que ele consiga achar os botões facilmente e não saia frustrado por não ter encontrado o que queria.

Os produtos precisam ter boa apresentação, com imagens e fotos que façam o comprador perceber que o que você vende tem realmente qualidade e significado.

Utilize as redes sociais

Estar mais perto dos seus consumidores os levará a ter mais intimidade com o seu serviço. Quase todo mundo tem alguma rede social, e, por ela, pode-se construir um relacionamento mais próximo. Você não precisa estar em todas. É importante analisar as que o seu público mais usa: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube?

Além do relacionamento, outra vantagem é poder divulgar promoções e incentivar as pessoas a participar e compartilhar. Esse fato pode aumentar o alcance de pessoas, e você poderá administrar com mais eficiência os seus recursos da área de comunicação.

Construa estratégias de buscas

Trabalhar com SEO (otimização para sites de busca) é fundamental para que seu negócio seja encontrado pelos usuários. Quando alguém procura por um produto ou serviço, vai inserir alguns termos no Google. O buscador dará todos os resultados que conseguiu encontrar, mas, geralmente, as pessoas clicam nos links da primeira ou, no máximo, segunda página.

Ao trabalhar essa otimização com palavras-chave e técnicas, você tem a chance de ter seus serviços mostrados logo nas primeiras posições, o que aumentará o número de visitantes e, possivelmente, o de conversões.

Esteja adaptado para aparelhos móveis

Muitos usuários fazem pesquisas e compras utilizando dispositivos móveis. Ter um e-commerce que seja de fácil visualização por esses aparelhos é muito importante, pois, do contrário, poderá frustrar o visitante, se ele não conseguir encontrar o que procura, e fará você perder grandes vendas.

O consumidor está mais exigente, e ter uma plataforma responsiva mostra que você se importa com a experiência do usuário, além de possibilitar a entrega de mais praticidade e eficiência.

O mundo atual pede que nós estejamos alinhados a novidades e tecnologias. É preciso se adaptar ao ambiente e suas mudanças para conseguir se destacar, ter sucesso no mercado e competir com a concorrência. Ter uma presença digital eficiente ajudará sua marca a se tornar mais conhecida e conquistar cada vez mais consumidores.

O que você achou desses passos para construir sua imagem na web? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma ideia? Deixe seus comentários no post!

Artigo originalmente publicado no Blog Ecommerce Brasil.

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