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SEO

Compreenda as diferenças entre SEO on page e off page

By 09/11/2022novembro 24th, 2022No Comments

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Search Engine Optimization (SEO) são as técnicas para que um site alcance organicamente o topo dos resultados nos buscadores, como Google e Bing.

 

Esse modelo pode ser dividido em dois processos: o SEO on page e off page. Ambos são importantes para o posicionamento online de uma marca.

O primeiro (on page) se caracteriza pelas ações realizadas no próprio site do seu commerce, como a otimização de títulos, palavras-chave, links internos, entre outros. O off page, por sua vez, está relacionado aos trabalhos realizados com os links externos para o seu comércio na internet.

Quer saber mais sobre o que são SEO on e off page? Nos próximos parágrafos, vamos explicar um pouco mais sobre cada um desses conceitos, o que é preciso para aplicá-los e como podem influenciar em sua estratégia de marketing digital. Confira!

Como saber diferenciar o SEO on page do Off page?

Você já viu anteriormente que o SEO on page e off page possuem as suas diferenças. No entanto, existem algumas técnicas para conseguir diferenciar esses dois tipos de estratégias.

Como o próprio nome já diz, o on page SEO trata apenas daquilo que está em uma página web e diz respeito à sua estrutura de conteúdo.

Enquanto isso, o SEO off page é tudo aquilo que é externo. Todos os seus esforços para aumentar o tráfego de forma totalmente externa ao seu domínio online, apenas recorrendo a técnicas.

Conceitos de SEO on page

Um bom trabalho on page SEO é aquele em que é feito um diagnóstico do site e desenvolvida uma série de ações estruturais com o objetivo de melhorar o ranqueamento da página nos buscadores da internet. Esse processo também envolve todo o conteúdo publicado e disponibilizado em seu e-commerce.

Os buscadores da internet têm o objetivo de que as pessoas encontrem em seus resultados conteúdos que sejam valiosos e únicos. Com isso, os internautas não precisam retornar à página de pesquisa em busca de outros domínios. Atender a esse critério é posicionar melhor a sua página na web.

Para alcançar um bom resultado nesse processo, é preciso otimizar as páginas do seu e-commerce com o objetivo de garantir uma melhor experiência para os seus usuários. Isso quer dizer: oferecer conteúdo que seja informativo e de qualidade, assim como um ambiente de boa usabilidade para os visitantes.

As pessoas desejam encontrar blogs e sites que as deixem confortáveis na hora de consumir os seus conteúdos, tenham informações originais e façam, de fato, alguma diferença em sua rotina. Os domínios online que cumprem essa premissa conseguem se destacar no universo digital e gerar mais acessos.

Dessa forma, é importante ficar atento a alguns pontos na arquitetura do seu site — e que têm bastante influência em uma estratégia de SEO on page, principalmente par a experiência de um consumidor multicanal. Vejamos alguns deles:

Title tag

É o título do seu site que aparece nas páginas de busca. Ele é importante porque dá uma prévia do que o usuário vai encontrar no seu e-commerce. O ideal é que a sua palavra-chave apareça na title tag.

A Title Tag não é necessariamente o título do artigo ou de uma página, mas sim o título que ela terá nos mecanismos de busca. Ela funciona como uma frase de outdoor, se tornando atrativa e chamativa, com o intuito de captar usuários de maneira mais rápida.

URL

Sim, o endereço das suas páginas é importante, pois também dá uma prévia do conteúdo. Utilize termos claros em sua composição e, sempre que possível, insira a palavra-chave que deseja ranquear.

Meta description

Quando alguém faz uma pesquisa, embaixo da title tag aparece um texto de descrição. Chamados de meta description, eles servem como anúncio do que a pessoa encontrará em seu site. Escreva-o de forma a convencer as pessoas a acessarem o seu link.

Palavras-chave

Sabemos da importância que elas têm para um bom ranqueamento, mas nada de ser exagerado. Colocar palavras-chave em todos os cantos faz com que o seu conteúdo seja visto como spam. Assim, é importante inseri-las no texto de maneira natural.

Como fazer o SEO on page na prática?

Mesmo conhecendo todos os conceitos de um on page SEO, é preciso ter em mente que na prática você precisa usar certas técnicas para implementá-lo na rotina da sua empresa.

Veja algumas dicas essenciais no momento de otimizar os seus conteúdos:

Foque na palavra chave

Para conseguir rankear bem os seus conteúdos, você precisará capturar o seu leitor. Isso é feito a partir de uma palavra-chave bem trabalhada.

