Vendas pela internet: 5 dicas para garantir uma boa experiência para os usuários

vendas pela internet

Nada é mais importante hoje do que a experiência do usuário. A frase pode soar um tanto alarmista, mas apenas para quem não entende o que está por trás desse conceito quando se fala em vendas pela internet.

Primeiro, é preciso observar a necessidade de as operações atuarem como foco no cliente. Parece simples, mas nem sempre é fácil fazer esse tipo de direcionamento. Ele implica em conhecer profundamente o comportamento do público da marca.

Segundo, é a partir das experiências proporcionadas aos usuários que os negócios online podem se diferenciar, fugir da comoditização.

Considerando que o ambiente no e-commerce é cada vez mais competitivo, em razão até o forte crescimento registrado nos últimos anos, as lojas não podem depender apenas dos atributos funcionais para se destacar.

Confira as dicas de vendas pela internet que selecionamos para este artigo. Elas vão ajudar você a se tornar um especialista em experiência do usuário!

1- Invista no layout da sua plataforma

Assegurar um ambiente adequado para as compras via internet é uma premissa básica para o setor de e-commerce. Isso tem relação com a usabilidade da plataforma de vendas pela internet, mas também com a sua identidade visual.

Fique atento: é importante ter um sistema que possa ser customizado. Essa é a garantia de que você poderá preservar no ambiente digital as características que valorizam a sua marca.

A omnicanalidade é uma questão central para o sucesso do e-commerce. Os diferentes canais de contato com o público precisam estar devidamente integrados, em todos os sentidos. Ou seja, desde o design até a parte da gestão.

As vendas pela internet precisam acontecer em qualquer dispositivo e, para o cliente, o que importa é que ele tenha a melhor experiência.

Para a loja, é fundamental ter flexibilidade total no design para que consiga reforçar os pilares do seu branding. Num mercado tão disputado como o de e-commerce, não se pode ignorar nenhum dos aspectos decisivos para a diferenciação das operações.

2- Agilize o checkout

Design atraente e adequado à personalidade do negócio são requisitos essenciais, mas a resposta do público também depende de outro fator: comodidade na hora da compra.

Muitos negócios de vendas pela internet fracassam (ou ficam estagnados) porque não conseguem acompanhar a evolução do consumidor.

A familiaridade das pessoas com o ambiente digital tem tornado o consumidor mais exigente, por exemplo, em relação ao tempo gasto para fechar uma compra. O cliente não tem muito paciência e nem disposição para operações complicadas.

Daí a necessidade de se trabalhar com o chamado checkout inteligente. Esse é o tipo de solução que pode fazer a diferença para a experiência do usuário.

Como exemplo do que pode ser oferecido, vamos usar as funcionalidades do JET Checkout:

– Preenchimento em etapas. O consumidor realiza a compra em apenas 3 passos, sem complicações.

– Auxílio visual. Para dirimir dúvidas na hora do pagamento, o preenchimento dos dados do cartão de crédito é feito com auxílio visual.

– Resumo do pedido. O usuário tem acesso ao resumo do pedido durante toda a jornada de compra.

– Identificação simplificada. Por meio da identificação automática e do uso do social login, a recompra é facilitada.

3- Valorize o atendimento

Empresas de sucesso na área de e-commerce já descobriram que as vendas pela internet não precisam ser “robotizada”, no sentido pejorativo.

Em outras palavras, o sistema é todo automatizado, mas é importante que a loja valorize a interação com o seu público.

Os índices de satisfação do consumidor sobem, por exemplo, quando ele não tem dificuldades para solucionar suas eventuais dúvidas. Por isso, é fundamental fornecer o máximo de informações possível sobre os produtos e os serviços de pagamento e frete.

A falta de atendimento a essas questões é uma das causas que levam ao abandono de carrinhos. A pessoa chega à loja, escolhe os produtos, mas não finaliza a compra porque fica em dúvida em relação à entrega, por exemplo.

Manter canais ativos de atendimento (como chatbots) pode ajudar bastante nessa hora. Não se esqueça, também, da importância das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.

Quem escolhe o canal de contato é o público, de acordo com a sua conveniência. Nesse sentido, quem entende a importância da experiência do usuário precisa atuar bem em todas essas frentes.

4- Personalize sua comunicação

Experiência do usuário tem relação com a divulgação da loja? Todas as iniciativas da operação devem ser orientadas para responder às demandas do cliente.

Pensando mais uma vez no perfil atual dos clientes, a personalização é um aspecto importante. As pessoas querem ser tratadas de forma customizada e não massificada.

A melhor forma de fazer isso é recorrer às soluções oferecidas pelas plataformas de e-commerce focadas em conversão. Estamos nos referindo, por exemplo, à possibilidade de usar de forma inteligente os diversos relatórios que são gerados.

Mapear o comportamento do consumidor é o caminho mais fácil para preparar abordagens que atendam aos seus interesses.

É a partir daí que a loja consegue realizar promoções específicas para cada grupo de consumidor, criar cupons de desconto individuais ou por demanda e organizar suas campanhas de e-mail marketing.

5- Aproxime-se do cliente

Como vimos até aqui, ter sucesso na era da experiência do usuário depende muito da disposição dos gestores em valorizar a proximidade com o seu público.

A tecnologia tem favorecido bastante o varejo online, na medida em que a cada dia temos mais soluções para aprimorar relacionamento com o cliente. Contudo, tal estratégia só funciona para quem mantém o foco no consumidor, nas suas necessidades.

No discurso é fácil defender isso, mas nem sempre as empresas conseguem fazer com que esse propósito esteja presente no dia a dia do e-commerce.

A melhor maneira de garantir essa entrega é questionar o tempo todo: a experiência do usuário tem sido valorizada em todos os nossos processos? O que pode ser feito para tornar as vendas pela internet mais amigáveis? Há alguma forma de surpreender positivamente o público?

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