Varejo de moda online: Entenda o comportamento do setor

Varejo de moda online

O varejo de moda online é um dos setores que têm ajudado a alavancar o crescimento do comércio eletrônico no Brasil. 

O bom resultado do setor mostra que está ficando no passado a resistência dos consumidores em adquirir esse tipo de produto via internet. 

Compreensível, uma vez que hoje as lojas virtuais oferecem uma série de recursos para que o comprador consiga conhecer melhor o produto que pretende adquirir. 

Os esforços para melhorar a experiência de compra nessa área têm dado resultado. Os dados da 43ª. Edição do Webshoppers indicam que Moda e Acessórios registrou uma alta de 22% no volume de pedidos e de 15% em faturamento (comparando 2021 e 2020). 

E temos boas razões para acreditar que essa área deve repetir o bom desempenho em 2021, apesar das dificuldades ainda enfrentadas pelo país.

Se você atua nessa área ou está pensando em fazer isso, veja as informações que separamos para ajudá-lo! 

Por que investir no varejo de moda online?

O setor de moda começou 2021 com resultados acima da média do mercado.

O relatório de março da Conversion traz dados bem interessantes sobre a evolução do setor:

– O segmento cresceu 10,00% em relação a fevereiro;

– Comparando com 2020, o crescimento chegou a 63,18%;

– 34 dos 36 sites analisados apresentaram aumento em março/21 com relação ao mesmo período do ano anterior, e em 18 sites esse aumento foi acima de 50%. 

Se você tem uma loja física de moda e pretende expandir suas vendas (e faturamento), preste atenção nessa informação: a jornada de compras do consumidor torna-se cada dia mais complexa. Ou seja, as pessoas estão pesquisando mais antes de fazer a compra. 

Estudos nessa área mostram que o brasileiro visita, em média, 8 canais diferentes para fazer as suas compras. Sabe o que isso significa para quem tem um negócio? Que investir numa plataforma de e-commerce omnichannel pode ser a saída mais rápida para alavancar o crescimento da marca. 

Pense nisso: o seu consumidor, além da loja, pode adquirir seus produtos no website, no mobile, num marketplace ou nas redes sociais. É importante considerar, também, a importância em termos de imagem. 

O consumidor valoriza cada vez mais a tecnologia, então, oferecer um ambiente virtual melhora a percepção que ele tem sobre a marca.

Como aproveitar as vantagens do mobile commerce?

Analisando o comportamento atual dos consumidores, há outra vantagem em ter uma loja virtual: a possibilidade de aproveitar melhor as vantagens do mobile commerce

Os números nessa área são crescentes, então, é importante que a loja consiga atender o cliente nesse canal. 

Segundo o Relatório da Conversion, em março de 2021 as vendas via dispositivos móveis representaram 76% de todos os pedidos do e-commerce de moda no Brasil. Mostrando a força do canal, no segmento de calçados o índice foi ainda maior: 78%. 

É importante lembrar também que hoje é impossível ignorar as vantagens das vendas via WhatsApp e outros mensageiros. Nesse processo de mudança do mercado, chama a atenção o uso cada vez mais intenso de ferramentas como os apps de mensagens.

Os serviços de mensageria já vinham assumindo um papel importante nas estratégias de vendas das empresas, mas ganharam um novo impulso, até em virtude do desenvolvimento de ferramentas específicas para essas atividades, como o ZapCommerce.

Sob a perspectiva do varejo de moda, isso implica em conferir mais importância às nuances do novo comportamento do consumidor:

* os relacionamentos sociais têm grande importância, o que exige, por exemplo, atenção com os reviews.

* cada dia mais bem informado, os clientes já chegam na loja sabendo o que querem. O que muda para o vendedor? Ele precisa assumir o papel de consultor de forma efetiva e não apenas no discurso.

* a necessidade de reconhecimento é outro fator importante e passa pela qualidade no atendimento.

* a busca de conveniência é um fator decisivo para esse “novo” consumidor. Para as lojas, isso significa que precisam ser mais ágeis no atendimento das demandas do cliente, muito mais impaciente do que no passado.

* a demanda por experiências diferenciadas é um atributo que se destaca nas operações de sucesso e tem a ver com essa necessidade de as marcas oferecerem uma demanda fluida e sem atrito.

Como escolher a melhor plataforma para a área de moda?

Para escolher uma boa plataforma de e-commerce para o setor de moda, é importante avaliar as facilidades oferecidas para o usuário final. 

Esse tipo de compra costuma ser mais crítica, uma vez que é preciso minimizar as dúvidas do consumidor. Ele precisa ter condições de avaliar, no caso de roupas, o caimento da peça e como pode combiná-la com outros itens. 

Daí a importância, por exemplo, das imagens. Selecionamos algumas soluções da JET NEO para você ter ideia do que procurar:

Gestão de Look

Essa funcionalidade apresenta resultados práticos ao lojista, que pode agrupar os produtos em coleções, looks e marcas. Com isso, o usuário melhora a sua experiência de navegação, o que resulta em aumento do ticket médio da compra.

Vitrine Interativa

O cliente pode efetuar a compra na vitrine, escolhendo atributos como cor, tamanho e modelo. A vitrine interativa é mais um facilitador de compra para reduzir o número de cliques até a conversão.

Grade de Produtos

Por meio dessa solução o lojista tem mais flexibilidade para administrar o e-commerce. O destaque é a possibilidade de fazer uma série de combinações entre todas as características do produto (cor, tamanho, gênero e tipo).

Personalização do Produto

A plataforma permite que os produtos possam ser personalizados. Isso torna as mercadorias mais atraentes e favorecem o aumento do ticket. 

Como você viu, não faltam opções no ambiente virtual para melhorar a experiência de compra para os clientes de moda. 

Por isso, para quem já atua com uma loja física, a expansão via e-commerce é o caminho mais seguro. 

Além de ampliar as possibilidades de contato com a marca, há outro fator a ser considerado no varejo de moda online: as vantagens em termos de divulgação, aproveitando os recursos do marketing digital. 

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