Deixe o título mais interessante

O título do seu texto será a porta de entrada para a sua empresa e te ajudará a ter um bom on page SEO.

Use palavras como “melhor”, “completo”, “tutorial”, “guia”, para chamar a atenção das pessoas para o seu conteúdo.

 

Conceitos de SEO off page

Enquanto o SEO on page é desenvolvido dentro do próprio site, o off page SEO volta as suas ações para o ambiente externo. Uma boa estratégia nesse sentido faz com que os buscadores identifiquem o que os outros domínios pensam a seu respeito, e isso ajuda a melhorar o seu ranqueamento.

Esse resultado se dá porque os motores de busca online entendem que o seu e-commerce tem relevância e boa presença na internet. Para alcançar tal “status”, é necessário que outros sites e blogs referenciem links do seu domínio. Quanto mais os seus links forem compartilhados, maior será a sua autoridade.

O algoritmo do Google leva em consideração diversos aspectos para ranquear os endereços online em sua plataforma de busca. Entre os itens mais relevantes para o buscador, estão as menções e links naturais usados em outros domínios. Portanto, cada compartilhamento é um ponto extra em sua estratégia.

Esses links vindos de outros sites são chamados de backlinks. E por mais que seja interessante ser lembrado por outros domínios, é importante destacar que a variedade de portais aumenta a sua pontuação nos buscadores. Ser compartilhado em dois endereços é bom, mas, se isso acontecer em cinco, é melhor ainda.

Apesar de sua importância para a construção de uma reputação online, o off page SEO ainda é pouco explorado por empresas e especialistas em marketing. A maior parte do trabalho de SEO é destinada para o on page, mas o ideal é construir um trabalho que mescle essas duas estratégias.

Como fazer o off page SEO na prática?

Agora que você já sabe os conceitos do off page SEO, chega o momento de você descobrir como colocá-lo em prática.

Use estratégias de SEO on page básicas

O SEO on page é um pilar para o off page SEO e, por conta disso, é muito importante trabalhá-lo para obter um bom resultado do off.

Se você não otimizar as suas páginas, você provavelmente não será citado como referência em outros sites. Caso aconteça, o tráfego que os backlinks geram pode acabar sendo perdido, já que os visitantes se sentirão frustrados.

Então, comece investindo seu tempo em estratégias de otimização pelas suas próprias páginas. Organize as categorias do seu site, use URLs amigáveis, escreva conteúdos de fácil entendimento e otimize os seus títulos e subtítulos.

Depois de fazer isso, você já pode começar a olhar para o externo da sua empresa.

Produza conteúdos que merecem ser compartilhados

Para o off page SEO, os bons conteúdos representam a chance de receber links naturais, sem que você precise buscar por eles.

Uma boa forma de fazer com que isso aconteça, é pensar nos seus conteúdos como ativos linkáveis, ou seja, artigos que merecem ser compartilhados em outros sites.

Busque bons parceiros para o link building

Para que suas estratégias de conteúdos valham a pena, você precisa contar com parceiros que possuam um público interessado no seu produto ou serviço.

A partir disso, o Google consegue perceber a relevância do seu conteúdo e também do seu backlink para as pessoas que são o alvo do seu negócio.

Conte com o trabalho de SEO integrado

Agora que você já sabe o que é o SEO on page e off page, você pode ter ideia de todos os benefícios que eles podem te trazer.

É muito comum que algumas empresas invistam apenas no on page, imaginando que ele traz mais resultados do que o off.

Acontece que essa estratégia não é a melhor, pois ambas as ferramentas são capazes de trazer bons resultados para o seu negócio, trabalhando juntas.

Então, se você deseja conseguir resultados incríveis para a sua empresa, a melhor forma de obtê-los é apostando no on page e também no off page.

A partir disso, você conseguirá ter todas as vantagens que cada um deles possui, criando uma ótima combinação.

Enquanto um trabalha nos conceitos online, o outro permite que a sua empresa chegue a mais pessoas a partir dos métodos offline.

 

Conseguir que outros sites divulguem e compartilhem os seus links exige um trabalho minucioso de relacionamento com esses domínios, assim como boas ações para conquistar a atenção do mercado.

Gostou deste artigo sobre o que são SEO on page e SEO off page e como podem ser importantes para o seu e-commerce? Então, baixe agora o infográfico do guia rápido de SEO e veja como aprimorar suas estratégias.

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