Conheça os principais pilares para estabelecer uma presença digital consistente

presença digital

O quanto você e seus conhecidos utilizam a internet no dia a dia?

Que tipo de atividades que facilitem a rotina conseguem fazer por ela? E o quanto de novidades vocês descobrem no meio dessa interação toda?

A web se tornou parte do nosso cotidiano, assim, ter presença digital é fundamental hoje em dia e vai bem além de investir em anúncios pagos no Google. Estar inserido na rede mundial de computadores atrairá mais clientes, tornará sua marca mais conhecida e aumentará seu volume de fãs, o que deve refletir positivamente nos resultados do seu negócio.

Mas como construir uma presença digital eficiente? É o que vamos responder ao longo do artigo. Acompanhe!

O e-commerce e o mundo digital

Investir em um e-commerce e inseri-lo na sua estratégia resulta em grandes benefícios:

– As lojas virtuais são muito importantes hoje na economia mundial. No Brasil, apesar da crise econômica, só no ano de 2017, foram enviados mais de 203 milhões de pacotes pelos e-commerces, segundo dados da Neomove, em parceria com a ABComm;

– As compras podem ser feitas em qualquer dia e horário. Não é necessário ter funcionários para acompanhar os clientes;

– As oportunidades de negócios são ampliadas, uma vez que você tem como atender o cliente em diversos canais — loja física, website, mobile e redes sociais. O comportamento do consumidor é omnichannel, então é importante garantir que sua marca possa ser encontrada em todos os lugares.

Entre as vantagens de construir uma imagem digital, além das referidas na introdução, podemos citar:

– Aumentar a credibilidade do seu negócio. Se um consumidor procura pela sua empresa e não a encontra, pode ficar em dúvidas se deve confiar nela;

– Aumentar as oportunidades de venda. Você consegue alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo e em poucos minutos;

– Ter mais informações sobre o seu público, como sua faixa etária, seus gostos e do que precisa;

– Ter um marketing mais direcionado ao público-alvo, pois, ao ter mais dados a seu respeito, as estratégias de marketing são mais personalizadas.

Passos para construir uma presença digital eficiente

Existem várias formas para se fazer presente na internet, e todas precisam ser analisadas com calma para entender o que vai funcionar ou não com o seu e-commerce. Veja algumas importantes:

Tenha um planejamento de marketing digital

Para que você possa analisar e monitorar os seus resultados, precisa, antes, de um planejamento para orientar a execução do plano e proporcionar embasamento para que você faça a comparação.

Defina objetivos e metas que estejam alinhados com o público-alvo que você atende. Por exemplo, você pode comercializar roupas, mas o marketing que você fará da loja é bem diferente se for direcionado para adolescentes ou para senhoras na faixa dos 50 anos.

Assim, com base nisso, defina em quais estratégias investir e onde você quer chegar.

Crie conteúdo relevante e diversificado

Ter conteúdos escritos ou em vídeos é uma ótima tática para chamar a atenção dos usuários. Eles se deparam com os posts ou filmagens, se interessam pelo que está sendo mostrado e acabam conhecendo sua marca por meio deles.

O marketing de conteúdo orienta o consumidor a seguir na jornada de compras: consegue atrair visitantes, os transforma em leads, depois em compradores e, por fim, em fãs da empresa. Além disso, o investimento nessa estratégia sai mais em conta que as táticas de marketing mais tradicionais.

Invista no design

O layout da plataforma do seu e-commerce é muito importante para que o consumidor permaneça logado. As cores precisam ser pensadas de forma que o instigue a pesquisar os produtos. A organização deve ser intuitiva, para que ele consiga achar os botões facilmente e não saia frustrado por não ter encontrado o que queria.

Os produtos precisam ter boa apresentação, com imagens e fotos que façam o comprador perceber que o que você vende tem realmente qualidade e significado.

Utilize as redes sociais

Estar mais perto dos seus consumidores os levará a ter mais intimidade com o seu serviço. Quase todo mundo tem alguma rede social, e, por ela, pode-se construir um relacionamento mais próximo. Você não precisa estar em todas. É importante analisar as que o seu público mais usa: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube?

Além do relacionamento, outra vantagem é poder divulgar promoções e incentivar as pessoas a participar e compartilhar. Esse fato pode aumentar o alcance de pessoas, e você poderá administrar com mais eficiência os seus recursos da área de comunicação.

Construa estratégias de buscas

Trabalhar com SEO (otimização para sites de busca) é fundamental para que seu negócio seja encontrado pelos usuários. Quando alguém procura por um produto ou serviço, vai inserir alguns termos no Google. O buscador dará todos os resultados que conseguiu encontrar, mas, geralmente, as pessoas clicam nos links da primeira ou, no máximo, segunda página.

Ao trabalhar essa otimização com palavras-chave e técnicas, você tem a chance de ter seus serviços mostrados logo nas primeiras posições, o que aumentará o número de visitantes e, possivelmente, o de conversões.

Esteja adaptado para aparelhos móveis

Muitos usuários fazem pesquisas e compras utilizando dispositivos móveis. Ter um e-commerce que seja de fácil visualização por esses aparelhos é muito importante, pois, do contrário, poderá frustrar o visitante, se ele não conseguir encontrar o que procura, e fará você perder grandes vendas.

O consumidor está mais exigente, e ter uma plataforma responsiva mostra que você se importa com a experiência do usuário, além de possibilitar a entrega de mais praticidade e eficiência.

O mundo atual pede que nós estejamos alinhados a novidades e tecnologias. É preciso se adaptar ao ambiente e suas mudanças para conseguir se destacar, ter sucesso no mercado e competir com a concorrência. Ter uma presença digital eficiente ajudará sua marca a se tornar mais conhecida e conquistar cada vez mais consumidores.

O que você achou desses passos para construir sua imagem na web? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma ideia? Deixe seus comentários no post!

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