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Dicas para Vender Mais

Entenda por que acompanhar o relatório de carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados são uma das principais dores de cabeça de quem trabalha com e-commerce.  

Pesquisas recentes da Baymard Institute indicam que a taxa média de abandono de carrinho em 2025 está em 70,19 %. 

Diante de tal cenário, é muito importante desenvolver estratégias para diminuir esse resultado no comércio virtual. 

Nesse contexto, o relatório de carrinhos abandonados é uma ferramenta para que o gestor ou proprietário saiba como agir frente a esse problema muito frequente, que causa transtornos para quem atua no varejo virtual. 

No artigo de hoje, mostraremos a importância desses relatórios, indicaremos alguns pontos que podem causar a desistência da compra e apresentaremos alternativas para que esse tipo de problema seja revertido em vendas para o seu e-commerce. Acompanhe! 

A importância do relatório de carrinhos abandonados 

O abandono de carrinho é um problema que ocorre com um cliente em potencial no final do processo de compras.  

Geralmente, a pessoa tem interesse nos produtos, mas, no momento de finalização e pagamento do pedido, acaba desistindo de finalizar o pedido. 

E isso ocorre por vários motivos. Essa atitude pode ser motivada por problemas de usabilidade da loja, formulários extensos e muitos complexos, omissões ou falta de informações importantes e até mesmo falhas com o site ou dispositivo de acesso do cliente. 

Esse é um tipo de ocorrência que causa muitos transtornos para um e-commerce. Isso porque o cliente que abandonou o carrinho, independentemente do motivo, tinha real intenção em adquirir algum produto com a empresa.  

Só não o fez porque foi surpreendido com algum problema no momento de concretizar a compra. Em suma: estamos falando de vendas em potencial que deixam de ser realizadas, receitas que poderiam ser geradas, mas não acontecem. 

Nesse contexto, o relatório de carrinhos abandonados disponibilizado pelas plataformas de e-commerce é uma ferramenta imprescindível para quem deseja recuperar essas vendas perdidas. 

Com um relatório eficiente e bem detalhado, é possível falar diretamente com aquele cliente que desistiu da compra, focando esforços para fazê-lo voltar à loja virtual e concretizar a compra. 

Além disso, esse relatório possibilita uma noção mais clara sobre o comportamento dos seus clientes, viabilizando uma tomada de decisões mais precisa, focadas e, principalmente, direcionadas às pessoas certas.  

Ele auxilia o seu negócio a não perder vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento e a rotatividade de produtos no seu e-commerce. 

O porquê do abandono de carrinho 

As experiências nessa área mostram a importância de um trabalho constante para minorar os números de pedidos cancelados e convertê-los em vendas. 

Esse entendimento somente reforça a importância de se utilizar o relatório de carrinhos abandonados. 

É importante entender que diversos fatores podem determinar o abandono do carrinho de compras. Uma boa experiência do usuário ao navegar pelo site é fundamental. Entretanto, há mais variáveis envolvidas.  

No relatório da Baymard, desconsiderando os casos de clientes que “estavam apenas navegando”, os motivos mais citados para a desistência da compra são: 

  • 39% – custos extras muito altos (envio, impostos, taxas); 
  • 21% - prazo longo para a entrega; 
  • 19% - falta de confiança na loja; 
  • 19% - necessidade de criação de conta; 
  • 18% - processo de checkout muito longo/complicado; 
  • 15% - política de devolução insatisfatória; 
  • 15% - site apresentou erros/travou; 
  • 14% - impossibilidade de ver/calcular custo total do pedido antecipadamente; 
  • 10% - não havia métodos de pagamento suficientes 
  • 8% - cartão de crédito foi recusado 

Portanto, analisando cada item separadamente, conclui-se que alguns dos fatores de abandono podem ser facilmente solucionados. Basta ter acesso aos dados do relatório para direcionar as ações adequadas. 

Por exemplo, quando o pedido é abandonado no momento do cadastro. Isso pode ser o resultado de uma página muito complexa, solicitando informações em excesso.  

Dados como o endereço de entrega e formas de pagamento, por exemplo, podem ser solicitados de outras formas, demonstrando mais dinamismo, segurança e confiabilidade para o cliente. 

Afinal, mesmo com milhares de pessoas fazendo compras diariamente, e com todo o crescimento que o mercado de e-commerce teve no Brasil, ainda é muito comum encontrarmos consumidores que se sentem inseguros. 

Isso ocorre, por exemplo, no momento de deixarem o seu endereço residencial e o número do cartão de crédito, sendo que, por esse motivo, acabam abandonando o carrinho. 

A página que pede esse tipo de informação deve ser muito bem elaborada para passar uma sensação de segurança; de que se trata de um site confiável, que aborda com seriedade os processos de coleta de dados, pagamento e envio de mercadorias. 

As vantagens das campanhas de marketing 

Quando a campanha de marketing, direcionada aos clientes que abandonaram o carrinho de compra, é feita da forma correta, o resultado não pode ser outro: um aumento do número de vendas que estariam praticamente perdidas. 

Entretanto, é necessário obedecer a algumas regras de marketing. Inicialmente, é preciso ter certeza de que as mensagens enviadas chegarão exclusivamente aos consumidores que deixaram de efetuar a compra e abandonaram o carrinho. 

Para tanto, existem ferramentas de automação que armazenam informações no dispositivo do usuário e que podem ser utilizadas em campanhas de remarketing. 

Em seguida, também é de extrema importância que a sua comunicação seja voltada a mostrar os benefícios que o seu cliente deixará de obter ao não retornar e efetuar a compra.  

Feito isso, também é importante identificar os motivos do abandono e mostrar para ele que tal problema pode ser solucionado seguindo determinados passos. 

Além disso, você também pode oferecer promoções temporárias para que o cliente volte e conclua a compra. Ou ainda disponibilizar condições de pagamento diferenciadas para quem retornar ao site e efetivar um pedido que havia abandonado. 

Outra questão importante: esse tipo de trabalho de marketing aumenta a sua credibilidade perante os seus clientes. Eles perceberão que a sua empresa está preocupada em oferecer sempre a melhor solução. 

Por fim, você ensinará ao seu cliente como ele poderá retornar a sua loja e concluir a compra que, por algum motivo, deixou de ser realizada.  

Entretanto, isso só será possível se você tiver acesso a um detalhado relatório de carrinhos abandonados. 

Após entender a importância desse tipo de relatório, que tal conhecer uma ferramenta desenvolvida para gerenciar o seu e-commerce com excelência e se destacar dos seus concorrentes? Confira a ferramenta  JET Analytics e saiba mais sobre os recursos disponíveis para o seu e-commerce! 

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